sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Igreja dedica domingo à vida consagrada

A instalação do Mosteiro das Carmelitas Descalças, em Natal,
aconteceu em julho de 2009
Foto: Cacilda Medeiros


Dentro do mês vocacional, celebrado em agosto, a Igreja Católica dedica cada domingo a uma vocação específica: o primeiro domingo é dedicado ao ministério ordenado; o segundo, à família; o terceiro, à vida consagrada; o quarto, aos catequistas, e o quinto domingo, quando há, é dedicado aos ministérios leigos.

Neste domingo, 15, dia da Assunção de Nossa Senhora, a Igreja lembra os religiosos e as religiosas. Na Arquidiocese de Natal, a data será comemorada com um encontro, na Catedral Metropolitana, das 8 às 13 horas. Organizado pela Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB, núcleo de Natal, o encontro tem como tema: “A dimensão profética da vida consagrada na Igreja de Natal”. No encerramento, às 11 horas, há missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.


De acordo a doutora em História da Igreja, Irmã Vilma Lúcia, foto acima, a comemoração da data, no Brasil, tem dois antecedentes: a 9ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Vida Consagrada, em 1994, e a Exortação Apostólica Vita Consecrata, de 25 de março de 1996. “Partindo destes pressupostos, foi, oficialmente, instituído e estendido a toda a Igreja, o Dia do Consagrado, pelo Papa João Paulo II, em 1997”, explica Irmã Vilma. E acrescenta: “Isto porque as dioceses já o celebravam, desde há muitos anos”.

Fonte: Jornal A Ordem online

Nenhum comentário:

Postar um comentário