quarta-feira, 2 de março de 2016

Caravana Socioambiental visita obras na Paraíba e no Ceará

Barragem Engenheiro Ávidos (Fotos: Cacilda Medeiros)

Nesta terça-feira, primeiro de março, segundo dia da Caravana socioambiental de visita às obras de Integração do São Francisco – Eixo Norte, a programação iniciou com uma ida à Barragem Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB). O reservatório foi construído em 1936 e será um dos que receberá águas do Rio São Francisco. Dele, seguirá água para a Barragem Oiticica, em Jucurutu (RN).  Segundo o secretário geral de infraestrutura hídrica do Ministério da Integração, Osvaldo Garcia, a Barragem Engenheiro Ávidos é um dos 24 reservatórios que passarão por revitalização para receber as águas do Velho Chico. “Aqui, devem chegar cerca de 6 mil metros cúbicos por segundo, no final de linha. Uma parte ficará para uso do estado da Paraíba e o restante será para uso do estado do Rio Grande do Norte”, explicou o secretário. Ainda de acordo com Osvaldo, as obras em Ávidos serão concluídas até o final deste ano e a previsão para a chegada da água do São Francisco é até o final do primeiro semestre de 2017.


Vila Produtiva Cacaré

No final da manhã, o grupo foi seguiu viagem, percorrendo vários quilômetros, enfrentando poeira e estrada de barro, até chegar à Vila Produtiva Cacaré, no município de São José de Piranhas (PB). Trata-se de uma vila composta por 120 casas, que serão habitadas por famílias que residem na faixa de obra de implantação do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Cada família receberá cerca de cinco hectares de terra, sendo um destinado à irrigação.




Fonte: Arquidiocese de Natal

Caravana Socioambiental inicia viagem rumo ao São Francisco



Momento de acolhida, na Barragem Armando Ribeiro, em Itajá (Fotos Cacilda Medeiros)

Eram 7 horas da manhã desta segunda-feira, 29, bispos, padres, religiosos, leigos e representantes de organismos do governo federal já se concentravam ao lado da parede da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Itajá (RN). Era o início da viagem da ‘Caravana Socioambiental em visita às obras de integração das bacias do Rio São Francisco.

A acolhida foi feita pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Logo no início, ele lembrou o significado bíblico da água, destacando que essa palavra (água) aparece 93 vezes na Sagrada Escritura, sendo 60 vezes no Antigo Testamento e 33 no Novo. Nas palavras de acolhida, Dom Jaime se inspirou em um discurso proferido pelo Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, conhecido como o ‘Profeta das Águas, por ocasião da inauguração do Canal de Pataxó, 29 de março de 1996.

Ainda, na Barragem Armando Ribeiro, houve uma celebração, dirigida pela Diocese de Mossoró. Após a celebração, a Caravana seguiu viagem.

Visita a Oiticica
 

Visita da Caravana às obras da Barragem Oiticica


Após percorrer cerca de 100 quilômetros, o grupo, coordenado pelo Arcebispo de Natal, chegou a Barragem Oiticica, no município de Jucurutu. O reservatório ainda está com 35% das obras concluídas. A parada foi na Comunidade Barra de Santana, que ficará coberta pelas águas, quando a barragem estiver pronta. Lá, a Caravana, reunida na capela,  foi acolhida pelo bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz. “Desde que cheguei a Caicó, tenho acompanhado a construção da barragem e a luta dessa comunidade. Tenho sempre a sensação de um perigo e de uma oportunidade. O desejo das pessoas pela construção dessa barragem começou há uns 50 anos. O perigo é: e se agora for apenas mais um momento nessa história? A oportunidade está na esperança de que, se concluída, é a garantia de água para o Seridó”, disse Dom Antônio.

Depois, o grupo ouviu a jovem Érika Nayara, representando a comunidade.  Segundo ela, o sentimento das famílias que residem na Barra de Santana, hoje, é de angústia e de preocupação. “Vivemos angustiados, diante de tantas promessas feitas pelo governo federal e estadual, e não são cumpridas. É angustiante porque, hoje, temos nossas casas, mas, e amanhã, quando a barragem estiver pronta e encher, onde vamos morar? Há o Alto do Paiol, com a promessa de que construirão nossas casas lá, mas até agora nada foi feito”, desabafou a jovem.

No final da conversa, em Barra de Santana, o secretário geral de infraestrutura hídrica do Ministério da Integração, Osvaldo Garcia, informou que, pelo menos, o processo de licitação para a construção do cemitério da nova Barra de Santana já está andamento, junto ao governo estadual. Ele também ressaltou que, de primeiro de janeiro deste ano para cá, já foram liberados 18 milhões de reais para as obras de Oiticica. “Desse total, seis milhões são para indenização”, ressaltou o secretário.

Chegada a Paraíba


Depois de visita a Barragem Oiticica, o grupo seguiu para Caicó e, de lá, rumou para o Estado da Paraíba. O encerramento do primeiro dia de atividades da Caravana Socioambiental aconteceu na Catedral da Diocese Cajazeiras, com missa presidida pelo Bispo Diocesano de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz, e concelebrada pelos demais bispos e padres presentes na comitiva. A homilia foi proferida pelo Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana. Em sua fala, ele destacou o programa de cisternas, que permitiu que famílias pobres pudessem armazenar água. “A Igreja está em luta junto ao povo, em busca de soluções para esta problemática da água. Sabemos que a saída para vencer esta situação é a união entre todos”, frisou.

Ao final do primeiro dia, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fez uma avaliação positiva dos trabalhos. “Saímos cedinho de Natal, com destino à Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá. Depois, visitamos as obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, que já está 35% concluída. Também tivemos a oportunidade de um momento de convívio com as famílias da Comunidade de Barra de Santana, que neste momento está sendo afetada pela construção das obras da Barragem, principalmente do ponto de vista jurídico e patrimonial, uma vez que a comunidade será inundada com a conclusão das obras da Oiticica. A urgência, neste momento, é para que estas pessoas sejam respeitadas”, alertou. Cerca de quatro mil pessoas residem no local e uma das principais queixas é a construção de um cemitério, que ainda não foi concretizada e, por essa razão, as famílias têm que levar os falecidos para outras cidades.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Juventude Shekinah completa 2 anos de atuação



Os jovens da Juventude Shekinah na Paróquia de Nova Cruz participaram de missa em ação de graças pelo 2º aniversário de criação do grupo. A missa aconteceu domingo 28/02 na Igreja de São Sebastião, presidida, pelo Pe. Antônio Roberto, vigário paroquial. O grupo foi fundado em 22 de fevereiro de 2014 e já realizaram diversas atividades envolvendo os jovens da cidade e zona rural. Entre as atividades o destaque é para Missão Jovem realizado em várias comunidades e show denominado Cristoteca.






Paróquia de Nova Cruz define ações para 2016


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta realizou no domingo, 28/02, a Assembleia Pastoral com os coordenadores das Pastorais, Movimentos e Serviços, representantes e animadores das comunidades rurais e capelas, para definir as metas e ações para serem realizadas durante este ano. Os padres Francisco de Assis e Antônio Roberto, pároco e vigário paroquial, participaram da assembleia junto com as irmã Filhas do Amor Divino.

A assembleia teve assessoria do Diácono permanente Francisco Adilson, que apresentou o plano arquidiocesano de Pastoral de 2016 a 2019, com metas e ações, e plano operacional de 2016. O diácono elencou as urgências definidas pela Arquidiocese de Natal para implantar nas paróquias. O diácono ainda auxiliou na divisão das comunidades e bairros da paróquia no novo processo do setorização, ficando a paróquia dividida em 5 setores.

Para 2016 a prioridade da paróquia definiu a implantação e ativação dos setores onde em cada setor terá uma equipe composta por três pessoas para direcionar as atividades a serem realizadas e uma pessoa para compor o conselho pastoral.

Entre as atividades previstas para o plano paroquial estão a participação da paróquia nas atividades previstas no plano arquidiocesano, as atividades das pastorais, movimentos e serviços, e também o empenho a atuação com as causas sociais da cidade. Entre as atividades foi definido a criação até o mês de maio de uma comissão para articulação junto as universidades existente na cidade e Instituto Federal afim de fazer um mapeamento e levantamento da situação e realidade hídrica e sanitária de Nova Cruz, afim de fazer um trabalho voltado para conservação do rio curimataú e a realização de um seminário regional envolvendo a sociedade civil e os governantes para debater essa questão afim de buscar soluções para a conservação do meio ambiente, baseado na Campanha da Fraternidade 2016.




 Diácono Adilson


 Os padres Assis e Roberto