quinta-feira, 9 de maio de 2019

Comunidade Lagoa da Cruz realizará primeira festa de Santa Rita


A primeira festa da padroeira da Comunidade Lagoa da Cruz, Santa Rita de Cássia, na Paróquia da Imaculada Conceição, será realizada de 22 a 25 de maio. Na abertura, dia 22, acontecerá procissão, a qual sairá da Capela Nossa Senhora de Fátima, na comunidade Barbaço, às 18h30, para Lagoa da Cruz, onde haverá Missa. Durante o período festivo acontecerão caminhadas penitenciais, às 5h00; Coroa de Santa Rita, às 12h00; recitação do Terço, às 18h00 e celebração da Palavra, às 19h00, seguida de quermesse. O encerramento da festa será dia 25, com Missa às 19h00. O festival de prêmios será dia 22 de junho.


Paróquia realizará Romaria para Santuário de Cunhaú



Conforme o Plano Pastoral para 2019, a Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, realizará Romaria para o Santuário de Cunhaú, em Canguaretama/RN, dia 19 de maio. A partir das 8h00, os transportes sairão da Praça de São Sebastião. Cada comunidade organizará o transporte. No Santuário acontecerá Missa às 10h00. A partir das 14h00, Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento.





Paróquia encerra Cerco de Jericó do Jubileu de Prata da RCC



A Paróquia da Imaculada Conceição encerrou o Cerco de Jericó em comemoração ao Jubileu de Prata da Renovação Carismática em Nova Cruz. Com Missa na Igreja de São Sebastião teve inicio a programação do 25 anos da RCC, quarta-feira, 08 de maio, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz, onde aconteceu a Missa Solene, presidida pelo Pe. Aerton Sales, concelebrada pelo Pe. Luciano Inácio. O Cerco de Jericó começou dia 02 de maio com programação nas capelas da cidade de Nova Cruz, com Missa, adoração e procissão com Santíssimo Sacramento entre os bairros da cidade.

O Grupo de Oração Renascer da Renovação Carismática Católica foi fundada em 8 de maio de 1994, por iniciativa de Dalva Pereira Limeira, quando trouxe a experiência para Nova Cruz quando morava em Recife. Na época Pe. Bianor Francisco Junior era o pároco da  Paróquia da Imaculada Conceição. 













Comunidade Catolé festeja Nossa Senhora de Fátima



A comunidade Catolé realizará festa em homenagem da padroeira Nossa Senhora de Fátima, no período de 10 a 13 de maio. A festa inicia sexta-feira, 10, com hasteamento da Bandeira, seguida de Missa, às 19h00. Nos dias 11 e 12, haverá celebração da Palavra, às 19h00. O encerramento da festa acontecerá dia 13, dia de Nossa Senhora de Fátima, com Missa, às 19h00.


quarta-feira, 8 de maio de 2019

57ª Assembleia Geral da CNBB elege novo presidente


O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi eleito na tarde da segunda-feira, 6 de maio, como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presidente foi escolhido pelos episcopado brasileiro que participa, em Aparecida (SP), da 57ª Assembleia Geral da CNBB no terceiro escrutínio, após receber a maioria absoluta de votos do total de 301 bispos votantes.

Como manda o Estatuto da CNBB, o até então presidente cardeal sergio da Rocha perguntou a dom Walmor se aceita ser presidente. “Aceito com humildade, aceito com temor e aceito à luz da fe”, foram as primeiras  palavras que ele dirigiu à plenária da 57ª. Só à luz da fé, segundo dom Walmor, será possível recuperar a força da colegialidade da Igreja no Brasil a partir de uma escuta muito profunda dos irmãos e do povo de Deus. Ele pediu a Deus que não lhe falte sabedoria para assumir este serviço.

Nascido em 26 de abril de 1954, dom Walmor é natural de Côcos (BA). É o primeiro baiano a estar à frente da CNBB. O novo presidente da Conferência é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália).

Em sua trajetória de formação, cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (1972-1973), em Juiz de Fora (MG), e na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (1974-1975), em São João Del-Rei (MG). De 1974 a 1977, cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora. Em 9 de setembro de 1977 foi ordenado sacerdote, incardinando-se na arquidiocese de Juiz de Fora.

Ministério sacerdotal – Foi pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica (1986-1995) e da paróquia do Bom Pastor (1996-1998); coordenador da Região Pastoral Nossa Senhora de Lourdes (1988-1989); coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional (1978-1984) e reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (1989-1997). No campo acadêmico, lecionou nas disciplinas Ciências Bíblicas, Teologia e Lógica II; coordenou os cursos de Filosofia e Teologia. Em Belo Horizonte, foi professor da PUC-Minas (1986-1990). Também lecionou no mestrado em Teologia da PUC-Rio (1992, 1994 e 1995).

Bispos emitem “Mensagem da CNBB ao povo brasileiro”


O episcopado brasileiro, reunido em sua 57ª Assembleia Geral, de 1º a 10 de maio, em Aparecida (SP), emitiu hoje a “Mensagem da CNBB ao povo brasileiro”. No documento, os bispos alertam que a opção por um liberalismo exacerbado e perverso, que desidrata o Estado quase ao ponto de eliminá-lo, ignorando as políticas sociais de vital importância para a maioria da população, favorece o aumento das desigualdades e a concentração de renda em níveis intoleráveis, tornando os ricos mais ricos à custa dos pobres cada vez mais pobres.

O documento chama a atenção para os graves problemas vividos pela população do país, como o crescente desemprego, “outra chaga social, ao ultrapassar o patamar de 13 milhões de brasileiros, somados aos 28 milhões de subutilizados, segundo dados do IBGE, mostra que as medidas tomadas para combatê-lo, até agora, foram ineficazes. Além disto, é necessário preservar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”.

A violência, conforme aponta a mensagem, atinge níveis insuportáveis. “Aos nossos ouvidos de pastores chega o choro das mães que enterram seus filhos jovens assassinados, das famílias que perdem seus entes queridos e de todas as vítimas de um sistema que instrumentaliza e desumaniza as pessoas, dominadas pela indiferença. O feminicídio, o submundo das prisões e a criminalização daqueles que defendem os direitos humanos reclamam vigorosas ações em favor da vida e da dignidade humana”, diz o texto.

Segundo o documento, “o verdadeiro discípulo de Jesus terá sempre no amor, no diálogo e na reconciliação a via eficaz para responder à violência e à falta de segurança, inspirado no mandamento “Não matarás” e não em projetos que flexibilizem a posse e o porte de armas”.

Sobre as necessárias reformas política, tributária e da previdência, os bispos afirmam, na mensagem, que elas só se legitimam se feitas em vista do bem comum e com participação popular de forma a atender, em primeiro lugar, os pobres. “O Brasil que queremos emergirá do comprometimento de todos os brasileiros com os valores que têm o Evangelho como fonte da vida, da justiça e do amor”, afirma o texto.

Confira a Mensagem AQUI
Fonte: Arquidiocese de Natal

Arcebispo de Natal assume Comissão Regional de Comunicação

Dom Delson e Dom Jaime

O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, é o novo bispo referencial para a Comissão de Comunicação, do Regional Nordeste 2. A escolha foi feita pelos bispos do Regional, na última segunda-feira, 6, por ocasião da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida (SP). Dom Jaime sucede ao arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pereira da Cruz, que ficou à frente da Comissão nos últimos 11 anos.

Em mensagem enviada aos coordenadores da Pastoral da Comunicação, das dioceses do Regional, após a votação, Dom Jaime disse que fará o que estiver ao alcance dele em prol da Pascom, a serviço da evangelização e missão da Igreja. “Com a humildade do aluno que retorna à sala de aulas depois de um tempo, desatualizado, mas com motivação para aprender, eis-me aqui! Aberto e atento para as exigências da realidade, com o valor e a experiência de todos e todas, vamos adiante para comunicar os sinais e a vida do Reino de Deus e sua Igreja para seus filhos e filhas. A Virgem Mãe Aparecida interceda e nos acompanhe em nossas Igrejas”, escreveu. O Regional Nordeste 2 é composto por 21 Arquidiocese e Dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 7 de maio de 2019

Paróquia celebra Jubileu de Prata da RCC em Nova Cruz


Encerrando a programação do Cerco de Jericó em comemoração ao Jubileu de Prata da fundação da Renovação Carismática Católica em Nova Cruz, no dia 8 de maio, serão celebradas sete missas, na Igreja de São Sebastião,  seguida de procissão para Igreja Matriz, onde haverá  homenagens pelos  25 anos da RCC. Foram sete dias de orações, louvores, missas e procissões com o Santíssimo Sacramento, percorrendo várias capelas da cidade. 


DIA 08  - QUARTA-FEIRA – JUBILEU DA RCC

00h – Missa dos servos da RCC

03h  -  Missa da Misericórdia

05h – Alvorada festiva e Missa dos trabalhadores

09h – Missa das crianças e adolescentes

12h – Missa da família

15h – Missa dos idosos

18h – MISSA DO ENCERRAMENTO DO CERCO DE JERICÓ

19h – Procissão do Santíssimo para a Matriz. Paradas para Bênçãos durante o percurso

E na chegada na Matriz, MISSA DO JUBILEU DA RCC em homenagem aos 25 anos da Renovação Carismática Católica




segunda-feira, 6 de maio de 2019

Retiro da Pastoral da Acolhida


Cerca de 80 membros da Pastoral da Acolhida das diversas comunidade da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, participaram do retiro, domingo, 05 de maio,  na Fazenda Nogueira, no sitio Trigueiro. O pregador do retiro foi Josinaldo dos Santos, aluno da escola diaconal. 





Feijoada do ECC




A Paróquia da Imaculada Conceição realizou feijoada e festival de prêmios em prol do Encontro de Casais com Cristo - ECC, domingo, 05 de maio, no Centro Pastoral do Catolé, com música ao vivo. Um momento em família e agradável de confraternização entre os casais, familiares e amigos.  







Retiro da Pastoral do Dízimo


A Irmã Auriane Chaves, da Congregação Filhas do Amor Divino, foi a pregadora do retiro para Pastoral do Dízimo da Paróquia da Imaculada Conceição, realizado no último domingo, 05 de maio, no Salão do ECC. Agentes do dízimo das diversas comunidades participaram do retiro. 






Nova Cruz vivencia Jubileu de Prata da Renovação Carismática



A Paróquia da Imaculada Conceição vivencia o Cerco de Jericó em comemoração ao Jubileu de Prata da fundação da Renovação Carismática Católica em Nova Cruz. A atividade teve inicio no dia 2 e prossegue até dia 8 de maio, com celebração eucarística, nas igrejas da cidade, seguida de procissão pelas ruas, entre os bairros e Bênção do Santíssimo Sacramento.  

São sete dias de orações, louvores, missas e procissões com o Santíssimo Sacramento, percorrendo várias capelas da cidade. No dia 8, serão celebradas sete missas, na Igreja de São Sebastião,  seguida de procissão para Igreja Matriz, onde haverá  homenagens pelos  25 anos da RCC, encerrando a programação.



CERCO DE JERICÓ E JUBILEU DE PRATA DA RCC EM NOVA CRUZ 
DE 02 A 08 DE MAIO DE 2019

DIA 06  - SEGUNDA-FEIRA 
18h – Terço Mariano
18:30h – Louvor com Ministério Renascer
19h – Missa na Capela da Mãe Rainha – Planalto
20:30h – Procis
são do Santíssimo para a Santa Maria Goretti. Paradas para Bênçãos:
21:30h – Bênção do Santíssimo na a Santa Maria Goretti. (segue oração do Cerco com escala da comunidade e RCC)


DIA 07  - TERÇA-FEIRA
18h – Terço Mariano
18:30h – Louvor com Ministério Renascer
19h – Missa na Capela Santa Maria Goretti 
20:30h – Procissão do Santíssimo para a Capela de São Sebastião. Paradas para Bênçãos: 
21:30h – Bênção do Santíssimo em São Sebastião (segue oração do Cerco com escala da comunidade e RCC)


DIA 08  - QUARTA-FEIRA – JUBILEU DA RCC
00h – Missa dos servos da RCC
03h  -  Missa da Misericórdia
05h – Alvorada festiva e Missa dos trabalhadores
09h – Missa das crianças e adolescentes
12h – Missa da família
15h – Missa dos idosos
18h – Terço Mariano
18:30h – Louvor com Ministério Renascer
19h – Missa do Jubileu na Igreja de São Sebastião
20:30h – Procissão do Santíssimo para a Matriz. Paradas para Bênçãos:
21:30h – Bênção do Santíssimo na Matriz, encerramento do Cerco e homenagem aos 25 anos da RCC em Nova Cruz