domingo, 12 de janeiro de 2014

Londrina (PR) sediará 14ª Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base



O próximo Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) será realizado na arquidiocese de Londrina (PR), em 2017. O anúncio foi feito hoje, 11, ao final da 13ª edição do evento, que ocorre em Juazeiro do Norte, diocese de Crato (CE), desde o dia 7 de janeiro.

Foi divulgada também a carta final do 13º Intereclesial das CEBs ao povo de Deus. “O Cariri, ‘coração alegre e forte do Nordeste’, se tornou a ‘casa’ onde se encontraram a fé profunda do povo romeiro, nascida do testemunho do padre Ibiapina e do padre Cícero, da beata Maria Madalena do Espírito Santo Araújo e do beato Zé Lourenço, com a fé encarnada do povo das CEBs nascida do grito profético por justiça e da utopia do Reino”, afirmam os romeiros, no documento final, a respeito da cidade que sediou o encontro, Juazeiro do Norte.

No texto, os delegados das CEBs ressaltam também a carta enviada pelo papa Francisco, por ocasião do Intereclesial. “Romeiros e romeiras sempre voltam para seu chão, repletos de fé e esperança. Nós também voltamos como romeiros e romeiras grávidos da utopia do Reino que é das CEBs. Voltamos para nosso chão, com uma mensagem do papa Francisco, bispo de Roma e Primaz na Unidade. Dele recebemos reconhecimento, encorajamento, convite a continuarmos com pisada firme a caminhada de sermos Igreja Romeira da justiça e profecia a serviço da vida”, acrescentam.

O 13º Intereclesial das CEBs reuniu mais de cinco mil pessoas. Segundo dados divulgados pela organização do evento, participaram do encontro 4.036 delegados dos 18 regionais da CNBB. Também estiveram presentes 72 bispos, 232 padres e 145 religiosos (as), bem como 75 lideranças indígenas, 20 representantes de igrejas cristãs e 35 de outras religiões, 36 estrangeiros e 68 membros da coordenação ampliada, além de membros das equipes que prestaram serviço e visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário