segunda-feira, 14 de março de 2016

Livro retrata história das Paróquias potiguares







Nesta segunda-feira (14), a Arquidiocese de Natal, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), lança o livro “Paróquias potiguares: uma história”. De autoria do Padre Normando Pignataro Delgado (in memoriam), a obra, fruto de uma pesquisa do sacerdote, traz aspectos históricos e geográficos de 98 paróquias do Rio Grande do Norte. O lançamento será realizado no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, na Cidade Alta, em Natal, às 19h30.

 
A apresentação da obra foi feita pelo advogado e membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Jurandy Navarro, que destacou que a obra traz uma importante contribuição para o contexto histórico da população local. “Trata-se de um trabalho, sobretudo, de pesquisa, labor que tomou amplo espaço de tempo e de inteligente elaboração. A memória  da Igreja potiguar tem sido divulgada ao longo do tempo e são poucos autores dedicados ao seu registro”, frisou.

 O autor



Padre Normando Pignataro Delgado nasceu 9 de março de 1934, em Nova Cruz (RN) e ordenado sacerdote em 15 de março de 1974. Foi pároco da Paróquia de São José, em São José de Campestre, e de São Camilo de Léllis, em Lagoa Nova, Natal.

Escreveu alguns livros, entre eles “As floradas do Pau D’arco”, com enfoque na história dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Quando faleceu, em primeiro de fevereiro de 2012, estava finalizando o livro-documentário “Paróquias Potiguares: uma história”.


A  Obra


O livro “Paróquias Potiguares: uma história” conta com 447 páginas, relata a história da criação de 98 paróquias, no Rio Grande do Norte. A primeira delas é a mais antiga do RN, a de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, criada pelo alvará régio de 1597.



Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário