O arcebispo emérito do Rio de Janeiro (RJ), cardeal dom Eugênio de Araújo Sales encerrou na dia 22, a publicação de artigos na imprensa que acontecia desde 1971. No último artigo “A alegria pascal”, o cardeal fala da verdadeira alegria que sacia o coração humano e pontua as diferenças entre alegria e prazeres.
“As pessoas humanas trocam muitas vezes a alegria pelos prazeres. Mas o prazer não é alegria; é uma excitação momentânea e passageira, que deixa a pessoa recair no vazio, na decepção e na solidão”, diz o cardeal num trecho do artigo.
Dom Eugenio fala ainda de duas alegrias suas. Uma é o “empenho pelo Evangelho, esta causa sublime de Deus” que se dedicou durante toda a sua vida. A outra, que, segundo o cardeal é motivo de incalculável alegria é o seu sucessor dom Orani João Tempesta. “[...] é um homem sábio que nos foi dado por Deus. Ele não só continuará o que procurei fazer, mas seu espírito aberto, sal grande experiência e sua vida de homem de Deus darão à Igreja nova força de presença transformadora”, escreveu dom Eugênio.
O jornal O Globo, trouxe na sexta-feira uma matéria especial “O adeus do pastor”, na qual comenta a atuação de dom Eugênio nos bastidores, em defesa dos perseguidos políticos no tempo do regime militar e sua proximidade com a imprensa. O jornal lembra ainda que, durante 40 anos dom Eugênio escreveu colunas no O Globo. “Na primeira, de 30 de abril de 1971 ele se apresentava como sucessor de dom Jaime de Barros Câmara, e continuador da milenar tradição da Igreja [...]”.
No dia 30 de abril, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, vai publicar artigo em homenagem a dom Eugênio Sales.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário