terça-feira, 19 de março de 2013

Dom Jaime é nomeado presidente de Comissão


Dom Jaime é o presidente da Comissão pró instalação Universidade Federal do Seridó
Foto: Cacilda Medeiros


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, foi escolhido para presidir a comissão pró instalação da Universidade Federal do Seridó. A comissão também é integrada por representantes dos poderes públicos e da sociedade civil.

Na última segunda-feira, 18, das 9 às 13 horas, aconteceu uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, para tratar da possibilidade de instalar a Universidade na Região do Seridó. Da audiência, que teve como proponente o deputado estadual Nélter Queiroz, participaram o Arcebispo, Dom Jaime; o Senador José Agripino; a Governadora Rosalba Ciarlini; o Presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, além de outras lideranças políticas, religiosas, da sociedade civil organizada e a imprensa. 

No início da reunião, Dom Jaime enfatizou que a instalação da Universidade Federal trará mais desenvolvimento para a Região do Seridó. "É uma região sem maiores projetos de desenvolvimento econômico. A Universidade, certamente, fortalecerá a Região", destacou. Já, a governadora, Rosalba Ciarlini, fez a memória de alguns passos dados em prol da instalação. "Precisamos, cada vez mais, reunir forças vivas, nessa luta: autoridades, a Igreja e sociedade", enfatizou. E acrescentou: "Uma univerisdade é uma força muito grande em qualquer região." Ela disse que que o governo do Estado se coloca à disposição para contribuir no projeto.

O Presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, informou que o Ministro da Educação, Aluísio Mercadante, virá ao Rio Grande do Norte, no mês de abril. Henrique se comprometeu em marcar uma audiência com o Ministro para que a Comissão possa entregar o projeto da Universidade a ele. A reitora da UFRN, por sua vez, afirmou que estará presente em qualquer instância que queira discutir a educação. "Talvez este seja um momento muito singular para mim, ver tantas instituições reunidas, discutindo a educação", destacou Ângela.
A luta pela criação da Universidade Federal do Seridó é uma iniciativa da Diocese de Caicó, Colégio Diocesano Seridoense e Associação dos Ex-alunos do CDS. Uma outra reunião para tratar do assunto foi realizada dia 28 de fevereiro, na sala da governadora Rosalba Ciarlini, e também contou com a participação do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário