terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Arquidiocese da Paraíba celebra centenário



Para comemorar 100 anos de elevação da diocese ao título de arquidiocese da Paraíba, foi realizada uma missa solene, presidida pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto, no dia 22 de fevereiro, na Igreja de São Francisco, no Centro de João Pessoa (PB). 

 “Resta-nos agradecer a Deus pelo seu imenso amor manifestado por nós, ao tempo em que nos dispomos a servi-lo em sua Igreja, para em tudo amar e servir, para a sua maior honra e glória e para o crescimento do reino de Deus”, disse dom Aldo Pagotto.

Na ocasião, o presidente do regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), dom Genival Saraiva França, leu a homilia escrita pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, que não pôde comparecer ao evento.

A missa reuniu cerca de 8 mil pessoas e dezenas de padres e bispos do regional.

História
Em 27 de abril de 1892, o papa Leão XIII, por meio da Bula Ad Universas Orbis Ecclesias, desmembrou o território que compreendia os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Dessa forma, constituiu uma nova diocese com sede em João Pessoa, instalada no dia 4 de março de 1894, com a presença do seu primeiro bispo, dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques. Em fevereiro de 1914, o papa São Pio X elevou a diocese da Paraíba à condição e dignidade de arquidiocese e de sede metropolitana.

Fonte: CNBB/Regional Nordeste 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário