sábado, 19 de janeiro de 2013

Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia realiza Nordestão de Liturgia



Entre os dias 14 e 25 de janeiro, acontece em Crato (CE), o Nordestão de Liturgia. O curso, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está sendo realizado no Centro de Expansão dom Vicente de Paulo Matos.

Há dezenove anos acontece o Nordestão de Liturgia, que tem o objetivo de “construir, como discípulos missionários de Jesus Cristo, um saber teológico-litúrgico, a partir das práticas celebrativas dos participantes, à luz da Tradição e da renovação do Vaticano II, priorizando o rito, que é fonte de uma liturgia orante e inculturada no chão nordestino”.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, padre Hernaldo Pinto de Farias, o curso conta com três etapas e, ao todo, são 171 participantes em cada uma das etapas: 96 participantes, na primeira etapa; 43 participantes, na segunda etapa; e 32 participantes, na terceira etapa.

O bispo de Crato e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, dom Fernando Panico, sendo perguntado sobre a importância deste curso para o Nordeste, disse: “O curso é um grande presente de Deus para o Nordeste, pois, nestes dezenove anos de existência, tem promovido uma verdadeira renovação da liturgia no nordeste. Por causa disso, e agora em sua modalidade também de especialização, tem aumentado o número de participantes a cada ano”.

Dom Fernando Panico ainda explica que o Nordestão é “um espaço de vida nova na Igreja. Ele vem responder aos anseios e inspirações emanadas da Constituição Sacrosanctum Concilium, neste ano do seu jubileu de ouro, do Catecismo da Igreja Católica, em seus vinte anos de promulgação, que em sua IV seção sobre a liturgia nos dá uma riqueza de conteúdos para serem postos em prática”.

Para o bispo é um momento especial e propício para a realização do curso. “O Nordestão de liturgia encontra-se dentro do ano da fé. Onde podemos assumir, viver, aprofundar e amadurecer a nossa fé, se não na liturgia?”, pergunta o bispo. “Desejo que todos os participantes, vindos das mais diversas dioceses do norte, nordeste e sul do Brasil, sintam-se em casa aqui nas terras do Cariri. E que aprofundem sua fé pelo estudo da liturgia ‘cume e fonte’ da vida da Igreja”, finaliza.


Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário