quarta-feira, 30 de maio de 2012

Congresso Eucarístico marca aniversário de paróquia




Jesus Eucarístico é o tema das reflexões durante o Congresso
Foto: Cacilda Medeiros


A Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, na zona norte de Natal, completa 30 anos de criação. Para marcar a comemoração, o pároco, Padre José Sílvio de Brito, juntamente com o vigário paroquial, Padre Robson do Nascimento, e os Diáconos João Manoel Neto e Domingos Martins de Oliveira e a comunidade de fiéis leigos, decidiram organizar o primeiro Congresso Eucarístico Paroquial, realizado no período de primeiro a 7 de junho.

No dia primeiro, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento e Hora Santa, em todas as comunidades da Paróquia; no dia 2, mais de 300 jovens receberão o Sacramento da Crisma, na Catedral Metropolitana de Natal, durante celebração, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Domingo, dia 3, às 7h30, na Igreja Matriz, haverá celebração de missa, presidida pelo pároco emérito, Padre Thiago Theisen. Após, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, até às 17h30. A cada hora, um grupo ou pastoral dirigirá a adoração. Às 17h30, na Matriz, será celebrada missa, presidida pelo Padre Robson do Nascimento.

No período de 4 a 6, sempre às 19h30, na Igreja Matriz, haverá celebração de missa. A cada noite, um padre é convidado para fazer reflexão de um tema ligado à eucarística. No dia 4, o tema será: “O que é a Eucaristia” e será refletido pelo administrador da Paróquia de Santa Luzia, em Boa Esperança, Padre Humberto Luiz de Negreiros; No dia 5, “A dimensão missionária da Eucaristia”, abordado pelo Padre Francisco das Chagas de Souza, pároco da Paróquia do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, e Vigário Episcopal Urbano; e, no dia 6, o tema será: “Eucaristia, alma da Igreja”, com a reflexão dirigida pelo Padre Dalmário Barbalho, assistente eclesiástico das Comunidades de Vida e Aliança e da Renovação Carismática Católica.

A programação será encerrada no dia 7, feste de Corpus Christi. Nesse dia, a missa será celebrada, às 16h30, na Capela de São João Evangelista, no bairro Soledade I, presidida pelo pároco, Padre José Sílvio. A Capela de São João Evangelista foi a primeira a ser construída, antes mesmo de a Paróquia ser criada. Após, os fiéis sairão em procissão, com Jesus Sacramentado, até à Igreja Matriz, onde será dada a bênção do Santíssimo. Para a ocasião, os setores pastorais prepararão tapetes feitos de pó de madeira, para enfeitar o corredor central da Igreja Matriz.

“São trinta anos de Paróquia. Então, para rendermos graças a Deus, decidimos refletir sobre o que é o centro da nossa Igreja: a Eucaristia”, explica Padre José Sílvio. E acrescenta: “Às vezes, nem temos consciência do real valor da Eucaristia. Ela é o alimento da Igreja. Por isso, durante as noites do Congresso, vamos refletir sobre temas eucarísticos”.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário