sábado, 22 de outubro de 2011

Concurso do logo da JMJ 2013


Se escolhida, a arte será conhecida no mundo todo como o símbolo oficial da próxima JMJ. A proposta é do concurso promovido pelo Comitê Organizador da JMJ 2013 e termina daqui a dez dias, em 31 de outubro.

De acordo com a equipe organizadora, pessoas de todo país e do exterior estão enviando suas sugestões para o logo e não é preciso ser um profissional da área para encaminhar sua ideia. "O único pré-requisito é: uma boa ideia na cabeça e o desejo de participar", destaca a nota explicativa da campanha.

Como inspiração, os participantes terão o lema da JMJ Rio2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,9), que deverá nortear os trabalhos. A logo deverá também ser representativa do Rio de Janeiro, ser um desenho original e inédito; incluir as siglas JMJ2013; refletir a identidade cristã do evento; deve conter uma cruz ou referência clara e inequívoca ao símbolo; não poderão ser utilizadas fotos na composição da logomarca proposta.

Os candidatos devem ter idade mínina de 18 anos. Menores de idade serão admitidos no concurso, desde que expressamente autorizados por seu(s) representantes(s) legais, sem prejuízo da cláusula alusiva à cessão de direitos autorais.

Mais informações click aqui

Divulgação: CNBB

Pároquia de Nova Cruz realizará encontro para dizimista


"Dízimo, Compromisso missionário", esse é o tema do encontro paroquial para todos os dizimista da Paróquia de Nova Cruz. O encontro será realizado dia 30, no auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 7h30, com missa. O objetivo é reunir todos os dizimistas para um momento de reflexão e oração. A assessoria do encontro será do Pe. João Maria, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Parque das Dunas, Natal.

Na ocasião, no dia 30, não haverá missa pela manhã, na Igreja Matriz. O pároco de Nova Cruz, Pe. Edilson Nobre, convida todos os dimistas para participarem desse encontro de fortalecimento na fé e compromisso com a Igreja.

Canonização do bispo fundador dos missionários xaverianos


Três beatos da Igreja são canonizados neste domingo, 23 de outubro, Dia Mundial das Missões, no Vaticano. O rito de canonização é celebrado pelo papa Bento XVI que canoniza Luiz Guanella, sacerdote, fundador da Congregação dos Servos da Caridade e do Instituto das Filhas de Santa Maria da Providência; Bonifacia Rodrigues de Castro, fundadora da Congregação das Servas de São José e, também, dom Guido Maria Conforti, arcebispo de Parma, fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Exteriores.

O bispo dom Guido Maria Conforti foi o primeiro presidente da Pontifícia União Missionária. Trata-se de uma das quatro obras das Pontifícias Obras Missionárias (POM) cuja finalidade específica é o incremento do trabalho missionário e a difusão das Missões, não com a assistência, mas mediante o compromisso direto daqueles que, como os Apóstolos, receberam este mandado: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).

padre_savio_siteDe acordo com o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi, sacerdote xaveriano, italiano, em missão no Brasil desde 1968, a canonização de dom Guido tem um significado singular. “Santificar uma pessoa como dom Guido Conforti significa que o papa quer dizer ao mundo: esse é o bispo como eu gostaria que fossem todos os outros”, afirmou o religioso.

Questionado sobre a afirmação acima, padre Sávio explicou os motivos que levam dom Guido a ser um exemplo de cristão e bispo missionário para a Igreja no mundo. “Estamos num momento em que a Igreja está acordando para a dimensão missionária. Neste sentido, dom Guiado Maria Conforti é um modelo, bispo de uma diocese de 309 paróquias; ele fez cinco vezes a visita pastoral em todas essas paróquias, num tempo em que quase não havia carro, ele tinha que se deslocar a cavalo, a pé, na maior dificuldade. Ele que nunca foi um gigante na saúde”, destacou padre Sávio, que comentou outros feitos do novo santo missionário da Igreja.

padre_rasquietti_estevao“Este homem que assumiu a dimensão missionária, fundou um instituto missionário que nos primeiros anos exigiu muito dele, e com todo esse trabalho, quando o padre Paulo Manna, fundador da Pontifícia União Missionária foi procurá-lo para conseguir apoio, foi bem acolhido por dom Guido que foi uma espécie de procurador, promotor da Pontifícia União Missionária junto à Santa Sé. Pensava o padre Paulo Manna: ‘a Santa Sé irá ouvir muito mais um bispo do que um padre’. E foi justamente isso que aconteceu: significou muito porque depois dom Guido foi presidente da União Missionária durante dez anos. A vida dele se tornou completa. Empenhado em animar missionariamente a Itália através da União Missionária”, sublinhou padre Sávio, filho da Congregação dos Xaverianos, que completou 50 anos de sacerdócio no último dia 15 de outubro.

Completou as colocações do padre Sávio o diretor executivo do Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília, o também missionário xaveriano, padre Estêvão Raschietti. “Dom Guido Maria Conforti é a testemunha de um bispo que não pensou só em sua diocese, mas, ao mesmo tempo em que se comprometia com a missão na sua diocese, pensava longe, na China, concretamente através de um planejamento pastoral para sua diocese e fundando uma congregação para a missão além-fronteiras, ou seja, a integração entre as duas coisas deu um potencial e impulso missionário de verdade à vida de dom Guido, exemplo missionário para a Igreja e para o episcopado no mundo”, frisou padre Estêvão.

Fonte: Radio Vaticano

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Palavras de Salvação: Liturgia Diária


Sexta-Feira, 21 de Outubro de 2011
29ª Semana Comum


Primeira leitura (Romanos 7,18-25a)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 18estou ciente de que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 21Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta.
22Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros.
24Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25aGraças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 118)


— Ensinai-me a fazer vossa vontade!
— Ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Dai-me bom senso, retidão e sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!
— Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade!
— Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes.
— Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!
— Eu jamais esquecerei vossos preceitos, por meio deles conser
vais a minha vida.
— Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! Porque sempre procurei vossa vontade.


Evangelho (Lucas 12,54-59)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Por que te confundes e te agitas diante dos problemas da vida? Deixe que eu cuide de todas as tuas coisas e tudo será melhor. Quando você se entregar a mim, tudo se resolverá com tranqüilidade segundo meus desígnios.

Dom Matias ordenará novos Diáconos


O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, presidirá missa de ordenação de 7 diáconos permanentes, dia 30 deste mês, às 17 horas, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz. Todos eles foram alunos do Núcleo de Santa Cruz da Escola Diaconal Santo Estêvão. Com eles, a Arquidiocese de Natal passa a contar com 68 Diáconos Permanentes.

Serão ordenados diáconos: Emanoel Araújo da Costa, de São José de Campestre; Francisco Nelson Gomes, de Monte das Gameleiras; Geraldo José de Paiva, de São Gonçalo do Amarante; João Aparecido Ribeiro de Lima, de Passa e Fica; José Jeová dos Santos Júnior, de Nova Cruz; José Rogério Sobrinho e Manoel Cícero Batista da Silva, ambos de Santa Cruz. Eles fizeram a preparação no Núcleo da Escola que funciona em Santa Cruz.

Nota Oficial do Vaticano

Kadafi morre e Santa Sé emite nota oficial sobre relação com Líbia

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi: ''a pequena comunidade católica continuará a oferecer o seu testemunho'', diz nota

A Sala de Imprensa da Santa Sé emitiu uma nota sobre as relações do país com a Líbia, logo após as notícias que confirmaram a morte do ex-ditador do país africano, Muhammar Kadafi, nesta quinta-feira, 20."[A morte] encerra uma longa e trágica fase da luta sanguinária para a queda de um regime duro e opressivo. Esse acontecimento dramático obriga mais uma vez à reflexão sobre o imenso preço do sofrimento humano que acompanha a afirmação e a queda de todo o sistema que não esteja fundado no respeito e na dignidade da pessoa, mas sobre a prevalente afirmação do poder", ressalta a nota.

A nota também revela o desejo de que os novos governantes iniciem o mais rápido possível a necessária obra de pacificação e reconstrução, com espírito de inclusão, na base da justiça e do direito, poupando o povo líbio de ulteriores violências devidas ao espírito de revanchismo ou vingança.

"De sua parte, a pequena comunidade católica continuará a oferecer o seu testemunho e o seu serviço desinteressado em particular no campo caritativo e sanitário, e a Santa Sé se comprometerá em favor do povo líbio com os instrumentos à sua disposição no campo das relações internacionais, no espírito da promoção da justiça e da paz", diz o texto.Também recorda-se que é prática constante da Santa Sé, ao estabelecer relações diplomáticas, reconhecer os Estados e não os Governos.

Da mesma forma, indica-se que houve a oportunidade de diversos contatos com as novas autoridades da Líbia. "Por ocasião desses diversos encontros, foi sublinhada, de ambas as partes, a importância das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a Líbia. A Santa Sé teve a oportunidade de renovar o seu apoio ao povo líbio e o seu sustento à transição. A Santa Sé desejou às novas autoridades pleno sucesso na reconstrução do país. De sua parte, os responsáveis pela nova Líbia comunicaram o apreço pelos apelos humanitários do Santo Padre e pelo compromissão da Igreja na Líbia, sobretudo através do serviço nos hospitais e em outros centros de assistência de 13 comunidades religiosas (6 em Tripolitania e 7 em Cirenaica)", conclui.

Fonte: Canção Nova

Campanha da Fraternidade de 2013


CNBB já trabalha no texto base da Campanha da Fraternidade de 2013

A Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade, juntamente com a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e o Setor Universidades, todos pertencentes à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e representantes de universidades católicas e convidados se reuniram no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), nos dias 18 e 19, para debater sobre o texto base da CF de 2013, que terá como tema "Fraternidade e Juventude".

Mais de 20 pessoas, vindas de todo o país, participaram desta primeira reunião, que teve como meta debater assuntos ligados à juventude e aprovar o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2013. Segundo o secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, uma das preocupações do encontro foi buscar compreender um pouco mais o mundo em que vive os jovens de hoje. “Abordamos, na reunião, panoramas da juventude, no contexto atual de mudanças profundas e procuramos perceber elementos do impacto das novas redes sociais entre os jovens. Nós nos preocupamos ainda com a exclusão digital de parcela da população jovem e tratamos, com muita preocupação, da violência que tem se tornado frequente e corriqueira entre a juventude”, disse. O Setor Universidades dando continuidade ao dialogo e a parceria que se estabeleceu entre as Universidades Católicas e a CF, estiveram presentes, na reunião, com representantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) PUC-Paraná, PUC-Goiás, PUC-São Paulo e Universidade Salesiana (Unisale) de São Paulo e a secretaria do Ensino Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). Foi destacada durante o encontro a palestra dada pela professora Maria Isabel da PUC-Rio. Ela fez uma pesquisa de tendência, ou seja, ela analisou as tendências do trabalho em um futuro.

“Não há duvidas de que passamos por uma verdadeira mudança de época. O periódico das redes sociais, da democratização dos conhecimentos. A revolução tecnológica e a cultura midiática, proporciona novas linguagens que trazem uma nova configuração. É uma nova época com nova linguagens e compreender não só os instrumentos, mas perspicácia para compreender o que provoca essa mídia no pensamento”, destacou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro.


Fonte: CNBB

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Parabéns Pe. Janilson

O Pe. Janilson Macêdo (foto), vigário paroquial de Nova Cruz , está de parabéns , nesta sexta-feira, 21, completando um ano de vida sacerdotal. Às 19h, na Igreja Matriz, acontecerá missa em ação de graças, na Igreja Matriz.

Foi ordenado diácono em 12 de dezembro de 2009. Fez estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Lajes. A ordenação presbiteral aconteceu em 21 de outubro de 2010 e, desde a ordenação, foi designado como vigário paroquial da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. Em 21 de novembro ele foi acolhido pela Paróquia de Nova Cruz onde auxilia o Pe. Edilson Nobre nas atvidades pastorais. A Paróquia convida todos os fiéis para junto com o Pe. Janilson render graças a Deus por esse momento em sua vida.

Padre Janilson Francisco de Macedo nasceu em Natal, no dia 5 de março de 1983, filho de José Macêdo e Severina Francisca do Carmo Macêdo. Ele conta que, desde pequeno, ia às missas, com os pais. "E a cada dia fui tomando gosto pelas coisas de Deus", diz. Quando ainda participava do grupo de coroinhs, na comunidade São Francisco, no bairro do Bom Pastor-Natal, o menino Janilson começou a despertar para a vocação sacerdotal. Ele ingressou no Seminário de São Pedro, em 23 de fevereiro de 2003.

Casamento forçado



Onu: mais de 100 milhões de meninas destinadas ao casamento forçado

Mais de 100 milhões de meninas poderão ser vítimas de casamentos forçados durante a próxima década. A informação consta em um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, apresentado na sede da ONU em Nova York na semana passada.


Entre as mulheres entrevistadas (com idade de 2

0 a 24 anos), um terço foi forçada a casar-se antes do 18 anos de idade. Essa prática, segundo o Unicef, traz como consequência a maternidade precoce. Os dados mostram que mais de 145 milhões de meninas dão à luz todos os anos, muitas delas sem a devida preparação física ou psicológica. Agravante ainda o fato de que meninas entre 10 e 14 anos são cinco vezes mais propensas a morrer durante a gravidez que outras 10 anos mais velhas.


A representante especial do Secretário-Geral sobre Violência contra Crianças, Marta Santos Pais, falou à Rádio ONU, sobre a questão:

“O que nós sabemos é que, ao casar e ao assumir responsabilidades no seio da família, não só ficam dependentes da autoridade do marido, mas também da família do marido. Muitas vezes, sem ter um direito à educação e poder contribuir, construtivamente, para o desenvolvimento da família e da sociedade. Mas, em segundo lugar, muitas vezes ao engravidar, vem a dar à luz com uma idade muito baixa e isto cria riscos gravíssimos no momento do nascimento da criança”, explicou.



O estudo mostra ainda que grande parte das vítimas de casamentos forçados é proveniente das camadas mais marginalizadas e vulneráveis da sociedade. As meninas ficam geralmente isoladas ao serem retiradas das suas famílias e escolas e separadas da interação com os seus pares.


Fonte: Rádio Vaticano

Palavras de Salvação: Liturgia Diária

Quinta-Feira, 20 de Outubro de 2011
29ª Semana Comum


Primeira leitura (Romanos 6,19-23)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 19uso uma linguagem humana, por causa da vossa limitação. Outrora, oferecestes vossos membros como escravos para servirem à impureza e à sempre crescente desordem moral.
Pois bem, agora, colocai vossos membros a serviço da justiça, em vista da vossa santificação. 20Quando éreis escravos do pecado, estáveis livres em relação à justiça.21Que frutos colhíeis, então, de ações das quais hoje vos envergonhais? Pois o fim daquelas ações era a morte.
22Agora, porém, libertados do pecado, e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até a vida eterna, que é a meta final. 23Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 1)


— É feliz quem a Deus se confia!
— É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.


Evangelho (Lucas 12,49-53)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!
51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Catedral faz vigília em memória de João Paulo II


A paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, realiza uma Vigília em honra do Beato João Paulo II, no próximo sábado, dia 22, data escolhida pela Igreja para reverenciar a memória do Papa.
A Vigília acontecerá das 18 às 21 horas.

Na ocasião, será feita a entronização de um quadro com a imagem de João Paulo II, na Capela do Santíssimo, que foi inaugurada por João Paulo II, quando esteve em Natal. Também, na ocasião, vai ser aberta uma exposição de objetos usados pelo Papa, na sua visita a Natal. A exposição vai permanecer aberta à visitação até o dia 31 deste mês.

Fonte: http://arquidiocesedenatal.org.br

Campus do IFRN Nova Cruz abre processo seletivo para ensino médio integrado




A pedido do diretor do campi IFRN de Nova Cruz, prof. Francisco de Assis, que solicitou aos alunos e meios de comunicação para divulgar esta boa notícia:

Os campi do IFRN de Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo, abrem processo seletivo para o ensino médio integrado - ProITEC, modalidade em que o aluno selecionado faz o curso técnico integrado ao ensino médio, para ingresso em 2012.1. Devido à política de inclusão do IFRN, metade das vagas é destinada a candidatos que tenham cursado do 6º ao 8º ano (antigas 5ª, 6ª e 7ª séries), exclusivamente, em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado ou estejam matriculados no 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental, também exclusivamente em escola da rede pública de ensino (não estão incluídas escolas filantrópicas ou cenecistas ou escolas particulares com bolsa de estudos).

Para o IFRN - Nova Cruz (edital 21/2011), serão oferecidas 160 vagas, 80 para o curso de Informática e 80 para o curso de Administração, sendo distribuídas 40 em cada turno de funcionamento do Campus.

A taxa de inscrição é de R$ 20,00. As inscrições vão do dia 25 de outubro, a partir das 14h e até dia 06 de novembro às 22h, pela internet no site da instituição: portal.ifrn.edu.br e clique no menu Processos seletivos.

Os candidatos podem solicitar isenção da taxa de 25 a 27 de outubro no setor de Serviço Social do campus para o qual se candidata a uma vaga. As provas serão realizadas no dia 04 de dezembro.

Clique aqui e confira a página do processo seletivo.

Bento XVI ainda "respira" o Vaticano II


O Concilio Vaticano II este ano completa 49 anos de abertura e 50 de convocação. O Papa Bento XVI publicou na última segunda feira, 17, a carta apostólica Porta Fidei que institui oficialmente o Ano da fé, o qual se iniciará em 11 de outubro de 2012, exatamente no dia em que se comemorarão os 50 anos do Concílio. As palavras do Santo Padre expressam claramente como ele vê o Vaticano II, o último grande Concílio realizado pela Igreja Católica durante os pontificados de João XXIII e Paulo VI.

"Sinto hoje ainda mais intensamente o dever de indicar o Concílio como a grande graça que beneficiou a Igreja no século XX: nele se encontra uma bússola segura para nos orientar no caminho do século que começa", escreveu Bento XVI.

Ao longo do atual Pontificado muitos equívocos têm surgido que chegaram até a apontar Bento XVI como alguém que andava contra o Concílio, sendo que, na verdade, a intenção do Pontífice, de acordo com especialistas, é de levar os cristãos a uma assimilação adequada dos textos e documentos que chegaram até nós, mas que infelizmente foram pouco lidos, pouco procurados ou até mesmo mal interpretados.

"O então sacerdote Joseph Ratzinger era visto como progressista pois via na Igreja não um erro de comunicação com o mundo moderno, mas algumas estradas que poderiam ser escolhidas como vias para este diálogo. Uma prova disso é a criação do mais novo Pontificio Conselho para a Nova Evangelização e o próximo Sinodo dos Bisposque abordará o mesmo tema", disse o doutorando em Pastoral bíblico-catequética da Universidade Salesiana de Roma, padre Anderson Marçal Moreira. O professor Joseph Ratzinger convocado para o Vaticano II. No Vaticano II, o jovem professor Joseph Ratzinger foi convocado como consultor teológico do então arcebispo de Colônia, Alemanha, Cardeal Josef Frings, em 1962. Um tempo depois, Ratzinger se tornou um dos peritos do Concílio. Funções que o levaram a ser considerado um renomado teólogo pelo Papa Paulo VI quando o criou cardeal em 1977. "Este Papa ainda respira a novidade do Concílio buscando colocar a Igreja em constante diálogo com o mundo moderno, não mudando o essencial da mensagem e mostrando a forma de anunciá-la", enfatizou padre Anderson Marçal.

Fonte: Canção Nova

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pe. Edilson será o assessor do encontro do 8º zonal

o Pe. Edilson Nobre assistente eclesiático da Pascom e pároco de Nova Cruz, será o assessor do Encontro de Padres, religiosas, articuladores paroquiais e zonais, como também fiéis leigos. O Encontro do 8º zonal, será sexta-feira dia 21, na paróquia Nossa Senhora das Dores, em Brejinho. Na ocasião o Pe. Edilson Nobre, abordando o tema "comunicação", em seguida o articulador da Pascom Flavio Luiz, apresentará várias atividades que podem ser desenvolvidas pelas paróquias, atuando como Pastoral da Comunicação.

Palavras de Salvação: Liturgia Diária

Quarta-Feira, 19 de Outubro de 2011
São Paulo da Cruz


Primeira leitura (Romanos 6,12-18)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 12que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos a obedecer às suas paixões. 13Não ofereçais mais vossos membros ao pecado como armas de iniquidade. Pelo contrário, oferecei-vos a Deus como pessoas vivas, isto é, como pessoas que passaram da morte à vida, e ponde vossos membros ao serviço de Deus como armas de justiça.
14De fato, o pecado não vos dominará, visto que não estais sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça. 15Então, iremos pecar, porque não estamos sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça?
De modo algum! 16Acaso não sabeis que, oferecendo-vos a alguém como escravos, sois realmente escravos daquele a quem obedeceis, seja escravos do pecado para a morte, seja escravos da obediência para a justiça?
17Graças a Deus que vós, depois de terdes sido escravos do pecado, passastes a obedecer, de coração, aos ensinamentos, aos quais fostes entregues. 18Libertados do pecado, vos tornastes escravos da justiça.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 123)


— Nosso auxílio está no nome do Senhor.
— Nosso auxílio está no nome do Senhor.

— Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, que o diga Israel neste momento; se o Senhor não estivesse ao nosso lado, quando os homens investiram contra nós, com certeza nos teriam devorado no furor de sua ira contra nós.
— Então as águas nos teriam submergido, a correnteza nos teria arrastado, e então, por sobre nós teriam passado essas águas sempre mais impetuosas. Bendito seja o Senhor, que não deixou cairmos como presa de seus dentes!
— Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador; o laço arrebentou-se de repente, e assim nós conseguimos libertar-nos. O nosso auxílio está no nome do Senhor, do Senhor que fez o céu e a terra!


Evangelho (Lucas 12,39-48)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa.40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.
41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.
47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Dom Damasceno convida Jovens

Dom Damasceno convida jovens para a 3ª Romaria Nacional da Juventude no Santuário de Aparecida

domDamasceno_270x260

A juventude está no coração da Igreja e é fonte de renovação da sociedade. Sua evangelização interessa muito à Igreja e aos seus pastores. O Documento 85 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), instrumento dinamizador da ação evangelizadora da juventude no Brasil, traz algumas perspectivas pastorais para orientar dioceses, paróquias e grupos na evangelização dos jovens.

'Temos um compromisso sério com a formação das novas gerações que, pressionadas por tantas propostas de vida, necessitam de muito discernimento, de coragem, de verdadeiros caminhos e, principalmente, de nossa presença amiga: Os jovens têm o direito de receber da Igreja o Evangelho e de ser introduzidos na experiência religiosa, no encontro com Deus e no contato com as riquezas da fé cristã', descreve o documento. De encontro com esta iniciativa, o Santuário Nacional de Aparecida realiza em novembro a 3ª Romaria Nacional da Juventude. O Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis faz um convite especial para que os jovens se façam presente na Casa da Mãe Aparecida.

Fonte: CNBB

Papa: bondade de Deus alimenta todo ser vivente


Quarta-feira é dia de Audiência Geral. O céu nublado não desencorajou turistas e peregrinos, que se reuniram na Praça S. Pedro para ouvir a catequese de Bento XVI.


Hoje, o Pontífice meditou o Salmo 136, conhecido como o "Grande Hallel". Neste Salmo, se proclamam as maravilhas que Deus fez no decorrer da história de salvação, com a antífona "eterno é o seu amor". Esta antífona unifica o Salmo: um amor que implica fidelidade, bondade e graça. O amor de Deus se manifesta com a criação, a libertação de Israel do Egito, a entrega da terra prometida.


Eis o resumo da catequese do Santo Padre em português, seguida da saudação aos fiéis de língua portuguesa: "Hoje queria meditar convosco o salmo 136, um solene hino de louvor que celebra as inúmeras manifestações de bondade do Senhor para com os homens. Conhecido como o “Grande Hallel”, este salmo é cantado tradicionalmente no final da Ceia pascal hebraica; isso mesmo deve ter feito o próprio Jesus na Última Ceia com seus discípulos. A antífona “eterno é o seu amor” acompanha a narração dos diversos prodígios de Deus na história. De fato, a motivação fundamental do louvor é o amor eterno de Deus: um amor manifestado já desde o início da criação e que vai se reafirmando nos prodígios do Êxodo, na longa travessia do deserto, na conquista da terra prometida, nos momentos de humilhação e desgraça. Por fim, o Salmo louva a bondade de Deus, “que a todo ser vivente alimenta”. Assim, sintetiza o amor paternal de Deus por nós e abre-nos à promessa da Eucaristia, o alimento que acompanha a nossa caminhada de fé. Amados peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! A todos saúdo com grande afeto e alegria, de modo especial a quantos vieram do Brasil com o desejo de encontrar o Sucessor de Pedro. “Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos!” Possa Ele sempre vos abençoar a vós e as vossas famílias! Ide em paz!".

Encerramento da Festa da Mãe Peregrina


Aconteceu na noite desta terça-feira, 18, o encerramento da Festa da Mãe Peregrina, padroeira do bairro Planalto, em Nova Cruz. Uma procissão e missa fizeram parte da programação. A missa foi presidida pelo Edilson Nobre, concelebrada pelo Pe. Janilson Macedo.


A festa foi realizada no período de 15 a 18, com a presença de muitos fiéis que foram participar dos vários momentos. No final aconteceu os agradecimentos a toda as pessoas que contribuíram direto e indiretamente, para o êxito da festa, como também foi feito o arreamento da bandeira, com a presença do prefeito Flavio Azevedo.

Arreamento da Bandeira da Padroeira, Pe. Janilson e o prefeito Flavio Azevedo

Fotos da última e noite e do encerramento da festa: aqui

Educação Católica

Espanha: Congresso Mundial da Educação Católica


Teve início nesta terça-feira em Saragoça, Espanha, e se encerrará sexta-feira, 21 de outubro, o XVII Congresso Mundial da Educação Católica sobre o tema “A escola, um lugar de esperança para os direitos humanos”, do qual participam 600 profissionais do setor da educação, provenientes de 104 países.

O encontro é organizado e promovido pelo Serviço Internacional da Educação Católica, e está centralizado de modo particular na questão da defesa dos direitos humanos e dos valores éticos no campo da educação. Os trabalhos foram iniciados pelo Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski e pelo Secretário-Geral do Serviço Internacional da Educação Católica, Padre Angel Astorgano: “O evento quer evidenciar a importância do respeito, do justo tratamento e da igualdade entre os seres humanos – explicou – como também a proeminência da educação aos valores morais e éticos que deve acompanhar a transmissão do conhecimento”.


O Serviço Internacional da Educação Católica foi fundado em 1952 na Suíça; hoje a sede central se encontra em Bruxelas, na Bélgica, e reúne cerca 44 milhões de estudantes através da coordenação de centros católicos presentes em todos os continentes.


Fonte:http://www.catolicanet.com


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Paróquia de Nova Cruz participou de debate em prol da UERN

O Pároco de Nova Cruz, Pe. Edilson Nobre foi o mediador do 1º Debate em prol da UERN-Nova Cruz, realizado na manhã de terça-feira, 18, no auditório do IFRN. O debate foi promovido pela Comissão FICA UERN composta por representantes de Entidades Estudantis, Estudantes da UERN, Igreja Católica e Evangélica, sindicatos e outros.

A paróquia de Nova Cruz participou do debate através do Pe. Edilson Nobre e dos membros da Pascom Claudio Lima e Flavio Luiz. Na abertura dos trabalhos da mesa o Pe. Edilson enfatizou sua presença em evento dessa magnitude. “Vejo a educação como prioridade para o desenvolvimento de uma sociedade, por isso aceitei o convite de mediar este debate”, disse Pe. Edilson.

A Mesa Diretora foi composta por: Padre Edilson Nobre – Mediador; Reitor da UERN, Milton Marques; Diretora do Campus de Natal da UERN, Professora Ana Lúcia Dantas; Pro Reitor de Ensino e Graduação da UERN, professor João Batista Xavier; Diretor do IFRN de Nova Cruz, professor Francisco de Assis Oliveira; Diretor da UFRN de Nova Cruz, professor Luiz Augusto de Morais Filho – Morais; Dos alunos da UERN, Marcelo de Assis Jr – Direito e Simone Gomes da Silva – Ciências da Computação; Representante da Deputada Federal Fátima Bezerra, professor Antônio Duarte – Toinho; Assessor das Entidades ANE/RN, CPC/RN e AMES/Nova Cruz, Eduardo Vasconcelos; Vereadores, Luis da Costa Prudêncio – Luis da Verdura (Presidente) e José Jeconias – Nia; Ainda foram convidadas as seguintes personalidades para a “bancada de autoridades”: Cid Arruda Cãmara, ex Prefeito de Nova Cruz; Sidney Soares Silva, Diretor do Colégio Rogério de Souza Alves / Expressivo Geo; Professora Lene Rosa, Escola Municipal Nestor Marinho; Professor Renato Lima, Escola Estadual Rosa Pignataro.


Aluno do ensino médio de várias escolas publicas e privadas, professores, representantes de vários segmentos da sociedade, imprensa através das Rádios Talismã e Agreste FM, como também vários bloquistas participaram do debate.


No final o Pe. Edilson cedeu entrevista a Rádio Talismã

Reitor Milton Marques e Pe. Edilson Nobre

No final o Padre Edilson Nobre se prontificou em prol da causa e assumiu o compromisso de junto com outras pessoas, como membros da Comissão fica UERN, para buscar meios e mobilizar a sociedade e a classe política para transformar o Núcleo em Campus da UERN. Ainda no debate o Reitor Milton Marques foi homenageado com diploma de Honra ao Mérito, pelas entidades ANE-RN, AMES, CPC/RN e CPC DA ANE-RN, pelo serviços prestado a comunidade novacruzense.


Veja mais fotos: clique em DEBATE