sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

4º Dia de Festa da Imaculada Conceição

A festa da Imaculada Conceição, padroeira de Nova Cruz não para, e nesta sexta-feira foi realizada momentos memoraveis de penitencia, adoração e destaque para programação noturna, com a resitação do terço com a participação dos noiteiros da noite: CDL, comerciantes e comerciários, Serrote, Arisco, Lagoa Limpa do Fernando e Santa Luzia– ECC, Pastoral do Matrimônio e Pastoral do Batismo. A missa, que nesta sexta-feira seria com a presença do Pe. Cidney Firmino de Ceara-Mirim, mas que por motivos maiores de saúde não pôde celebrar, ficou com a participação do Pe. Edilson Nobre pároco de Nova Cruz. A missa contou tambem com a animação do vigario Pe. Janilson e a presença de grande número de fieis. Logo após a missa a festa continuou com a quermese. Barracas com comidas, pescaria, churrasco e atrações musicais estão fazendo animação todas as noites de festa.

Mais fotos clique: Galeria de Fotos

Fotos e texto: Robervânio Heverton

Arquidiocese de Natal prepara CF 2012

Padre Luiz Carlos, assessor da CNBB
Foto: www.a12.com

A Arquidiocese de Natal promoverá uma formação sobre a Campanha da Fraternidade 2012, dia 15 próximo, das 8 às 12 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Cidade Alta - Natal. O encontro é destinado aos padres, diáconos, articuladores paroquiais e coordenadores arquidiocesanos das Pastorais da Saúde, da Criança, da Pessoa Idosa, da Sobriedade e HIV/Aids. A atividade será dirigida pelo Padre Luiz Carlos Dias, assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, para a Campanha da Fraternidade.

Em 2012, a CF terá como tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e como lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”, uma citação do Livro do Eclesiástico.

No próximo ano, a Campanha tem o objetivo de promover uma ampla discussão sobre a realidade da saúde do Brasil.


Fonte: Jornal A Ordem online

Potiguar é eleita para Conselho de Pastoral

Marlúzia Pessoa, coordenadora estadual da Pastoral da Criança
Foto: Cacilda Medeiros
A coordenadora da Pastoral da Criança, no Rio Grande do Norte, Marlúzia Pessoa, foi eleita membro do Conselho Nacional da Pastoral. A eleição aconteceu durante a Assembleia Nacional da Pastoral da Criança, realizada de 21 a 25 de novembro, em Curitiba (PR). O Conselho é composto por quatro membros, tendo como presidente o Arcebispo de João Pessoa (PB), Dom Aldo Pagotto, e tem a missão de deliberar as principais decisões da Pastoral da Criança.

Durante a Assembleia, Marlúzia também foi eleita para acompanhar os missionários da Pastoral da Criança, espalhados pelo Brasil. Duas viagens já estão marcadas: em fevereiro, ela irá conhecer o trabalho realizado pelos missionários, no estado do Amazonas, e, em julho, no estado do Maranhão.

Os participantes da Assembleia ainda reconduziram a Irmã Vera Altoé para coordenar a Pastoral, nacional-mente, por mais quatro anos.


Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pe. Marcelo presidiu missa da festa

A missa do 3º dia da Festa da padroeira 2011 foi presidida pelo Pe. Marcelo Cezarino, da Paróquia de Emaús – Parnamirim, e concelebrada pelo Janilson Macedo, de Nova Cruz, com participação do Diácono José Jeová e do pré-Diácono, Jairo.

A festa deste ano está bastante participativa e com algumas novidades, tais como: os padres Edilson Nobre e Janilson Macedo estão fazendo a animação das celebrações litúrgica. E como está previsto na programação, todas as noites estão acontecendo à quermesse em frente à igreja matriz. Nesta quinta-feira, 1º de dezembro teve a participação de Isabel voz e violão.




Mais fotos clique: Galeria de fotos

Arquidiocese de Natal ganhará mais cinco padres

Dom Matias ordenará os cinco sacerdotes, dia 12
Foto: José Bezerra


O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, ordenará cinco sacerdotes, dia 12 próximo, às 17 horas, na Catedral Metropolitana. Os diáconos a serem ordenados são: Marcelo de Araújo Cunha, Marcos Roberto Nascimento de Sousa e Shirleno Shárlisson de Oliveira, todos da Arquidiocese, e mais dois da Congregação dos Filhos de Santana: Antônio Almeida de Oliveira e José Charles da Silva.

Os néo-sacerdotes presidirão a primeira missa nos seguintes locais e datas: Pe. Antônio, dia 13, às 19h, na Capela de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Guarapes, em Natal; Pe. José Charles, dia 14, às 19h, na Igreja Matriz de Vera Cruz; Pe. Shirleno, dia 15, às 19h, na Igreja de São João Batista, em Montanhas; Pe. Marcos Roberto, dia 16, às 19h30, na Igreja Matriz de São João Batista, Lagoa Seca, Natal; e Pe. Marcelo Araújo, dia 19, às 19 horas, na Igreja Matriz de São Tomé.

Fonte: Arquidiocese de Natal

CNBB divulga nota sobre o Código Florestal


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, uma Nota sobre o Código Florestal na qual expressa sua preocupação pela possível aprovação do projeto com a falta de algumas “correções necessárias”.

“O projeto, ao manter ocupações em áreas ilegalmente desmatadas (Artigos 68 e 69) e permitir a recuperação de apenas metade do mínimo necessário para proteger os rios e a biodiversidade (Artigos 61 e 62), condena regiões inteiras do país a conviver com rios agonizantes, nascentes sepultadas e espécies em extinção”, destaca a CNBB em um trecho da Nota.

Ainda no texto, a Conferência sublinha que o projeto “não representa equilíbrio entre conservação e produção, mas uma clara opção por um modelo de desenvolvimento que desrespeita limites da ação humana”.

Leia, abaixo, a Nota na íntegra: NOTA

Fonte: CNBB

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Fique por dentro da programação:


01/12 – Quinta-feira

5h – Caminhada penitencial

11h – Adoração e bênção do Santíssimo

18h45min – Recitação do terço – Crianças e adolescentes

19h30min – Missa

Pres: Pe. Marcelo Cesarino – Emaús – Parnamirim

Noiteiros: Órgãos governamentais, Sítio Macacos, Lagoa Limpa, Lajedo do Paivae Nova Descoberta – Pastoral da Juventude e Crismados

Movimento Jesus Misericordioso

Padre Cláudio Luiz presidiu missa na Festa da Padroeira




O segundo dia da festa da padroeira Imaculada Conceição contou com a participação dos fiéis paroquianos que se fizeram presentes na recitação do terço que teve início às 18h 45min e na missa presidida pelo padre Cláudio Luiz de Carvalho, de Pedro Velho.

Durante a homilia, o presidente da celebração nos direcionou para que pudéssemos fortalecer verdadeiramente a nossa fé em Nossa Senhora, e que nos desprendêssemos da fé fantasiosa e buscássemos algo realmente verdadeiro, interior. Pela manhã, às 5 horas, aconteceu a caminhada penitencial e às 11h a adoração.

Na missa também aconteceu o momento de Vestição, onde 14 jovens foram instituídos coroinhas e a partir de então também passaram a ser servidores de Deus e da igreja.

Após a santa missa, teve início a programação cultural em frente a igreja Matriz, que contou com a participação da orquestra de flauta e violino da Casa de Cultura Popular. Assista o vídeo:

Confira todas as fotos: GALERIA DE FOTOS

Fotos: Washington Baraúnas

Texto: Larissa Amaral

terça-feira, 29 de novembro de 2011

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA FEIRA, 30

E PARTICIPE COM SUA FAMILIA!

30/11 – Quarta-feira

18h45min – Recitação do terço –Juventude

19h30min – Missa

Pres: Pe. Cláudio Luiz de Carvalho – Pedro Velho

Noiteiros: Educação e universitários, Lagoa da Mata, Lagoa Verde, Sítio Catolé e SantaMaria Goretti – Coroinhas, Catequese, Infância Missionária.

PROGRAMAÇÃO SOCIO CULTURA TERÁ COMO ATRAÇÃO:

Orquestra de Flauta e Violino (Casa da Cultura).


FESTA DA IMACULADA - Paróquia inicia festa de sua Padroeira



Uma grande multidão de fiéis de todas as Comunidades da Paróquia participaram da abertura das festividades em homenagem à sua Padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A caimnhada saiu da Igreja de São Sebastião com centenas de pessoas percorrendo as principais ruas da cidade em direção à Matriz. Simultaneamente uma grande carreata saiu da Comunidade de Conceição, conduzindo a Imagem da Imaculada Conceição que peregrinou pelas comunidades durante este mês.

A Missa de Abertura foi presidida pelo Padre Aerton Sales - Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, e concelebrada pelos Padres Edilson Nobre - Pároco e Janilson Macêdo - vigário Paroquial, e o diácono José Jeová.

Logo após a Missa houve o hasteamento da bandeira com a Secretária de Saúde do Município Any Cunha Lima - que representou o Prefeito da cidade, Padre Edilson Nobre e Major Linhares -comandante do 8o BPM. Também houve a abertura da quermesse com funcionamento de barracas e show com a banda da Renovação Carismática Católica de Nova Cruz.



Confira outras fotos: GALERIA DE FOTOS

FESTA DA IMACULADA COMEÇA NESTA TERÇA FEIRA 29 DE NOVEMBRO. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE HOJE.

Começa hoje a programação das festividades em homenagem a Padroeira de nossa Paróquia, Nossa Senhora da Imaculada Conceição.As festividades vão até o dia 08 de Dezembro, dia da Padroeira.

A programação de hoje começa às 16 horas na Comunidade de Conceição, com uma Celebração de Envio da Imagem da Imaculada Conceição, que está em peregrinação por toda a paróquia desde o ultimo dia 08 de Novembro.

As 17 horas, se iniciam dois grandes momentos da programação de hoje, ao mesmo tempo: A carreata com a Imagem da Imaculada saindo da Comunidade de Conceição e uma grande Caminhada saindo da Igreja de São Sebastião, ambas com destino à Igreja Matriz.

CAMINHADA COMEÇA AS 17 HORAS SAINDO DA IGREJA S. SEBASTIÃO

A CARREATA SAI DE CONCEIÇÃO AS 17 HORAS PARA A MATRIZÀs 18 horas, com a chegada da Caminhada e da Carreata simultaneamente na Matriz, será iniciada a Missa de Abertura da Festa da Imaculada, que hoje será presidida pelo Padre Aerton Sales, Vigário Geral da Arquidiocese de Natal (FOTO ABAIXO)

Os “noiteiros” de hoje serão: RCC, Motoqueiros e Motoristas, Missão Atos, e comunidades de Conceição, Maranhão e Curralinho.
Também haverá o tradicional hasteamento das bandeiras da Arquidiocese, do Município e da Paróquia no Pavilhão Central em frente à Matriz.

Logo após à Missa de Abertura será iniciada a programação Sócio Cultural, com Quermesse e funcionamento de barraca, coordenadas pelas Pastorais, Serviços e Movimentos da Paróquia, que será animado com um grande show com a Banda da Renovação Carismática Católica de Nova Cruz.
As tradicionais "barraquinhas"

PASCOM de Nova Cruz e imprensa em geral estarão fazendo toda a cobertura do evento.

Participe você e sua família desta grande festa da nossa Paróquia de Nova Cruz.

Apoios: Prefeitura de Nova Cruz, Comercio Local e 8º BPM e Imprensa em geral.

PREPARATIVOS PARA A GRANDE FESTA DA IMACULADA ESTÃO SENDO CONCLUÍDOS

EQUIPE HOJE MONTANDO O PALCO PARA A FESTA DA PADROEIRA

Estão sendo concluídos os preparativos para a realização da Festa da Imaculada Conceição de Nova Cruz que começa nesta terça feira, 29 de Novembro e se estenderá até o dia 08 de Dezembro, dia da Padroeira.

O Palco está sendo armado e toda a estrutura está sendo concluída onde funcionarão as Queremesses.

Carros de som, rádios locais e imprensa local – Jornais, blogs e sites, estão durante todo o dia de hoje conclamando a população para participar da Abertura das festividades e de toda a sua programação.

Todos os detalhes da festa serão noticiados pela imprensa local. A Pastoral da Comunicação será a coordenadora das informações como também estará noticiando a todos pelo blog: pascomnovacruzrn.blogspot.com e pelo site www.paroquiadenovacruz.com , com fotos e notícias a todo instante desde hoje, 29 até o encerramento dia 08 de Dezembro.

PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM DA IMACULADA TERMINA HOJE.

Será concluída nesta terça feira, 29 de Novembro, a programação da Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição – a imagem original da paróquia.

A Imagem percorreu todas as comunidades da Paróquia durante um mês. Na ultima segunda feira, 28, ela foi conduzida até a comunidade de Conceição.

Hoje haverá celebração às 16 horas na comunidade de Conceição. Em seguida a Imagem será levada em grande carreata em direção à Igreja Matriz.

A Imagem da Imaculada Conceição será recebida por milhares de fiéis na Igreja Matriz na Abertura das festividades em homenagem à Padroeira.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pascom da Arquidiocese de Natal já tem plano de ação para 2012


A Pascom da Arquidiocese de Natal já tem um plano de ação para 2012. Foi elaborado neste fim de semana. Na ocasião participaram do encontro os coordenadores diocesanos da Cacilda Medeiros, José Bezerra e Pe. Edilson Nobre, além da visita do arcebispo dom Matias Patricio, que veio conhecer os coordenadores paroquiais da pascom, e do Pe. Sávio, falou sobre a programação do Boté fé, que será realizado na diocese de Natal, em fevereiro de 2012. Os coodenadores paroquiais e articuladores zonais da pascom elabararam o plano de ação para ser executado em 2012.

No sábado, 26, os participantes fizeram uma avaliação das ações realizadas em 2011, planejaram as atividades para 2012 e participaram de momento de confraternização ao estilo anos 60. No domingo, 27, foi apresentado o plano e aprovado, seguido de missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre.



Pe. Sávio falou do Bote fé


Veja as fotos do encontro: PASCOM

Jovens foram crismado em Nova Cruz


A Paróquia de Nova Cruz realizou na última sexta-feira, 25, a celebração da Crisma. Foram crismado mais de 280 jovens das comunidades e bairro da cidade. A celebração foi presidida pelo arcebispo Dom Matias Patricio, concelebrada pelos padres Edilson Nobre e Janilson Macedo, de Nova Cruz, e Pe. José Adelson, de Santo Antonio. Este momento já faz parte da programação de preparação da festa da padroeira que começa nesta terça-feira, 29.



Veja mais fotos: CRISMA 2011