sábado, 19 de dezembro de 2009

Conselho pastoral define assembleia paroquial



O conselho pastoral da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz definiu a programação da assembleia pastoral que será realizado nos dias 9 e 10 de janeiro de 2010.
A assembleia começará às 14 horas do sábado com a apresentação do projeto pastoral arquidiocesano, logo após, o perfil pastoral da região e da paróquia, à noite terá um momento de espiritualidade.


No dia 10, a assembleia começa com a missa, às 7h30, em seguida, acontecerá a apresentação das atividades programadas pela diocese, zonal e paróquia, com a participação das pastorais apresentando suas ações para 2010.

A pauta da assembleia foi um dos vários temas que foram abordados na reunião do conselho pastoral, que aconteceu na manhã deste sábado, 19, na casa paroquial, com a presença padres Edilson Nobre e Iranildo Augusto, as Irmãs Lúcia Domingos, Eulalia Batista e Maria Aparecida, e os leigos João Germano e Karla Priscila.

Católicos encerram tempo de preparação para o Natal

O acendimento da quarta vela da coroa do advento nos confirma a chegada plena da luz no seio bendito de Maria, a cheia de Graça.

Neste domingo abre-se para nós o clarão do amanhecer, anunciando a chegada do Sol nascente, na figura de duas mulheres grávidas e na expectativa de um novo parto da salvação de Deus. Maria torna-se habitação viva de Deus entre nós. Como portadora da salvação, põe-se a caminho e, no encontro serviçal e gratuito com Isabel, experimenta a alegria da realização das promessas de Deus.

Mesmo na alucinação das compras natalinas, aturdidos pelos anúncios de um Natal esvaziado pelo consumismo, a humanidade e os cosmos clamam esperançosos pelo Reino e se enternecem diante da simplicidade, da gratuidade e do serviço desinteressado, expressão do amor e da fidelidade de Deus que conduz a nossa história.


Fonte: catolicanet.com

Canção Nova reúne fiéis para virar o ano em meio a orações, shows e vigília


Muitas pessoas passam os últimos dias do ano em hotéis, na praia ou no campo. Mas há quem prefira aproveitar o período para vivenciar a Palavra de Deus. Para esses fiéis a Canção Nova preparou o Acampamento de Ano Novo, que acontece entre os dias 30/12 (quarta-feira) e 3/1 (domingo) na sede da comunidade católica em Cachoeira Paulista, Vale do Paraíba (SP). O tema deste ano é A Alegria do Senhor é a Nossa Força.


Na quarta-feira (30), às 20h, o evento tem início com a celebração da Santa Missa presidida pelo padre Roger Luís. No último dia do ano (31), haverá pregações, orações e, às 16h30, a última adoração ao Santíssimo Sacramento a ser realizada no Centro de Evangelização, dentro da sede da comunidade. À noite, a cantora de axé católico, Jake, conhecida pelo hit “Pó Pará com o Pó”, fará show antes da Missa da Virada, ponto alto da programação. Logo após a Missa, vigília e adoração seguem madrugada adentro, encerrando com a primeira Missa de 2010, às 5h.


Confira programação completa no site: www.cancaonova.com/eventos


Fonte: catolicanet.com

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Paróquias e agentes pastorais levam o Natal de Jesus aos pobres

Morador de rua, recebendo lanche e lençol
dos agentes pastorais, em 2008

Quando a Igreja Católica inicia a celebração do Advento, começa, também, a preparação para o período natalino, tanto da parte dos fiéis como das paróquias, pastorais, serviços e movimentos eclesiais. A Igreja, como instituição e como Povo de Deus, prepara a acolhida ao Menino Deus, que se faz presente para a humanidade.

A preparação para acolher Jesus Cristo que nasce pobre, em meio aos pobres, acontece de muitas maneiras. Da parte dos fiéis, eles buscam mais assiduamente os sacramentos da Confissão e da Eucaristia. A Igreja, por sua vez, oferece os meios para atender aos fiéis.

As pastorais, serviços e movimentos organizam atividades que visam levar aos pobres algum bem em forma de presente de natal. Nas paróquias da Arquidiocese, identificam-se inúmeras atividades neste sentido e experiências ricas de fraternidade e partilha.


Fonte: Jornal A Ordem

MCCE divulga balanço nacional de assinaturas do Ficha Limpa



O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) recebeu mais de 1,5 milhão de assinaturas de adesão ao projeto de lei de iniciativa popular da Campanha Ficha Limpa até o dia 9, Dia Mundial de Combate à Corrupção. As assinaturas foram entregues, em dois momentos, ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, no dia 29 de setembro, quando o projeto deu entrada na casa, e no dia 9, marcado por ações do MCCE de apoio ao Projeto de Lei no Congresso Nacional.

Ao ultrapassar o mínimo de assinaturas exigidas pela Constituição, 1% do eleitorado brasileiro ou 1,3 milhão de adesões, a Campanha Ficha Limpa mostrou a força da iniciativa e a vontade da sociedade de fazer mudanças no cenário político. O estado com maior número de assinaturas foi Minas Gerais com 317.386, seguido de São Paulo com 213.460 e Paraná com 182.705.

De acordo com Michel Temer, durante encontro com membros do MCCE semana no dia 9 de dezembro na Câmara, o PLP 518/09 deverá entrar na pauta da Casa em fevereiro de 2010. O Congresso entra em recesso em dezembro sem ter pelo menos iniciado a discussão do Projeto. O MCCE espera dialogar com os líderes partidários para que o assunto entre na pauta e seja votado assim que o ano legislativo começar.

Enquanto isso, a Campanha Ficha Limpa continua recebendo assinaturas. Quem quiser colaborar pode entrar em contato com os parlamentares, principalmente os líderes partidários, por e-mail, pedindo atenção ao PLP, e imprimir dois modelos de adesivos disponíveis no site do MCCE. Na mesma página, os interessados podem acompanhar as notícias sobre a tramitação do projeto.

Total de assinaturas coletadas Campanha Ficha Limpa





Resultado parcial obtido em 9 de dezembro de 2009, sujeito a novas alterações.


Fonte: www.cnbb.org.br

Comissão do tema prioritário da 48ª AG da CNBB faz sua primeira reunião


A Comissão responsável pelo tema prioritário da 48ª Assembleia Geral dos Bispos, “As Comunidades Eclesiais de Base” – fez sua primeira reunião, na sede da CNBB, em Brasília.

Durante o encontro os membros discutiram a preparação da apresentação sobre, a situação das CEBs no país. Para isso, eles elaboraram um roteiro de trabalho visando a produção de um pequeno texto de estudos para provocar uma reflexão sobre a importância das CEBs na vida da Igreja após a Conferência de Aparecida e o 12º Intereclesial das CEBs, que aconteceu em Porto Velho (RO).

Ainda na reunião foi estabelecido um calendário de atividades da Comissão, até a próxima Assembleia. De acordo com o assessor do Setor CEBs, da CNBB, professor Sérgio Coutinho, o desafio da Comissão é olhar para frente, com o objetivo de construir uma Igreja voltada para as bases. “Nosso objetivo é não ficar com o olhar exclusivamente no passado das CEBs, mas no futuro que nós queremos construir para a Igreja diante desse atual contexto epocal”, sublinhou.

O professor Sérgio enumerou alguns desses desafios. “Com os desafios da Pastoral Urbana, as CEBs na periferia das cidades, e aproveitando a abertura que a Conferência de Aparecida deu, quando disse ‘temos necessidade de renovar as estruturas paroquiais fazendo dela uma rede de comunidades’ - queremos ultrapassar esses desafios e continuar dando um novo sentido que o Intereclesial começou, junto com a 5ª Conferência de Aparecida”.

Fonte: www.cnbb.org.br

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Papa condena leis que permitem eutanásia e aborto


O papa Bento XVI afirmou durante a audiência geral de ontem que as leis que permitem a prática do aborto e da eutanásia são contrárias à dignidade humana. O Pontífice também se referiu às normas favoráveis "às experimentações genéticas" e às que não respeitam "o matrimônio entre um homem e uma mulher". Para Bento XVI, se as leis atuais não se basearem "em uma correta laicidade do Estado que garanta a preservação das garantias da liberdade religiosa" e o "direito natural", será instaurada "uma ditadura do relativismo que não reconhece nada como definitivo" e valoriza apenas o individualismo.

Diante de cerca de nove mil fiéis, o papa baseou sua catequese em João de Salisbúria, nascido na Inglaterra no início do século XII, e pediu para que os direitos naturais sejam preservados e "inspirem as autoridades políticas e religiosas, até que possam promover o bem comum". “Esta lei natural é caracterizada por uma propriedade que João chamava de equidade, isto é, a atribuição a qualquer pessoa de seus direitos. Dela, descendem preceitos que são legítimos a todos os povos e que não podem ser, em nenhum caso, revogados”, explicou Bento XVI.

O Pontífice também observou que "o tema da relação entre lei natural e ordenamento político-positivo, mediado pela equidade", atualmente é de grande importância. “Sobretudo porque em alguns países, assistimos a um descolamento preocupante entre as regiões, que têm a tarefa de descobrir os valores éticos relacionados à dignidade humana e a liberdade, e a responsabilidade de acolhê-los e promovê-los”, disse o papa.
Fonte: Catolicanet.com

Estratégia de comunicação irá impulsionar Campanha Missionária 2010


“Missão e Partilha” é o tema da Campanha Missionária, para o mês de outubro de 2010. Com o objetivo de intensificar a sua divulgação, representantes dos principais meios de comunicação missionários, organismos ligados ao Conselho Missionário Nacional – COMINA e assessoria de imprensa da CNBB, reuniram-se no dia 15 de dezembro, na sede das Pontifícias Obras Missionárias – POM, em Brasília.

Para o diretor das POM, padre Daniel Lagni, que promoveu e coordenou os trabalhos, a reunião foi “altamente positiva e serviu para aprofundar o processo de divulgação da Campanha Missionária no Brasil, como instrumento de formação, animação e cooperação”. Em sua opinião, “o fato de reunir um grupo que representa os meios da imprensa católica já é o início do processo de articulação e divulgação da Campanha”, avaliou padre Daniel.

Anualmente as Pontifícias Obras Missionárias, para animar o mês das Missões, elaboram e enviam a todas as dioceses do Brasil, subsídios como a mensagem do Papa, santinhos com a Oração Missionária, folhetos informativos, textos e reflexões para as celebrações. Para 2010, além da divulgação da Campanha nos principais veículos de comunicação, uma das propostas aprovadas foi a produção de um DVD contendo uma Novena e testemunhos de missionários e missionárias atuando em diversas partes do mundo. Padre Cireneu Kuhn, diretor da Verbo Filmes, destacou que “uma imagem vale por mil palavras”. O objetivo da novena é popularizar o tema da Campanha e incentivar os cristãos para o compromisso concreto com a Missão. “O DVD oferecerá vários horizontes de experiências missionárias que podem servir de referência para um projeto de vida a serviço do Reino”, explicou Cireneu que coordenará a produção.

Fonte: Catolicanet.com

Assessor da CNBB é nomeado bispo para a diocese de Jataí


O subsecretário adjunto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, padre José Luiz Majella Delgado, CSSR, será o novo bispo da diocese de Jataí, no estado do Goiás. O anúncio foi feito pelo papa nesta quarta-feira, 16. Ele vai suceder a dom Aloísio Hilário de Pinho, PODP, que teve sua renúncia aceita pelo papa Bento XVI, por causa da idade, conforme prevê o cânon 401 §1º.

Surpreso e emocionado, padre Majella, como é conhecido, vê sua nomeação como um chamado de Deus e um serviço à Igreja. “Senti que era um chamado de Deus e obedeço. Não sei porque razão o Senhor está me chamando, mas Ele sabe”, disse. “Acolho este chamado também como cruz, porque a cruz é sinal de redenção”.


Sua ordenação episcopal está marcada para o dia 27 de fevereiro, às 18h, no Santuário Nacional de Aparecida. O bispo ordenante será o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. O novo bispo terá como lema episcopal: “Servir com amor”.

“Tenho muito a agradecer a Deus por estar na CNBB, que está sendo uma verdadeira escola para mim. Através de minha vida aqui acolho este chamado, este serviço, em total comunhão com os bispos da Igreja”, acentuou.

Fonte: www.cnbb.org.br

Fátima: Um dia com as crianças inicia no sábado



Programa direcionado para o público infantil, Um dia com as crianças é uma das novidades do Ano Pastoral 2009/2010 no Santuário de Fátima. De participação livre e gratuita, projeto inicia a 19 de Dezembro com momentos de celebração, oração e catequese.

A partir do Advento, no 3º sábado de todos os meses, os mais novos estão convidados para um programa especial e especialmente para eles preparado.

Recorde-se que, a propósito de uma reflexão sobre a espiritualidade da mensagem de Fátima, o Reitor do Santuário, referiu-se, no Editorial da «Voz da Fátima» de 13 de Setembro de 2009, sobre a atração natural das crianças por Nossa Senhora, por Jesus e pelos pastorinhos beatos.

As crianças sentem uma especial atração por Nossa Senhora, como Mãe, e por Jesus, tal como é apresentado na linguagem infantil dos Pastorinhos. Não são indiferentes ao testemunho de vida dos beatos Francisco e Jacinta Marto, com quem se identificam em tantos aspectos. As experiências feitas com as peregrinações das crianças, com os momentos de adoração ao Santíssimo numa linguagem infantil, com os grupos de meninos e meninas que rezam o terço, mostram-nos que se sentem atraídos e entusiasmados, escreveu o Padre Virgílio Antunes.


Fonte: Catolicanet.com

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Pe. Fábio de Melo e Pe. Zezinho participarão do centenário

Foto: blog.cancaonova.com

Os dois participarão das festividades do centenário de criação da Diocese. O Padre Fábio de Melo participará da abertura do primeiro Congresso Eucarístico Missionário - CEMAR, que marcará o encerramento das festividades dos cem anos de criação da Diocese de Natal. A abertura será às 16h, do dia 25, no Estádio Machadão, com missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, seguida de show com o Pe. Fábio de Melo. A entrada é gratuita.

O CEMAR prossegue até o dia 29, data em que a Diocese completa cem anos de criação. Nos dias 26 e 27, das 9 às 15h, haverá vigília eucarística, nas igrejas, e atividades missionárias nas paróquias da capital. No dia 26, as atividades serão encerradas às 19h, no Espaço João Paulo II (Papódromo) com a Missa da Juventude, presidida pelo Arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales. No dia 27, as atividades terminam às 17h, também no Papódromo, com a Missa da Família, presidida pelo bispo de Caicó, Dom Manoel Delson.

O dia 28 será dedicado à catequese. Nesse dia, das 8 às 16h, serão realizados, simultaneamente, seis simpósios, sobre os temas: juventude, eucaristia, catequese, família, missão e história da Igreja. Às 17h, na Catedral, haverá a Missa da Catequese, presidida pelo bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana.

No dia 29, as atividades têm início às 8 h, na Catedral, com o encerramento da vigília eucarística, seguida de missa, durante a qual será criada a Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação. Na ocasião, o Arcebispo, Dom Matias, dará posse ao primeiro pároco, Pe. Aerton Sales da Cunha. Às 17h, no Papódromo, haverá a missa, encerrando o CEMAR e em ação de graças pelo centenário da Diocese. A celebração será presidida por Dom Geraldo Lyrio, Arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB. Após, a missa terá show com Pe. Zezinho.



A programação completa do CEMAR está disponível no na internet, no endereço: www.arquidiocesedenatal.org.br.





Comissão episcopal revisa e traduz textos litúrgicos, na sede da CNBB


Na manhã desta terça-feira, 15, teve início na sede da CNBB, em Brasília, a reunião dos Bispos da Comissão Episcopal encarregada da revisão e tradução dos textos litúrgicos usados no Brasil (Cetel).


Em pauta, a revisão dos textos litúrgicos da Semana Santa e Tempo Pascal. Concluída a revisão, os textos serão enviados a todos os bispos do Brasil para que façam suas observações.


Durante a próxima Assembleia Geral, que acontece em maio de 2010, em Brasília, os textos serão votados em plenário.


Outro ponto de destaque na pauta foi o processo de tradução do martirológio Romano. Este trabalho está sendo coordenado por dom Matias Medeiros, OSB, do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro (RJ). Ele nos explicou o que é o Martirológio Romano.



Mais um padre é assassinado em Santa Catarina

O padre Alvino Broering foi morto a facadas na madrugada desta segunda-feira, 14, em Itajaí (SC), cidade localizada no litoral norte do estado. O religioso era capelão da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e foi atacado por volta das 2h dentro de seu carro, às margens da BR-101. No dia 26 de setembro, foi assassinado o padre Evaldo Martiol, também em Santa Catarina, no município de Caçador.


De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Civil, o padre Alvino , 46 anos, provavelmente foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte). Testemunhas disseram que o padre estacionou o carro em frente a uma empresa e em seguida correu gritando por socorro. Um homem que estava em seu carro o alcançou próximo a um posto de gasolina e o esfaqueou várias vezes.


Mesmo resgatado com vida, o padre não resistiu aos ferimentos. A Polícia busca pistas que possam levar ao autor do crime.


O fato gerou comoção em Itajaí, onde padre Alvino também coordenava uma rádio comunitária. Seu corpo foi velado na Igreja Matriz da cidade.



terça-feira, 15 de dezembro de 2009

VIII Zonal elege coordenador e define ações

Foto: Flavio luiz Padres, religiosas e leigos participaram do encontro do VIII Zonal


O Pe. Mário Gomes de França, responsável pela Área Pastoral de São Bento e Monte das Gameleiras, assumirá a função de coordenador do VIII Zonal, a partir de janeiro de 2010. Ele foi eleito no encontro do Zonal, realizado dia 11 de dezembro, na cidade de Passa e Fica.No encontro, os Padres e agentes pastorais também definiram ações que serão realizadas no próximo ano.


O Miss@o.Com, que é um encontro de formação da Pastoral da Comunicação, será realizado dia 25 de abril, em Passa e Fica; a assembleia do Povo de Deus será realizada dia primeiro de agosto, em Nova Cruz. O projeto de formação dos leigos, que já vinha sendo realizado em 2009, terá prosseguimento, nas paróquias, no próximo ano. Em 2010, os encontros do zonal serão realizados de dois em dois meses. Um dos temas dos encontros, será a Pastoral da Comunicação. A próxima reunião acontecerá no dia 22 de janeiro, em Brejinho, para discutir a Campanha da Fraternidade 2010 e a criação da Comissão de Animação Missionária do Zonal - COMIZO.

Cardeal escreve carta aos sacerdotes do mundo

Por ocasião do Ano Sacerdotal, o prefeito da Congregação para o Clero, cardeal dom Cláudio Hummes (foto), escreveu uma carta aos presbíteros do mundo inteiro, na qual ele enfatiza o valor da oração para os sacerdotes, como alimento indispensável do aspecto espiritual. "Realmente, sem o alimento essencial da oração, o presbítero adoece, o discípulo não encontra força para seguir o Mestre, e assim morre por desnutrição. Conseqüentemente, o seu rebanho se dispersa e, por sua vez, morre". Leia a carta na íntegra no site da CNBB.


Presidente Lula abre a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em Brasília


Começou ontem, 14, a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o discurso de abertura do evento. O presidente enalteceu a diversidade do plenário e destacou a importância da sociedade toda ajudar o Governo a estabelecer as políticas de comunicação para o país.


Ao seu estilo, Lula mandou um recado às organizações empresariais que saíram da Conferência, entre elas, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), que congrega os gigantes das comunicações, e as telecomunicações. “Lamento que alguns atores tenham preferido se ausentar da Conferência. Perderam a oportunidade de construir pontes, mas cada um sabe onde o calo dói”, disse o presidente sob os aplausos da platéia.

O presidente explicou também sobre a convergência de mídias. Este é um tema forte na Conferência. Admitiu que a lei sobre a comunicação no país é “anacrônica” e não pode responder às mudanças por que passou o país nesta área. “Os impactos sociais e políticos desta convergência devem favorecer a pluralidade”, afirmou.
Mais uma vez, o presidente defendeu o debate que se estabelecerá na Conferência. Segundo disse, é preciso haver, em relação à comunicação, “um debate franco e aberto e não enfiar a cabeça na areia como o avestruz”.


Terminado o discurso, Lula acrescentou de improviso algo sobre as rádios comunitárias, atendendo aos gritos que saíram da plateia. De fato, em nenhum momento do discurso ele havia falado das Radcom. Se não agradou pelo conteúdo, pelo menos mostrou que ouviu o grito dos que, com justiça, cobraram dele uma posição sobre as Rádios Comunitárias que terão uma luta infinda nesta Confecom para conseguir suas reivindicações, especialmente o fim de sua criminalização.
Fonte: CNBB

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Paróquias recebem novos Diáconos

Foto: Cacilda Medeiros Novo Diáconos com Arcebispo Dom Matias Patricio

Aconteceu no sábado, 12 de dezembro a ordenação Diaconal de 13 seminaristas, alunos do Seminário de São Pedro, às 17h, na Catedral Metropolitana de Natal, sob a imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Após a ordenação os novos Diáconos irão atuar nas seguintes paróquias: Cidinei Firmino da Silva irá para a paróquia da Candelária, em Natal; Fábio Pinheiro Bezerra, permanece em Canguaretama, onde já realizada trabalhos como seminarista; Helenildo Marques de Morais, para Várzea; Ivanilson Alexandrino, vai para João Câmara; Janilson Francisco de Macêdo, permanece em Lajes; João Maria Dias da Silva, vai para Pedro Velho; João Paulo Costa da Silva, para Sagrada Família, nas Rocas, em Natal; José Pereira da Silva Neto, para Santa Cruz; Leilson Leandro da Silva, para Santa Teresinha, no Tirol, em Natal; e Severino da Silva Neto, para Cristo Rei, em Pirangi.

Dos três Diáconos dos Filhos de Santana, dois atuarão na comunidade Guarapes, da Paróquia do Beato Ambrósio Francisco Ferro, no Planalto, em Natal: Cristiano Vieira da Costa e Eliano Firmino Silvestre. O terceiro, Fábio José Costa, irá para a casa dos Filhos de Santana, em Fortaleza-CE.


Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Papa abençoa imagens do Menino Jesus levadas à praça São Pedro pelas crianças de Roma


Na alocução que precedeu a oração mariana, o Santo Padre ressaltou neste terceiro domingo do Advento, chamado "Domingo Gaudete" (Domingo da Alegria), que São Paulo na carta aos Filipenses diz: "Alegrai-vos no Senhor! Repito, alegrai-vos. O Senhor está próximo". "A Igreja nos acompanha rumo ao Santo Natal e nos ajuda a redescobrir o sentido e o gosto da alegria cristã, tão diferente da alegria apresentada pelo mundo" – frisou o papa.


Bento XVI repetiu o gesto familiar que desde Pio XII todos os Pontífices realizaram antes do Natal, abençoando as imagens do Menino Jesus que serão colocadas nos presépios das famílias católicas de Roma. As imagens foram levadas à Praça São Pedro por várias crianças romanas.


"É para mim motivo de alegria saber que em suas famílias se conserva a tradição de montar o presépio. Porém, não basta repetir um gesto tradicional, por mais importante que ele seja. É preciso viver na realidade de todos os dias o que o presépio representa, ou seja, o amor de Cristo, a sua humildade, a sua pobreza" – frisou o pontífice.


Bento XVI saudou em várias línguas os fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro e desejou que a alegria deste III Domingo do Advento acompanhe todos os fiéis.


Fonte: Catolicanet.com

CNBB lança concurso para música do hino da Campanha da Fraternidade 2011


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, está lançando o Concurso para a música do hino da Campanha da Fraternidade de 2011. O tema e lema da CF são respectivamente: Fraternidade e a Vida no Planeta; A Criação Geme em Dores de Parto.


Segundo o texto que está no site da CNBB (www.cnbb.org.br) a apresentação da composição deve ser escrita em pauta, com a indicação dos acordes (cifras) para o acompanhamento instrumental. As melodias que não vierem anotadas na pauta, automaticamente, não serão submetidas ao concurso. E também deve ser enviada em CD, com ou sem acompanhamento instrumental.

As composições devem se enviadas à CNBB até o dia 10 de abril de 2010, trazendo apenas o pseudônimo (nome de fantasia) do autor, no remetente. A CF de 2010 será ecumênica e abordará o tema “Economia e vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.




Foto: Cartaz da CF 2010


Fonte: catolicanet.com

domingo, 13 de dezembro de 2009

Bairro encerra festa de padroeira

Fotos: Robervânio Heverton
Em sua homilia Pe. Edilson Nobre falou da Grande Historia de Fé e de perseverança da Santa Padroeira da Visão, Santa Luzia e de outros santos da nossa igreja.

O Bairro de Santa Luzia, na cidade de Nova Cruz encerrou na tarde deste domingo, 13 de dezembro,a festa em honra a sua padroeira. Grande multidão acompanhou a procissão e a missa solene presidida pelo pároco da paroquia Pe. Edilson Nobre, encerrando assim o tríduo a Santa Luzia. A Festa de Santa Luzia é realizada de 11 a 13 de Dezembro, com missas - com participação das diversas pastorais, movimentos e serviços, padrinhos, e outros celebrantes, como Iranildo Augusto, vigário paroquial da Paróquia. Ainda são realizados quermesse e Festa social.

Os Fieis acompanham e levam a imagem de Santa Luzia nas ruas do Bairro

Pe. Edilson, Seminarista jailson e Irmã Aparecida a frente do Cortejo

Coroinhas e Ministros

Grande multidão participa da procissão

Chegada da Procissão na capela do Bairro

Santa Luzia a padroeira protetora da Visão

O Ministério de musica do ECC fez a animação da missa

Pe. Edilson Nobre no momento de incensar a imagem

Os fieis que compareceram no encerramento da Festa de Santa luzia

Pascom define ações para 2010

A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz já definiu as atividades que serão realizadas em 2010. Entres elas estão a reunião mensal ,no segundo sábado de cada mês na sala da pascom; realizar cinema nos bairros, exibindo filmes cristão, entre outros que foram complementados com plano diocesano da Pascom. A novidade para 2010 é a realização do Fórum de Comunicação Social que acontecerá no dia 14 de maio, iniciando o Tríduo da Comunicação, em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações. O plano foi elaborado no último dia 12, no Encontro de avaliação e planejamento que aconteceu no Centro Pastoral do Catolé, com assessoria do Assistente Eclesiástico da Pascom, Pe. Edilson Nobre.
Fotos: Flavio luiz

Membros da Pascom elaboraram o plano de ação para 2010

Pastoral da Juventude reúne coordenadores


Coordenadores dos grupos de jovens participam do encontro
A Pastoral da Juventude da Paróquia de Nova Cruz reuniu cerca de 15 coordenadores das diversas comunidades que tem grupo de jovens, na manhã deste domingo, 13, no Lar de Maria. "O objetivo é reunir os coordenadores e passa para eles como os jovens devem vivenciar o Espírito Natalino" explica a coordenadora Paroquial da Pastoral da Juventude, Karla Priscila. No encontro os jovens participaram de momentos de oração, animação, formação e terminaram com a confraternização.