terça-feira, 19 de outubro de 2021

Novos Diáconos conduzem primeira Bênção do Santíssimo Sacramento



Os Neo Diáconos Permanentes Júlio César e Josinaldo dos Santos participaram das celebrações para conduzir a primeira Bênção do Santíssimo Sacramento. No dia 15 de outubro o Diácono Cesar participou da abertura da festa da Mãe Rainha, padroeira do Bairro Planalto, onde fez a primeira Bênção, e o Diácono Naldo fez a primeira pregação após a ordenação. No dia 16 de outubro foi a vez do Diácono Naldo conduzir a primeira Bênção do Santíssimo Sacramento na capela de São Sebastião, com a primeira pregação do Diácono César. 










 

Paróquia de Nova Cruz ganha dois diáconos permanentes


A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, ganhou dois Diáconos Permanentes, Júlio César Amaral de Souza e Josinaldo Valdevino dos Santos. A celebração, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, aconteceu na Catedral Metropolitana, dia 14 de outubro de 2021. Todos se prepararam para receber o Sacramento da ordem, na Escola Diaconal Santo Estevão, que celebra 25 anos de história, em 2021.


Foram ordenados: Francisco Bezerra Nelo, Geraldo Pacheco, Jonas Argemiro de Oliveira, José Alexandro Campos, Josinaldo Valdevino (Nova Cruz), Jovanes Inácio de Melo, Júlio César Amaral (Nova Cruz), Paulo Tomás Filho, Rogério França e Toni Jorge do Nascimento. A partir de agora, a Arquidiocese de Natal conta com 113 diáconos permanentes.

O Diácono Permanente foi restabelecido pelo Concílio Vaticano II. Inicialmente foi regulamentado pelo Papa Paulo VI, em 1967 no Motu Próprio Sacrum Diaconatus Ordinem. Em 31 de março do mesmo ano, foram promulgados pela Congregação para o Clero as Normas Fundamentais para a Formação dos Diáconos Permanentes e O Diretório do Ministério e da Vida dos Diáconos Permanentes.

Quais as funções do diácono?

Diaconia quer dizer serviço, então o diácono é ordenado para servir. Faz parte do ministério do Cristo Servo, que veio para servir e não para ser servido. A Lumem Gentium diz que servem o povo de Deus na Diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade (LG 29). Na Liturgia Eucarística, o diácono tem funções próprias: servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. Deve, ainda, incentivar a participação correta e efetiva da assembleia na Divina Liturgia.











 

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Arquidiocese de Natal ganha mais dez diáconos permanentes



A Arquidiocese de Natal ganhou dez novos Diáconos Permanentes, na quinta-feira, dia 14 de outubro. A celebração, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, aconteceu na Catedral Metropolitana. Todos se prepararam para receber o Sacramento da ordem, na Escola Diaconal Santo Estevão, que celebra 25 anos de história, em 2021.

foram ordenados: Francisco Bezerra Nelo, Geraldo Pacheco, Jonas Argemiro de Oliveira, José Alexandro Campos, Josinaldo Valdevino (Nova Cruz), Jovanes Inácio de Melo, Júlio César Amaral (Nova Cruz), Paulo Tomás Filho, Rogério França e Toni Jorge do Nascimento. A partir de agora, a Arquidiocese de Natal conta com 113 diáconos permanentes.