Centro Dom Matias - CDM




Centro Dom Matias Patrício de Macedo - Inaugurado em 14-04-2021


Hool de entrada do CDM


Recepção




Escada de acesso para auditório


Auditório




Área do jardim do CDM



Estacionamento

Igreja de Santa Maria Goretti


Refeitório do CDM





Área de lazer e Gruta Nossa Senhora de Lourdes






Fotos noturna do CDM


ACESSE AQUI PARA LOCALIZAÇÃO


Centro Dom Matias - CDM

A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, reinaugurou o Centro Pastoral e homenageou o arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. O então Padre Matias passou quase 22 anos como pároco de Nova Cruz, até ser eleito bispo. Neste dia 14, Dom Matias também celebra 85 anos de vida.

A missa em ação de graças pelo novo Centro Pastoral Dom Matias Patrício de Macedo foi celebrada com transmissão pela TV WEB Imaculada Conceição e rádio 103 FM, no dia 14 de abril. Na ocasião foi feito o descerramento da placa, Dom Matias participou virtualmente da homenagem.

Devido o momento da pandemia a participação foi restrita aos representantes das pastorais, movimentos e serviços da paróquia, e com a presença de autoridades da cidade, como prefeito, Flavio Cesar; Gelson Vitor, presidente da Câmara, as irmãs religiosas Filhas do  Amor Divino e Franciscana de Nossa Senhora do Bom Conselho, além dos padres Aerton Sales, pároco, Dênison Ricardo, vigário paroquial.

O Centro foi totalmente restaurado, com salas mais amplas, auditório forrado em PVC, salas para reuniões pastorais e dormitórios. Também foram restauradas a casa das Irmãs Filhas do Amor Divino e a capela de Santa Maria Goretti. O espaço ainda ganhou um estacionamento.

Histórico

Em dezembro de 1951, quando foi lançada a pedra fundamental da capela de Santa Maria Goretti, já existia o Clube Agrícola Santa Maria Goretti, atividade social da Paróquia de Nova Cruz, no paroquiato do Mons. Pedro Moura. Com a decisão de construir um hospital paroquial, em 1955, foram edificados seus alicerces.  Em 1958, houve a decisão de transferir o hospital para o Bairro do Alto de São Sebastião, passando este espaço para o Instituto Cura d’Ars, tornando-se, depois, o Artesanato Amélia Marinho e, por fim Centro Pastoral do Catolé, no paroquiato do Pe. Matias Patrício de Macêdo. Em 1978, foi instalada a residência das Irmãs do Amor Divino para administrar o Centro Pastoral e auxiliar nas atividades pastorais da Paróquia.

Atualmente o Centro Pastoral continua com a sua missão social, abrigando a Pastoral do Menor e as atividades formativas e evangelizadoras do bairro de Santa Maria Goretti e de toda a Paróquia.

 

ARQUIDIOCESE DE NATAL

PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOVA CRUZ – RN

CENTRO PASTORAL DOM MATIAS PATRÍCIO DE MACÊDO

 

“TODOS TENHAM VIDA”

 

Nesta data de 14 de abril do ano 2021,

Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo emérito de Natal,

celebra seus 85 anos, e a Paróquia da Imaculada Conceição

de Nova Cruz presta-lhe esta homenagem

escolhendo seu nome para este Centro Pastoral.

 

Em dezembro de 1951, quando foi lançada a pedra fundamental da Capela de Santa Maria Goretti, já existia o Clube Agrícola Santa Maria Goretti, atividade social da Paróquia de Nova Cruz no paroquiato do Mons. Pedro Moura.

Com a decisão de construir um hospital paroquial em 1955

aqui foram edificados seus alicerces.

Em 1958, houve a decisão de transferir o hospital para o Bairro do Alto de São Sebastião, passando este espaço para o Instituto Cura d’Ars,

tornando-se depois o Artesanato Amélia Marinho e por fim Centro Pastoral do Catolé,

 no paroquiato do Pe. Matias Patrício de Macêdo.

Em 1978 foi instalada a Residência das Irmãs do Amor Divino

para administrar o Centro Pastoral e auxiliar nas atividades pastorais da Paróquia.

Hoje o Centro Pastoral continua fiel à sua missão social

abrigando a Pastoral do Menor e as atividades formativas e evangelizadoras

do Bairro de Santa Maria Goretti e de toda a Paróquia.

 

Deus seja louvado por todos que colaboraram e colaboram com esta obra que foi restaurada, adaptada às necessidades especiais dos nossos dias, conforme projeto do Arquiteto Nelson Fagundes Araújo e execução do Mestre de obras Elias Gomes

e passa a denominar-se:

CENTRO PASTORAL DOM MATIAS PATRÍCIO DE MACÊDO

 

PAPA FRANCISCO

Sumo Pontífice

 DOM JAIME VIEIRA ROCHA

Arcebispo Metropolitano

 PE. AERTON SALES DA CUNHA

Pároco

 PE DÊNISON RICARDO DA COSTA

Vigário Paroquial

 IR. MARIA JOSÉ DE SOUZA - FDC

Superiora da Comunidade Religiosa Mãe Admirável

 Nova Cruz – RN, 14 de abril de 2021.



Nenhum comentário:

Postar um comentário