O 10º Encontro da Pastoral Brasileira no Exterior, órgão ligado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que cuida dos interesses e formação de agentes pastorais para o trabalho junto aos imigrantes no exterior, foi realizado na cidade norte-americana de Atlanta.
Os encontros da Pastoral se realizam a cada dois anos, e tem como objetivo avaliar, apontar metas, dividir e comungar experiências, conhecer os desafios e dificuldades desses imigrantes, e receber as orientações da Igreja para a vida das comunidades católicas formada pelos brasileiros residentes no exterior.
A cidade de Atlanta, no estado da Georgia, foi escolhida para sediar esta edição do encontro que conta com a participação dos padres brasileiros que atuam nos Estados Unidos, leigos representantes das dioceses, além dos bispos: dom Edgar Cunha, representante das Comunidades Brasileiras junto a Confederação dos Bispos Norte-Americanos e dom Alessandro Ruffinoni, bispo coadjutor de Caxias do Sul (RS) e atual coordenador da Pastoral Brasileira no Exterior.
No último encontro ocorrido em Boston (EUA), no ano de 2008, o padre Allan Deck, representante da Conferência dos Bispos Americanos explicou especificamente o trabalho dos bispos junto às classes emigratórias. Observou que é de suma importância que lideranças locais criem subsídios e espaços para formar o povo (no caso os brasileiros) e que se promova uma integração junto à igreja local sem perder as raízes culturais e os costumes do país de origem e usar isso na evangelização do povo.
O tema do 10º Encontro da Pastoral Brasileira no Exterior é "Integrar para Evangelizar" e baseando-se no Documento de Aparecida, os agentes pastorais buscarão alternativas e propósitos que tratam da importância da integração do imigrante na comunidade local.
Fonte: Regional Nordeste 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário