quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Pascom elege formação e espiritualidade como prioridades para 2015


A Pastoral da Comunicação, da Arquidiocese de Natal, elegeu formação e espiritualidade como prioridades para o ano de 2015. No item formação, o objetivo é qualificar lideranças e agentes pastorais da comunicação, da liturgia e da catequese. Já, no item espiritualidade, a finalidade é cultivar a espiritualidade do comunicador, conforme estabelece o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Além disso, a Pascom também decidiu estabelecer orientações, em 2015, para a utilização das mídias digitais.

Quanto às ações, a Pastoral da Comunicação planejou algumas para colocar em prática, no próximo ano. Uma delas é a realização de um retiro para agentes da Pascom e demais envolvidos para a comunicação. Segundo o plano arquidiocesano, deverá acontecer um retiro, no ano, em cada um dos três vicariatos territoriais da Arquidiocese. Outra atividade será o ‘Miss@o.Com”, encontro de formação, através de oficinas, realizado em nível de zonal.

O Plano Arquidiocesano também estabelece que as equipes paroquiais da Pascom façam o estudo sistemático do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. As paróquias, também, deverão definir uma programação para comemorar o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será comemorado dia 17 de maio. Em 2015, o tema da mensagem do Papa Francisco será: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. A reflexão retoma os ensinamentos de São João Paulo II, na Exortação Apostólica Familiaris Consortio, que trata das mudanças culturais e a família.

Outra atividade prevista pela Pascom da Arquidiocese de Natal, para o próximo ano, será a realização de um seminário sobre a “Ação pastoral comunicativa da Igreja”, marcada para o dia 19 de abril.
Além dessas ações, a agenda Pascom contempla outras atividades, como formação para os correspondentes do Programa Ritmo Pastoral, dia 28 de fevereiro; participação no 3º Mutirão Estadual de Comunicação, de 24 a 26 de abril, em Caicó; participação no 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação, de 15 a 19 de abril, em Vitória (ES), e o encontro arquidiocesano de avaliação e planejamento, dias 28 e 29 de novembro, em Natal.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário