domingo, 9 de dezembro de 2012

Fé e devoção no encerramento da festa da padroeira de Nova Cruz


A programação de encerramento da Festa da Padroeira da cidade e da Paróquia de Nova Cruz teve inicio às 9 horas da manhã com missa e primeira eucaristia. Depois aconteceu a reza do oficio e benção do Santíssimo Sacramento. A grande expectativa era na hora da procissão onde centenas de fieis devotos demostram a devoção popular para com a Mãe do salvador. 

Há 152 anos uma alegria intensíssima encheu de júbilo as fileiras católicas do mundo inteiro: a notícia da proclamação do dogma da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem. O Bem-aventurado Papa Pio IX, fundamentado na Sagrada Escritura e no testemunho constante da Tradição (a transmissão oral passada de geração a geração), e por virtude do Magistério infalível, declarou ser de revelação divina que Maria Santíssima foi totalmente isenta do pecado original, desde o primeiro instante de sua concepção, consignado como está na Bula Ineffabilis Deus, de 8 de dezembro de 1854. Quatro anos após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, no dia 25 de março de 1858, em Lourdes, Nossa Senhora confirma tal verdade de fé. Quando a pequena vidente Bernadette Soubirous perguntou-Lhe quem era Ela, Nossa Senhora, depois de estender os braços — como se vê na Medalha Milagrosa —, juntou as mãos à altura do coração e respondeu: “Eu sou a Imaculada Conceição!”


O dia 8 de dezembro é dedicado a Imaculada Conceição. Em Nova Cruz é feriado municipal por ser também padroeira da cidade. Como acontece todos os anos em Nova Cruz é dia festa. Por volta das 12 horas um grande pipocaço tomou conta da cidade, quando as famílias católicas soltaram fogos. A tarde a presença de vários fieis das comunidades e membros das pastorais da paróquia participaram da procissão e missa de encerramento que foi presidida por Dom Matias Patricio e concelebrada pelos padres Assis e Janilon. Veja como foi o dia da padroeira em Nova Cruz: 

PRIMEIRA EUCARISTIA



 A missa da primeira Eucaristia, presidida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis e concelebrada pelo vigário paroquial, Pe. Janilson de Macedo.

Catequista Luzia fez o comentário da missa

Coral da Infância missionária animou a missa

Momento da Eucaristia

Catequistas e familiares participaram da missa



Catequistas com os padres Assis, Janilson  e Ir. Gilvanete



BENÇÃO DO SANTÍSSIMO

Reza do oficio da Imaculada


Momento da benção do Santíssimo




PROCISSÃO E MISSA DE ENCERRAMENTO



 Por volta das 16 horas a procissão com a imagem da Imaculada Conceição saiu da Igreja Matriz, percorreu diversas ruas até voltar para Matriz







Na procissão fieis devotos demostram sua fé em agradecimentos por graças alcançadas


Missionários com os quadros da Imaculada

Da esq.: Pe. Assis, dom Matias e Janilson


Diácono Jeová proclamou o Evangelho



Nenhum comentário:

Postar um comentário