terça-feira, 29 de setembro de 2015

Arcebispo de Natal participa de audiência sobre transposição do rio São Francisco

Solenidade aconteceu nesta segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa e contou com a participação do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi

Nesta segunda-feira, 28, autoridades e representantes de entidades sociais que lutam para superar os efeitos da seca, se reuniram na Assembleia Legislativa, em Natal, para uma audiência pública “RN pela Transposição”, que tratou acerca da transposição do rio São Francisco, que beneficiará a população que é assolada pela crise hídrica no Nordeste, e que neste evento, focou a situação do Rio Grande do Norte. O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha participou do evento, representando a Igreja Católica do RN, que nos últimos tempos, tem reunido esforços para encontrar medidas de convivência com o semiárido e que pediu, em seu discurso, empenho da população no que diz respeito à manutenção do projeto de transposição, abraçando esta causa.

Em seu discurso, Dom Jaime disse que é necessário o empenho de todos nesta iniciativa da transposição do rio São Francisco (Foto: Luiza Gualberto)


“É preciso um envolvimento de todos. Que as pessoas se apropriem desta obra, para que tenham zelo por este bem, que é tão necessário. Precisamos de uma participação popular nesta iniciativa da transposição. A Igreja tem esse papel de co-responsabilidade nesta mobilização. Nossa ação de graças por esta obra que está se concluindo e que vai beneficiar a tantos, sobretudo aqueles que sobrevivem da agricultura familiar”, frisou Dom Jaime.

Quando discursou para os presentes na audiência, o ministro Gilberto Occhi garantiu que as obras de transposição do rio São Francisco terão celeridade no Rio Grande do Norte. De acordo com o ministro, a presidente Dilma Rousseff (PT) dará prioridade à construção do canal de seis quilômetros, que abreviará em dois anos a chegada das águas do rio São Francisco, a partir do município de São José de Piranhas, na Paraíba. A reivindicação foi feita pelos deputados estaduais e pelo governador Robinson Faria (PSD).


“Há uma decisão da presidenta de sermos ágeis e encontrar a melhor solução. Ela deu essa garantia e estamos estudando como aditar de forma juridicamente segura esta parte da obra, que não estava prevista no projeto original. Estamos vendo a parte jurídica do contrato com a construtora Queiroz Galvão, que é a responsável por este trecho e se propõe a fazer a obra”, afirmou o ministro.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário