segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Fiéis comemoram dia da padroeira do Brasil


Fé. Esse é o sentimento que conduz a vida de milhares de brasileiros. Todas movidas pelo amor e pelo conforto encontrados nas belas mensagens das orações da padroeira do Brasil. Na Paróquia de Nova Cruz quatro comunidade encerra neste dia 12, a festa da padroeira Nossa Senhora Aparecida. São as comunidade de Lagoa Seca, Macacos, Assentamento e Bairro Peixoto Mariano. Procissões e missas acontecerão nessas comunidades.

A história da imagem da padroeira do país por si só já é considerada um milagre. A chamada “pescaria milagrosa” aconteceu em 12 de outubro 1717, no Porto Itaguaçu, na curva do Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, onde três pescadores encontraram a figura de Nossa Senhora Aparecida. Na primeira vez que lançaram a rede nas águas, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves encontraram o corpo da imagem. Logo após, a cabeça. Depois do “resgate”, muitos peixes começaram a surgir no rio. Esse seria a primeira graça registrada.

Durante 15 anos, a imagem ficou na casa de um dos pescadores, Filipe Pedroso, onde os fiéis se reuniam para orar. Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora foi crescendo e ultrapassou fronteiras. O primeiro espaço criado para cultuar a padroeira foi um oratório no Porto de Itaguaçu. Em 1834, foi iniciada a construção da Basílica Velha. Na década de 80, a Basílica Nova passa a ser o novo templo de orações. Coroada em 1904, Nossa Senhora Aparecida recebeu o título de rainha e padroeira oficial do Brasil em 1929, pelo Papa Pio XI.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida é popular, primeiramente porque é a padroeira do Brasil. A representação que ela tem no mundo católico e até em outras religiões é muito grande. A maioria dos brasileiros respeita a devoção a Nossa Senhora Aparecida. Todos os povos são filhos de Deus e de Maria. A Virgem Maria continua realizando milagres pelo Brasil e até pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário