quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Planalto vivencia mês da Bíblia





A comunidade Planalto da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz vivencia o mês da Bíblia com caminhada pelas ruas do bairro e reflexões sobre diversas leituras bíblicas. A iniciativa aconteceu durante todo o mês de setembro,  mês dedicado a Bíblia e do Dízimo na Igreja Católica. As caminhadas foram realizadas em diversas ruas com paradas nas residências de famílias católicas onde era realizado a reflexão, terminando na capela Mãe Peregrina onde as pessoas participaram do momento final da programação.

Festa da Padroeira

No mês de outubro a comunidade Planalto realizará a 6ª festa da padroeira, Mãe Rainha, no período de 15 a 18. Antes das festividades acontecerá visitas as famílias convidando-os para participarem da festa. Caminhadas penitenciais, celebrações e quermesses fazem parte da programação da festa.


















terça-feira, 29 de setembro de 2015

Missão Jovem em 1ª Lagoa

Grupos de jovens da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizaram neste ultimo domingo, dia 27, mais uma Missão Jovem, visitas de evangelização e oração nas casas das famílias da comunidade. Após as visitas houve celebração com a ministra da comunhão Lucia, com os jovens e a comunidade. Os grupos que participaram das visitas foram o Juventude Shekinah de Nova Cruz, e o JUSC que faz parte da própria comunidade de 1ª Lagoa.









Fotos: Diogo Oliveira

"Comunicação e Misericórdia" é tema do Dia das Comunicações 2016


Cidade do Vaticano (RV) – “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo.” Este é o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2016, divulgado esta terça-feira.

O Dia, que chega à sua 50ª edição, será celebrado no domingo dia 8 de maio, Solenidade da Ascensão dos Senhor.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial promovida desde o Concílio Vaticano II,  após o decreto conciliar sobre os meios de comunicação, Inter Mirifica, de 1963.

A data foi celebrada pela primeira vez no domingo de 7 de maio de 1967. A Mensagem do Papa para a ocasião é tradicionalmente publicada na festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos comunicadores (24 de janeiro).  

(BF)

Vaticano divulga mensagem para o Dia Mundial do Enfermo 2016



Papa Francisco diz que a doença coloca em crise a existência humana e precisa de atenção da sociedade

“Cada hospital ou casa de cura pode ser sinal visível e lugar para promover a cultura do encontro e da paz”, escreveu o papa Francisco em mensagem para o 24º Dia Mundial do Enfermo 2016. O texto divulgado pelo Vaticano, na segunda-feira, 30, traz reflexão sobre os cuidados e acolhida aos doentes.

Francisco afirma que “a doença, sobretudo se grave, põe sempre em crise a existência humana e suscita interrogativos que nos atingem em profundidade”.

A celebração ocorrerá no dia 11 de fevereiro do próximo ano, com o objetivo de recordar as pessoas que enfrentam algum tipo de enfermidade e necessitam da atenção da sociedade. Instituído pelo papa João Paulo II em 1992, o Dia Mundial do Doente marca a festividade de Nossa Senhora de Lourdes. 

Leia, na íntegra, o texto: CLICK AQUI

Arcebispo de Natal participa de audiência sobre transposição do rio São Francisco

Solenidade aconteceu nesta segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa e contou com a participação do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi

Nesta segunda-feira, 28, autoridades e representantes de entidades sociais que lutam para superar os efeitos da seca, se reuniram na Assembleia Legislativa, em Natal, para uma audiência pública “RN pela Transposição”, que tratou acerca da transposição do rio São Francisco, que beneficiará a população que é assolada pela crise hídrica no Nordeste, e que neste evento, focou a situação do Rio Grande do Norte. O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha participou do evento, representando a Igreja Católica do RN, que nos últimos tempos, tem reunido esforços para encontrar medidas de convivência com o semiárido e que pediu, em seu discurso, empenho da população no que diz respeito à manutenção do projeto de transposição, abraçando esta causa.

Em seu discurso, Dom Jaime disse que é necessário o empenho de todos nesta iniciativa da transposição do rio São Francisco (Foto: Luiza Gualberto)


“É preciso um envolvimento de todos. Que as pessoas se apropriem desta obra, para que tenham zelo por este bem, que é tão necessário. Precisamos de uma participação popular nesta iniciativa da transposição. A Igreja tem esse papel de co-responsabilidade nesta mobilização. Nossa ação de graças por esta obra que está se concluindo e que vai beneficiar a tantos, sobretudo aqueles que sobrevivem da agricultura familiar”, frisou Dom Jaime.

