sábado, 23 de julho de 2011

Encontrão do povo de Deus será dia 7

Fotos: Encontrão realizado em 2010, em Nova Cruz

As paróquias do 8º zonal participarão do Encontrão do povo de Deus que acontecerá dia 8 de agosto, em Santo Antonio/RN. A programação será bem diversificada com momentos de louvor, animação, show-palestra com a dupla Léia e Sônia, encerrando com missa presidida pelo Arcebispo Dom Matias.

A Paróquia de Nova Cruz está organizando uma caravana para participar do encontrão. As passagens já estão a venda na secretaria paroquial, na Igreja de São Sebastião ou com as Irmãs Filhas do Amor Divino.

Ordenação Diaconal


A Arquidiocese de Natal ganhará mais 5 diáconos, no dia 8 de agosto, quando acontecerá a concelebração Eucatística, presidida por Dom Matias Patricio, Arcebispo Metropolitano de Natal. A ordenação acontecerá na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN, às 17h. Seráo ordenados diáconos: Antonio Almeida de Oliveira, FSA, José Charles da Silva, FSA, Marcelo de Araújo Cunha, Marcos Roberto do Nascimento e Shirleno Sharlisson de Oliveira. Este último, está fazendo estágio pastoral na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz.

No dia da ordenação sairá uma caravaba representando a paroquia de Nova Cruz. As passagens já estão a venda na secretaria da paroquia. A caravana sairá às 14h, da Igreja Matriz. Convidamos você para participar dessa grande momento em nossa igreja arquidiocesana.

Dom Matais faz visita pastoral à paróquia de Emaús

Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo Metropolitano
Foto: José Bezerra



A Paróquia do beato André de Soveral, de Emaús, abre a programação da visita pastoral, neste domingo, dia 24, com missa, às 19h30, na Igreja Matriz, situada no bairro Jardim Aeroporto. De segunda a quarta-feira, acontecerão os encontros das pastorais com as equipes arquidiocesanas: segunda, 25, às 19 h, no salão paroquial Ir. Miquelina, em Emaús, reunião das Pastorais Familiar, Batismo, Liturgia, ministérios de Música, Terço dos Homens e Ministros Extraordinários da Eucaristia; Terça, 26, às 19h, no Parque das Orquídeas, reunião da Catequese, Coroinhas, Juventude e Segue-me; Na quarta, às 19h, no Jardim Aeroporto, reunião da Pastoral da Sobriedade, do Dízimo, da Pascom, Renovação Carismática, Legião de Maria, Apostolado da Oração e Mãe Rainha.

O Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, chega à paróquia, na quinta-feira, 28, às 19h30; às 20h, preside a missa, na Matriz do Beato André de Soveral, no Jardim Aeroporto, e faz a abertura da exposição da paróquia, no salão paroquial. Na sexta-feira, 29, haverá confissões na Matriz, em Emaús, no Parque Industrial, todas às 9 horas. No mesmo horário, haverá reunião do Conselho de Assuntos Econômicos e visita à Secretaria da Paróquia.

Às 15h, Dom Matias visitará a Diaconia Nossa Senhora de Guadalupe, onde preside missa, às 16h. Às 19h, haverá reunião do Conselho Pastoral, no salão paroquial do Jardim Aeroporto. No sábado, 30, às 9h, na casa do Clero, em Emaús, haverá reunião da Catequese e Juventude; às 15h, no Jardim Aeroporto, Dom Matias participa da Assembléia Pastoral Paroquial. Às 19h, ele preside a missa de encerramento da visita, na Matriz.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese envia seminaristas para Roma

Seminaristas da Arquidiocese Gilmar Pereira e Francisco de Assis
Foto: José Bezerra

A Arquidiocese de Natal enviará os seminaristas Gilmar Pereira Victor da Silva e Francisco de Assis da Silva para Roma, onde darão continuidade ao processo de formação sacerdotal. Ambos são formandos do Seminário de São Pedro e já concluíram o curso de Filosofia. Gilmar é natural da cidade de Elói de Souza – RN e Francisco de Assis, de Santa Cruz – RN. Em Roma, irão estudar Teologia, no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, enquanto residem no Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae.

A equipe de formação do Seminário pretende que eles, após concluírem a Teologia, façam mestrado na área da Filosofia.

O seminarista Gilmar descreve sua partida como “uma oportunidade de melhor preparação para o ministério sacerdotal; um tempo especial de formação para melhor contribuir com o povo de Deus”, ressaltou. Para Francisco de Assis “este é o momento propício para aprofundar e formar melhor as dimensões exigidas na formação de um sacerdote”.

Antes de partirem para Roma, os seminaristas receberão os ministérios de Leitor e Acólito, no dia 05 de agosto, em missa presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, na capela do Seminário de São Pedro, às 19h. A viagem de Gilmar e Francisco está prevista para o próximo dia 08 de agosto.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Próximo Muticom será na cidade de Natal

Foto: Eisenhower Almeida


A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, será a próxima sede do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). Na cerimônia de encerramento do encontro, na noite desta sexta-feira, 22, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, entregou um Tablet, como símbolo do Muticom, ao padre Edilson Soares Nobre, assistente eclesiástico da Pascom da Arquidiocese de Natal. A oitava edição do evento já está marcada para acontecer do dia 27 de outubro a 1 de novembro de 2013. “Estamos recebendo com alegria esta função para sediarmos o 8º Mutirão que será na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Somos conscientes de que sediar o Mutirão implica um empenho muito grande e o envolvimento de muita gente”, disse padre Edilson. Ele enfatizou que ter consciência de que a responsabilidade do Muticom é da CNBB e que a arquidiocese de Natal fará tudo pelo êxito do próximo mutirão.




Balanço do Muticom Rio de Janeiro
Momentos antes, em coletiva de imprensa, Dom Orani fez um balanço positivo do 7º Muticom, principalmente por notar o interesse dos participantes em querer ajudar a Igreja de alguma forma. "Há um outro público neste encontro. Nos primeiros mutirões, percebíamos pessoas muito críticas com a Igreja. Hoje os participantes se perguntam mais sobre 'o que eu posso fazer', 'como eu posso ajudar', ou ficam angustiados pelo que a Igreja ainda não está fazendo", destacou o arcebispo, que ressaltou a grande participação das pessoas nas Missas, durante o evento.


O número de pessoas envolvidas no Muticom chegou a 1237. Destes 540 participantes, 294 jornalistas, 162 estagiários, 124 expositores, 117 professores e conferencistas.Outro aspecto positivo foi a transmissão de todas as conferências, ao vivo, pelo site do Muticom e da PUC-Rio. "Isso tornou possível que pessoas de todo o mundo pudessem participar dos acontecimentos. Foi uma democratização do 7º Muticom, que utilizou, pela primeira vez, a mídia para chegar mais longe", enfatizou Dom Orani.Na coletiva foram divulgados os números - do site do Muticom - que comprovam a eficácia da iniciativa. Desde domingo - primeiro dia do evento - até às 15h desta sexta-feira, 4637 pessoas acompanharam as transmissões ao vivo, destes quase 3 mil eram visitantes únicos, e 50% entraram no site pela primeira vez. E não foram só brasileiros, foram contabilizados acessos da Itália, Portugal, Equador, Reino Unido, Argentina e Chile.


Fonte: Canção Nova

quinta-feira, 21 de julho de 2011

PJ tem novo blog


Acesse o novo blog da Pastoral da Juventude da Paróquia de Nova Cruz. O novo endereço é: pjnovasemnte.blogspot.com. Lá você vai ficar informado sobre juventude, além de dinamicas e noticias. Se preferir pode usar o link na lista dos blog ao lado.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Léia e Sônia fazem show's


A dupla Léia e Sônia realizaram show's em cidades da nossa região. Dia 23 o show será realizado em São José de Mipibu e dia 25 na cidade de Passagem. Os show's acontecerá dentro da programação da festa do respectivos padroeiros.


Prêmios de Comunicação da CNBB foi entregue no Muticom




Um dos pontos altos do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) foi a entrega dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nos dias 8 e 9 de junho, o júri reunido na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) escolheu os vencedores das categorias: Dom Helder Câmara, de Imprensa; Clara de Assis, TV; Margarida de Prata, Cinema e Microfone de Prata, Rádio. A entrega aconteceu na noite do dia 20.

Os vencedores desse ano foram: na categoria prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa, Letícia Alline Paris, com a reportagem “Adolfo Guidi, dedicação e luta pela vida de um filho”, publicada na Revista O Mensageiro de Santo Antônio, e Daniele Simões, Paulo Eduardo de Gois e Felipe Chicarino da Silva, com a reportagem “Força de Vontade”, do Jornal Santuário de Aparecida. Os outros vencedores foram Alexandre Lyrio, Jorge Gauthier e Victor Uchoa, com a série especial sobre a vida de Irmã Dulce, com o trabalho “Além do hábito”.

Pedro Teixeira recebe prêmio Clara de Assis por documentário sobre Irmã Dulce

Na categoria Clara de Assis de Televisão, o vencedor na categoria reportagem foi Laerte José Cerqueira da Silva, da TV Cabo Branco (afiliada da Rede Globo na Paraíba), com a matéria “Caravana – JPB – Paraíba”. Na categoria documentário, o prêmio Clara de Assis teve dois vencedores: a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com o filme “Paternidade ausente, histórias incompletas” e Pedro Luiz Monteiro Teixeira, da Rede Canção Nova, com o filme “Irmã Dulce”.

No Margarida de Prata os vencedores foram: o longa-metragem de ficção “Aparecida, o milagre”, de Tizuka Yamasaki. Na categoria documentário de longa-metragem o escolhido foi “Família Braz – Dois Tempos”, de Dorrit Harazim e Arthur Fontes. Na categoria documentário, o vencedor foi Zelito Viana, com o filme “Augusto Boal e o teatro do oprimido”. O filme, “Esse homem vai morrer – Um Faroeste Caboclo”, de Emílio Gallo, recebeu a menção honrosa do júri, como documentário investigativo.

E no prêmio “Microfone de Prata”, os contemplados foram: na categoria religioso, “A caminho do Reino”, Rádio 9 de julho, arquidiocese de São Paulo (SP), apresentação padre José Renato; categoria jornalismo, “Jornal da Manhã”, Rádio Educadora AM, Coronel Fabriciano (MG), apresentação de Roberto Siqueira e categoria entretenimento, “Caminhos da Amazônia”, Rede de Notícias da Amazônia – Rádio Santarém (PA), apresentação Joelma Viana e Anderleia Oliveira.

Uma das participações especiais na premiação foi a do padre Fábio de Melo que entregou o troféu a alguns dos vencedores. O sacerdote afirmou que a premiação demonstra que "a Igreja está cada vez mais aberta para as diversas modalidades de comunicação" e, que essa valorização alcança até mesmo os profissionais das mídias não-católicas. "Nos meios seculares também temos pessoas de almas cristãs, comprometidas com os valores que queremos anunciar", complementou.

O Muticom segue até a sexta-feira, dia 22, sempre na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Fonte: CNBB

Oficinas e Grupos de Trabalho movimentam o Muticom


Uma das atividades mais concorridas no 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontece desde domingo, 17, na PUC-Rio, são as oficinas e os grupos de trabalhos. Realizadas todas as tardes de 13h30 às 17h30, as oficinas e os grupos começaram ontem e funcionam como espaço para a discussão dos mais variados temas ligados à comunicação.

Muito disputada, a oficina sobre a Pastoral da Comunicação foi ministrada pela assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, irmã Élide Fogolari. Ao seu lado, outra oficina ensinava a falar ao microfone. Bem perto desta está o estúdio com um grupo aprendendo técnicas de locução de rádio. Numa quarta sala se reunia o grupo de trabalho sobre a experiência da Rede Católica de Rádio (RCR) em relação a sites de conteúdo para emissoras de rádio. No mesmo corredor, outra sala estava lotada com correspondentes da Rede Vida de Televisão ouvindo o jornalista da emissora, Luiz Antônio. Esse ambiente se repete pelos vários andares do prédio Kennedy da PUC-Rio, quebrando a monotonia das férias.

MuticomRJOficinaMicrofoneSegundo a organização já foram realizadas 37 oficinas, sem contar os grupos de trabalho e o encontro de pesquisadores em comunicação social da PUC, denominado ConGás. Até o final do Muticom deverão ser realizadas 68 oficinas, que se classificam em pastorais, gerenciais e técnicas.

Outra atividade que atraiu muita gente foram as chamadas oficinas-visitas. A organização do Mutirão selecionou algumas experiências nos mais variados locais do Rio de Janeiro como Complexo Alemão, Complexo da Maré, Rocinha, Projac (Central de Produções da TV Globo), TV Morrinhos (Laranjeiras) dentre outros. Até agora já foram feitas seis destas visitas. Este número subirá para 14 até o final do evento.

A organização do Mutirão divulgou também o número de participantes. São mais de 800 pessoas vindas de todo o país. Contando os estagiários da PUC, trabalhando em várias frentes, professores e conferencistas,o número ultrapassa a casa dos 1.200. São 292 jornalistas; 536 participantes; 162 estagiários; 124 expositores; 117 professores e conferencistas.

Fonte: CNBB


terça-feira, 19 de julho de 2011

Georg Ratzinger lança livro sobre a vida privada de Bento XVI

Georg Ratzinger foi ordenado junto a seu irmão,
Joseph Ratzinger, em 29 de junho de 1951


O irmão do Papa Bento XVI, monsenhor Georg Ratzinger, de 87 anos, lançará, em 12 de setembro deste ano, o livro “Meu irmão, o Papa” (Mein Bruder, der Papst). A obra trará algumas peculiaridades da vida do Papa alemão que assumiu a Sé Apostólica em abril de 2005.

Em 256 páginas de conteúdo, o livro abordará o relacionamento entre os irmãos Ratzinger, que foram ordenados juntos em 29 de junho de 1951, bem como relatos da vida privada do chefe da Igreja Católica.

O editor da biografia foi o historiador Michael Hesemann que através de várias entrevistas com Georg Ratzinger pôde reunir aspectos particulares da vida de Joseph Ratzinger. “Desde a sua infância Bento XVI traz um desejo profundo de servir a igreja”, destacou o editor.


Saiba Mais

Georg Ratzinger é o irmão mais velho e último sobrevivente entre os parentes mais próximos de Bento XVI. Ele é um renomado maestro que iniciou sua carreira musical aos 11 anos de idade e ingressou no seminário regular de Mônaco, na região alemã da Baviera, ao lado do irmão mais novo, Joseph Ratzinger. De 1964 a 1994, monsenhor Georg esteve à frente do Regensburger Domspatzen, o coro da diocese de Regensburger, na Alemanha.

Entre os títulos que recebeu estão o Bundesverdienstkreuz, a ordem de mérito da República alemã, concedido em 1981; a cruz de honra austríaca de primeira classe para a ciência e a arte, em 2005, e a de Cavaleiro da Grande Cruz da ordem ao Mérito da Republica italiana, conferida, em 2008, pelo presidente da Itália, Giorgio Napolitano.

Fonte: cancaonova.com/noticia

Pároquia de Passa e Fica é contemplada com Veículo Novo


A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Passa e Fica/RN, comprou um automóvel gol 2011 modelo 2012, mediante a aprovação de um projeto da Alemanha, que mandou 65% do veiculo e a Paróquia entrou com a contra partida, que sendo aprovado pelo conselho administrativo paroquial decidiu-se usar a renda da Festa 2011 para tal finalidade. É bom ressaltar que a Paróquia não possuia veiculo. Segundo o Pe. José Moreira a aprovação aconteceu num momento oportuno e todos os paroquianos aplaudiram o feito.

Fonte: paroquiadepassaefica.blogspot.com

Cardeal dom Cláudio Hummes é nomeado membro da Pontifícia Comissão para a América Latina


O prefeito emérito da Congregação para o Clero, cardeal dom Cláudio Hummes (foto), foi nomeado nesta terça-feira, 19, pelo papa Bento XVI, membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL).

Além dele, o pontífice nomeou outros membros para a CAL: o arcebispo emérito de Santiago do Chile, cardeal dom Francisco Javier Errázuriz Ossa; o arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, cardeal dom Julio Terrazas Sandoval; o arcebispo de di Tegucigalpa, em Honduras, cardeal dom Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga; e o arcebispo de Lima, no Peru, cardeal dom Juan Luis Cipriani Thorne.

Bento XVI nomeou Conselheiro da CAL, o chanceler das Pontifícias Academias das Ciências e Ciências Sociais, dom Marcelo Sánchez Sorondo.

Dom Cláudio Hummes

O cardeal dom Cláudio Hummes é frade franciscano e nasceu em Montenegro (RS), em 8 de agosto de 1934. Foi o 18º bispo de São Paulo, sendo seu 6º arcebispo e 4º cardeal; é arcebispo emérito de São Paulo.

Em 31 de outubro de 2006, foi nomeado prefeito da Congregação para o Clero, na Cúria Romana. Sua renúncia do cargo foi apresentada por limites de idade e aceita no dia 7 de outubro de 2010.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Muticom debate imagem da Igreja na mídia


O diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, abriu o ciclo de debates do primeiro painel do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), na manhã desta segunda-feira, 18, no Ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O encontro começou na noite de ontem e reúne mais de 800 comunicadores de todo o país.

Erlanger fez uma análise da presença da Igreja na mídia. Ele chamou a atenção para necessidade da Igreja trabalhar sua imagem na mídia. “Qualquer trabalho de comunicação precisa fazer trabalho de imersão para saber como a gente quer ser visto”, disse. “A Igreja tem que ter um centralismo democrático. Como a Igreja quer ser vista? Isso precisa circular em todos os grupos”, acrescentou.

MuticomRJErlanger2Com dados que apontam palavras e sites católicos mais acessados, Erlanger criticou a falta de conexão entre os sites católicos. Ele chamou a atenção também para a necessidade de que sejam corrigidos erros presentes na rede mundial de computadores em relação à Igreja.

“Erros factuais precisam ser corrigidos. A situação da Santa Igreja nas redes sociais é preocupante porque seus detratores falam sem qualquer reação da instituição”, ressaltou.

Segundo Erlanger, os sites de conteúdo católico são, em primeiro lugar, o catolico.org.br; em segundo, igreja-catolica.com; em terceiro, igrejacatolicacarismatica.org.br. “Não é o da CNBB que aparece em primeiro lugar”, criticou.

Erlanger concluiu sua intervenção insistindo que a Igreja precisa trabalhar em rede. “Precisamos aprender a fazer redes. A Igreja Católica era a maior rede do mundo”, observou.

O Muticom, criado em 1998, é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e realizado pela Arquidiocese e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Este ano discute o tema “Comunicação e vida: diversidade e mobilidades”.

Fonte: CNBB

Dom Dimas apresenta ao público do Muticom o Documento de Estudos 101 da CNBB



Hoje, 18, no painel da manhã, do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontece na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Dimas Lara Barbosa, apresentou ao público, em sua palestra, o Documento de Estudo 101 da CNBB - “A comunicação na vida e na missão da Igreja no Brasil”.

“Eu quero propor aqui que os Regionais da CNBB, as dioceses e a Pastoral da Comunicação (Pascom) façam um debate sobre o Documento 101 da CNBB, para que possamos aperfeiçoar sempre mais o texto”, disse dom Dimas apresentando o documento, capítulo por capítulo.

Dom Dimas destacou também a atuação popular para a aprovação do Projeto Ficha Limpa. “A reação popular sobre a questão do Ficha Limpa foi extraordinária. Na semana de votação do projeto, mais de 1 milhão e 800 mil twittes foram enviados, pela sociedade civil, para os parlamentares, no Congresso Nacional. Nenhum deputado teve a coragem de votar contra. Isso mostra a força que temos nas mãos e da qual não usufruímos”, disse.

Ele defendeu o trabalho em rede. "Não pode haver desagregação dentro da Igreja e seus organismos. Mais de 70% das assinaturas coletadas para o Projeto Ficha Limpa veio de comunidades católicas. Por que, em determinadas circunstâncias, nós unimos e em outras não?”, questionou dom Dimas.

O arcebispo falou também sobre a dificuldade de criação de um plano de comunicação geral para a Igreja no Brasil. “É muito importante que a Igreja Católica marque presença nos espaços públicos que lhe são dados”, disse o presidente da Comissão para Comunicação da CNBB.

O arcebispo de Campo Grande também explicou alguns projetos que a Igreja está desenvolvendo sobre o prejeto da Rede de Informação da Igreja no Brasil (RIIBRA). “Além do RIIBRA, temos um plano de integração de comunicação da Amazônia e o ‘Nós Somos a Igreja Católica’, que mostra a ação da Igreja nas áreas sociais”, enfatizou dom Dimas.

Aberto o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação

No início da noite deste domingo, 17, aconteceu abertura do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), no Ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. “Declaro abertas as atividades do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, pontualmente às 18h30. “Que o Cristo Redentor derrame suas bênçãos sobre todos”, acrescentou.

O mutirão deve reunir cerca de mil comunicadores de todo o país até a próxima sexta-feira. Ele é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e realizado pela arquidiocese do Rio de Janeiro e PUC-Rio, com apoio do Regional Leste 1 da CNBB.

Mesa_com_participantes_2A mesa de abertura foi composta, além do arcebispo do Rio, pelo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli; pelo arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa; pelo reitor da PUC, padre Josafá Carlos de Siqueira; pelo coordenador geral do Mutirão, padre Omar Raposo; pelo vigário episcopal para as comunicações da arquidiocese do Rio, padre Marcos Willian Bernardo; pelo diretor acadêmico do Muticom, professor Miguel Pereira, e pelo conferencista da noite, mons. Dario Viganò, professor da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Entoados os hinos Pontifício e Brasileiro por um grupo dos Arautos do Evangelho, houve breve saudação dos componentes da mesa. “Desejo frutuoso mutirão para todos. Renovo, mais uma vez, minha alegria de estar com vocês para compartilhar a comunhão”, disse dom Claudio Maria Celli.

O presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, exortou os participantes a “escancararem as portas do coração a Cristo”, colocando-se como “discípulos missionários de Cristo para o anúncio do evangelho potencializado com os meios que estão disponíveis”.

Já o reitor da PUC destacou o papel da universidade no Mutirão lembrando a importância do mundo acadêmico. “É preciso trabalhar com racionalidade os valores do evangelho para estejam presentes em nossos processos comunicativos”, sublinhou.

Para o diretor acadêmico do Muticom, Miguel Pereira, o mutirão é resultado de um trabalho conjunto de muitas pessoas. “Aqui vamos discutir o que queremos de comunicação para a Igreja. Cada um de nós é linguagem. Se melhorarmos individualmente,podemos melhorar a sociedade”, disse o professor.

O presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações e o arcebispo do Rio de Janeiro foram presenteados com um DVD e um livro do último mutirão, realizado em Porto Alegre (RS), em fevereiro do ano passado. “Dom Claudio Maria Celli foi um grande amigo do mutirão e dom Orani, um constante incentivador”, disse padre Marcelino Sivinsk, um dos coordenadores do Muticom de Porto Alegre, ao entregar o presente.

Fonte: CNBB

domingo, 17 de julho de 2011

Paróquia de Nova Cruz encerra Semana Missionária

Famílias se despedindo, pregação com tom de missão, paróquia e seminaristas agradecendo, foi assim o domingo na Igreja Matriz, onde aconteceu a missa de encerramento da Semana Missionária em Nova Cruz. De 10 a 17 a Paróquia acolheu 11 seminaristas e mais outros missionários que fizeram uma semana diferente e cheio da Boa Noticia, o anúncio da Palavra de Deus. Foi uma verdadeira missão, em todos os bairros da cidade. A missa de encerramento foi presidida pelo Pe. Janilson Macedo e concelebrada pelo Pe. Iranildo Virgilio, na qual fez uma ótima pregação.

Missa de encerramento
No final da missa aconteceu as homenagens a todos que ajudaram, participaram, acolheram e fizeram da semana uma grande semana de missão em Nova Cruz. Em seguida foi servido um café comunitário de despedida e agradecimento por todos que contribuiram para o êxito da Semana Missionária.


Caminha da luz


A caminhada saiu da Igreja de São Sebastião com destino a Igreja de Santa Maria Goretti, onde aconteceu missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre.

Missa em Santa Maria Goretti
Missa no Planalto
Mesmo com muita chuva na sexta-feira, foi realizado a missão no bairro Planalto durante o dia e a noite aconteceu a missa, na ocasião um dos moradores cedeu a casa para a celebração.

Adoração

Na noite de quinta-feira, como acontece todas as quintas, foi realizado a adoaração ao Santissimo com participação dos seminarista e benção do Santissimo presidida pelo Pe. Iranildo Virgilio, vice-reitor do seminário.
Fotos: Robervanio, Paulinho e Flavio