sábado, 8 de outubro de 2011

Movimento Jesus Misericordioso cresce em Nova Cruz

O Movimento Jesus Misericordioso já conta com 180 famílias que recebe a capelinha Jesus Misericordioso. São 6 capela-quadros do movimento que estão visitando as familias novacruzense. Na noite de sexta-feira, 7, aconteceu a missa da Misericordia, presidida pelo Pe. José Moreira, Adm. da Paróquia de Passa e Fica. Na ocasião foram entregues mais 3 quadros para 3 novas coordenadoras do movimento que irão levar os quadros para visitar as familias.



Maria Geralda, Terezinha Maria e Marlene Vicente


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Fraternidade promove cerimônia de consagração à Virgem Maria

Celebração do “Consagra-te”, realizado no ano passado
Foto: Cedida

Cerca de seiscentas pessoas são esperadas para a quinta edição do Consagra-te, evento promovido pela Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus. A atividade será realizada dias 14, 15 e 16 deste mês, em Parnamirim, e tem a finalidade de consagrar leigos e sacerdotes à Virgem Maria. Entre os assessores estarão o Padre Carlos Lodi, presidente do Movimento Pró-Vida, de Anápolis (GO), e outros sacerdotes do clero da Arquidiocese de Natal. A programação contará com momentos de louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, apresentação de ministérios de música e do teatro Discípulos da Mãe de Deus.

Os interessados devem fazer inscrição, no valor de cinco reais, sem incluir alimentação e hospedagem. Já o pacote com refeições e hospedagem custa cinquenta reais.

A Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus vem trabalhando o método de consagração à Virgem Maria, ensinado por São Luís Maria Grignion de Monfort, em Natal, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Santa Cruz e Parnamirim. Durante o Consagra-te, as pessoas que participaram da formação, farão parte da cerimônia de consagração a Nossa Senhora.

Mais informações sobre a Fraternidade pelos telefones 3201-3499 / 8735-7161 e no site: www.discipulosdamaededeus.com.br.

Quintas festejará padroeira

Igreja de N. Sra. do Perpétuo Socorro
Foto: Cedida


A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nas Quintas, em Natal, viverá a festa da padroeira, no período de 20 a 30 de outubro.

Diariamente, às 19h30, haverá celebração de missa, sempre com a presença de padres da Arquidiocese. No dia 27, a celebração será presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Todas as noites, após a missa, terá momento cultural.

Os festejos serão encerrados dia 30 de outubro, com a seguinte programação: às 8 horas, missa solene, presidida pelo pároco, Padre Antônio Cassiano da Silva; às 10h, sorteio de prêmios; às 16h, procissão e missa.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Arquidiocese de Natal recebe mais uma Congregação Religiosa

Irmã Alejandrina, superiora da Congregação, em Natal
Foto: Cacilda Medeiros


A Congregação Missionárias Apóstolas da Palavra acaba de se instalar na Arquidiocese de Natal. A Congregação chegou à Arquidiocese em agosto passado, com três missionárias, e fixou residência no território da Área Pastoral de Santo Antônio, na comunidade de Santo Antônio do Potengi - São Gonçalo do Amarante.

Segundo a superiora, em Natal, Irmã Alejandrina Ortega, uma mexicana, a Congregação já possui casa na Arquidiocese de Niterói (RJ). “No ano

passado, o nosso fundador me enviou para a Região Nordeste. Escolhi a Arquidiocese de Natal para abrirmos uma nova casa”, diz a religiosa. De acordo com ela, o carisma da Congregação é trabalhar com a Bíblia Sagrada e fortalecer a fé do católico. O trabalho consiste em realizar missões, nas paróquias, e promover cursos bíblicos e de apologética, que trata do fortalecimento da fé. Alguns livros publicados pela Congregação são utilizados pelas missionárias, no trabalho. Entre eles, estão: Bíblia e Seitas, Curso Bíblico para Crianças e Curso Bíblico para Jovens.

As paróquias podem convidar as Apóstolas da Palavra para realizarem atividades missionárias, através dos telefones: (84) 8128-2440 ou 3278-2513.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Governo do Rio cria Comissão Especial para JMJ 2013


O governo do estado do Rio de Janeiro criou uma Comissão Governamental Especial para organizar e coordenar nos trabalhos para viabilizar em todas as instâncias a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013.
“Estamos disponíveis para contribuir com a Arquidiocese para que o Rio realize a maior Jornada Mundial da Juventude de todos os tempos”, disse o coordenador da Comissão, Luiz Carlos Pugialli.

O decreto para a criação da comissão foi assinado pelo governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, durante solenidade no Palácio Guanabara.

Participaram do evento o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, além de coordenadores das diversas secretarias que farão parte da comissão e membros das comissões arquidiocesanas do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013.

“Com o ardente desejo de que o Rio de Janeiro e o Brasil vivam esse tempo como momento excepcional para a evangelização da juventude, o governo do estado do Rio de Janeiro convoca todas as secretarias e serviços públicos para facilitar e colaborar com o COL na organização da Jornada”, afirmou o coordenador da Comissão.

Durante o evento, Dom Orani agradeceu o empenho e o comprometimento do governo em trabalhar junto à Arquidiocese do Rio para a realização da Jornada.

“Conto, sem dúvida, com o governo do estado naquilo que faz parte da sua realidade e também com as demais entidades desse estado, dessa cidade, para que possamos fazer uma bela Jornada, que não só acolha bem, mas que marque a nossa cidade, o nosso país, para o bem e para o futuro”, disse o Arcebispo.

“Tenho certeza de que o Rio será um antes e outro depois da Jornada Mundial da Juventude. Não tenho dúvida que temos muito trabalho pela frente e que o evento será um grande sucesso”, disse ainda o governador Sérgio Cabral.

A comissão especial será formada por 30 pessoas de diversas secretarias do Governo do Estado e trabalhará em conjunto com a Arquidiocese do Rio. A criação ocorreu quarta-feira, dia 5.

Fonte: Canção Nova

Celibato é tema de Simpósio Nacional


Estão abertas as inscrições para o Simpósio Nacional O Dom do Celibato, que será promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Belo Horizonte, de 21 a 23 de novembro. Diversas autoridades da Igreja vão participar do encontro, que contará com a presença do prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, cardeal William Joseph Levada.

O objetivo do Simpósio é retomar à luz da tradição e em diálogo com a sociedade contemporânea a centralidade do tema Celibato, no desejo de descortinar novas perspectivas quanto à compreensão de seu inestimável valor, bem como conscientizar-se da necessidade da descoberta de novos horizontes, que possibilitem a formação progressiva para a vivência madura, plena e frutuosa do dom do celibato na vida e na missão da Igreja.

Podem participar bispos, padres, reitores de seminários, diretores de institutos de Filosofia e Teologia e formadores. As vagas são limitadas.

Fonte: Canção Nova noticia

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

REDE APARECIDA inaugura unidade móvel de transmissão durante Festa da Padroeira 2011



Durante a Festa da Padroeira 2011, a REDE APARECIDA DE COMUNICAÇÃO vai inaugurar uma unidade móvel de transmissão, que será usada para links ao vivo do jornalismo e programas da emissora.

“A unidade móvel, vai ser usada para transmissão de programas gravados ou ao vivo, pois possui sistema de UPLINK (Transmissão por Satélite), vai poder ser utilizada com 3 ou 4 câmeras e vários microfones, possui corte de vídeo, mixer de áudio e VTs para gravar ou reproduzir matérias” explica Alfonso Aurin, consultor de engenharia da REDE APARECIDA.

Segundo o diretor de programação da REDE APARECIDA, padre Josafá Moraes esta unidade vai tornar mais fácil a cobertura de eventos e acontecimentos.

"Ampliaremos nossa capacidade de chegar mais perto das pessoas e dos acontecimentos, uma unidade móvel é vital para quem está no ramo de televisão", afirma padre Josafá Moraes.
O diretor geral da REDE APARECIDA, padre César Moreira falou sobre a adaptação de uma viatura da TV Aparecida, que foi equipada com 3 câmeras HD e outras tecnologias que garantem uma transmissão completa e de qualidade.

A REDE APARECIDA busca sempre investir em suas formas de transmissão, para levar a Casa da Mãe Aparecida mais próximo de seus devotos. Saiba mais acessando: http:www.a12.com

Festa de Nossa Senhora Aparecida

Teve inicio ontem, 4 de outubro, os festejos em homenagem a padroeira da comunidade Lagoa Seca, Nossa Senhora Aparecida. A festa prossegue até dia 12, com celebrações todas as noites, na capela da comunidade. As comunidades Sítio Macacos e Assentamento também festejam Nossa Senhora Aparecida, lá a festa será realizada de 9 a 12, com celebrações às 19h.

Já o bairro Antônio Peixoto está em festa desde primeiro deste mês.Todas as noites estão sendo realizados celebrações, às 19h, em frente a casa de Maria dos Santos, seguidos de quermesse. No dia 12, será realizada a missa de encerramento, às 16h30, seguido de festival para as crianças.

Veja a programação das festas nos dias seguintes:

Lagoa Seca
Dia 05/10 – quarta feira
19h: Novena – Geovana e Edilene
Animação: Serrote dos Bezerra
Noiteiros: Dízimo e Terço dos homens

Dia 06/10 – quinta feira
19h: Missa – Pe. Mário Gomes
Animação: Missão Atos
Noiteiros: Crismandos e Juventude

Programa: completo

Assentamento

09/10 – Domingo
19hs: Missa de Abertura
Cel: Pe. Edilson Nobre
Noiteiros: Pastoral da Criança, Pastoral do Dizimo, Irmãs Filhas do Amor Divino
Animação: Vera Avelino

10/10 –Segunda-feira
19hs: Celebração da Palavra
Cel: Dão e Ceiça
Noiteiros: Ministros da Eucaristia. Coroinhas, STR, Assentamento Vazante
Animação: Assentamento Vazante

Programa completo

Antonio Peixoto
Dia 05/10 - quarta-feira
19h celebração da Palavra
Cel.: João, ministro da Eucaristia
Noiteiros: Terço dos Homens e Casa da Terço

Dia 6/10 -quinta-feira
19h celebração da Palavra
Cel.: Gilmar, ministros da Eucaristia
Noiteiros Ministros da Eucaristia e Pastoral do Batismo

Nova Cruz elegeu os 5 Conselheiros

Ivanilda, primeira colocada

Aconteceu em Nova Cruz, nesta terça-feira, 4 de outubro, a eleição para Conselheiro Tutelar. A eleição foi realizada na Escola Municipal Netor Marinho. Os Conselheiros tomam posse, segundo o Edital, no dia 28 de Outubro, promovida pelo CMDCA. Eles terão mandato de 03 anos, ou seja, até 2014 e uma carga horária de trabalho remunerada de 40 horas semanais, mais plantões, em regime de DECICAÇÃO EXCLUSIVA, de acordo com a Lei Municipal n. 1.069 de Julho de 2011.

O Conselheiro Tutelar tem suas atribuições estabelecidas pela Lei Federal n. 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente. Confira o resultado:

1 – IVANILDA LAURENTINO – 1004 votos

2 – VALMIR JR – 956 VOTOS

3 – GRÉCIA – 931 VOTOS

4 – VAGNO LUIZ – 904 VOTOS

5 – JEANE XAVIER – 849 VOTOS

6 – ZENAIDE – 841 VOTOS

7 – ANTONIA – 738 VOTOS

Parabéns a todos !

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ECC adia pós-encontro


A equipe dirigente do ECC da Paróquia de Nova Cruz informa que o pós-encontro marcado para acontecer próximo sábado, dia 8, foi ADIADO para o dia 15 deste mês. A equipe agradece a colaboração dos casais e conta com eles na realização do pós-encontro, no salão do ECC, situado próximo a Igreja Matriz.

Festa de São Francisco de Assis


As comunidade de Primeira Lagoa e Juriti da Paróquia de Nova Cruz estão festejando São Francisco de Assis, padroeiro das respectivas comunidades. As festas tiveram inicio dia 26 de setembro e se encerra neste dia 4 de outubro. Domingo, dia 2, a equipe da Pascom esteve em Primeira Lagoa e registrou a celebração. Durante os dias festivos aconteceram celebrações seguidos de quermese.

O encerramento das festas acontecem hoje, Dia de São Francisco. Às 16h, acontecerá procissão na comunidade de Juriti, logo em seguida haverá missa. Às 18h, o encerramento será em Primeira Lagoa, também com procissão e missa. As missas serão presididas pelo Pe. Edilson Nobre.

Queremese em Primeira Lagoa

Pascom realizou oficina

A Pastoral da Comunicação de Nova Cruz realizou Oficina de Acolhida, domingo 2, no Centro Pastoral do Catolé. Na ocasião a Pascom abordou de forma simples e com exemplos através de vídeos como fazer uma boa acolhida. “A acolhida antes de ser uma tarefa, é uma atitude. Uma atitude vai sendo cultivada cada dia até se tornar um hábito...” Quem faz exercícios diários de acolhimento está em contínuo processo de educação para a comunicação cristã.


O cristão deve se educar e se reeducar no acolhimento para exercer a sua missão dentro da Igreja e no mundo. Nossas comunidades paroquiais precisam de pessoas acolhedoras, amigas, humanas, dispostas a criar ambientes espontâneos de vivência comunitária da fé, enfatizou os assessores da oficina Flavio e Robervanio.

Veja mais FOTOS