Quando discursou para os presentes na audiência, o ministro Gilberto Occhi garantiu que as obras de transposição do rio São Francisco terão celeridade no Rio Grande do Norte. De acordo com o ministro, a presidente Dilma Rousseff (PT) dará prioridade à construção do canal de seis quilômetros, que abreviará em dois anos a chegada das águas do rio São Francisco, a partir do município de São José de Piranhas, na Paraíba. A reivindicação foi feita pelos deputados estaduais e pelo governador Robinson Faria (PSD).


“Há uma decisão da presidenta de sermos ágeis e encontrar a melhor solução. Ela deu essa garantia e estamos estudando como aditar de forma juridicamente segura esta parte da obra, que não estava prevista no projeto original. Estamos vendo a parte jurídica do contrato com a construtora Queiroz Galvão, que é a responsável por este trecho e se propõe a fazer a obra”, afirmou o ministro.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Arcebispo Dom Jaime visita CEDUC e Hospital Dr. Luiz Antônio

Visita ao Hospital Dr. Luiz Antônio

 Neste final de semana (25 a 27 de setembro), o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, faz visita pastoral ao 4º Zonal. A programação teve início na noite dessa sexta-feira, 25, na Igreja Matriz de São José de Anchieta, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Na ocasião, após ser acolhido pelos fiéis, Dom Jaime se reuniu com padres e diáconos das paróquias que compõem o Zonal.

Na manhã deste sábado, ele, acompanhado de padres e diáconos das paróquias do Zonal, visitou o CEDUC, no bairro de Nazaré. Trata-se de uma unidade de atendimento da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN), e que acolhe adolescentes infratores, em regime de semi-liberdade.

Após,  Dom Jaime foi à residência do Diácono Josimar Macedo, que se encontra enfermo. E, às 11h30, foi conhecer as instalações e visitar pacientes do Hospital Dr. Luiz Antônio, da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, situado no bairro das Quintas, especialista em problemas oncológicos. Cada pessoa visitada recebeu uma mensagem de fé, do Arcebispo.

Momento de oração, no encerramento da visita ao CEDUC (Fotos: Cacilda Medeiros)

Fonte: Arquidiocese de Natal

Lagoa d'Anta festeja padroeira Santa Terezinha


Os fiéis da cidade Lagoa d’Anta, pertencente a Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, celebram a festa da padroeira, Santa Terezinha, no período de 22 setembro a primeiro de outubro. Na programação religiosa acontece, diariamente, caminhada penitencial, às 5h; terço mariano, às 18h30 e Santa Missa, às 19h, seguida de programação sócio-cultural. 

O encerramento da festa acontecerá dia primeiro de outubro com procissão com a imagem da padroeira pelas principais ruas da cidade, às 16h, seguida de missa presidida arcebispo emérito, Dom Matias, e concelebrada pelo pároco Pe. Francisco de Assis. Lagoa d’Anta.

Programação

29/09/2015 (terça-feira)
05h: Caminhada Penitencial
18h e 30min: Terço Mariano
19h: Missa – celebrante – Pe. Marcelo Cezarino Cruz (Lagoa Seca – Natal)
·         Equipe Responsável: Catequese
·         Comunidade Convidada: Lagoa Limpa do Fernando
·         Animação: Grupo de Música Lagoa Limpa do Fernando
·         Responsáveis pela quermesse: Ministros da Sagrada Comunhão

30/09/2015 (quarta-feira) 
05h: Caminhada Penitencial
18h e 30min: Terço Mariano
19h: Missa – celebrante – Pe. Iranildo Augusto de Assis (Passa e Fica)
·         Equipe Responsável: Liturgia e Coroinhas
·         Comunidades Convidadas: Capim Açú
·         Animação: Grupo de música da Barra do Geraldo
·         Responsáveis pela quermesse: Pastoral da Juventude (PJ).

01/10/2015 (quinta-feira) 
DIA DA FESTA DA PADROEIRA SANTA TEREZINHA
05h: Caminhada Penitencial
16h: Procissão
17h: Concelabração Eucarística de encerramento da Festa
Presidente: Dom Matias Patrício de Macêdo (Arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal)
Concelebrante: Pe. Francisco de Assis Inácio (Paróco)
·         Equipe Responsável: Todas as pastorais
·         Animação: Grupos de Música de Lagoa d’Anta Santa Terezinha do Menino Jesus e Coração Sagrado



Fotos da festa: cedidas