terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Bento XVI: "As crianças desejam ser amadas por uma mãe e um pai que se amam"


Bento XVI recebeu em audiência nesta segunda-feira, no Vaticano, os participantes da 19ª Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família.

A plenária teve início com a celebração eucarística presidida pelo cardeal-secretário de Estado, Tarcisio Bertone, e com as boas-vindas aos participantes, por parte do presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli.


Em seu discurso o papa reiterou que "ajudar a família e promover o seu verdadeiro bem, seus direitos, sua unidade e estabilidade é a melhor maneira para tutelar os direitos e as autênticas exigências dos menores" – frisou o papa, que acrescentou:


"A família, fundada no matrimônio entre o homem e a mulher é a maior ajuda que se possa oferecer às crianças. Elas desejam ser amadas por uma mãe e um pai que se amam, e precisam morar, crescer e viver juntas com seus pais, porque a figura materna e paterna são complementares na educação dos filhos e na construção de sua personalidade e de sua identidade. É importante fazer de tudo para que as crianças cresçam numa família unida e estável" – ressaltou Santo Padre.


"Um ambiente familiar não sereno, a divisão dos pais e, em particular, a separação com o divórcio não deixam de trazer consequências para as crianças", alertou Bento XVI em seu discurso.


O papa dedicou grande parte de seu discurso aos direitos da criança, tema principal da plenária do Pontifício Conselho para a Família. O pontífice lembrou que a Igreja, "ao longo dos séculos, trabalhou em favor da tutela da dignidade e dos direitos dos menores e, de muitas maneiras, tomou conta deles".


Bento XVI afirmou ainda, que a Igreja Católica "não deixa e não deixará de condenar os abusos perpetrados contra os menores por parte de alguns membros da Igreja".


"Infelizmente, em vários casos, alguns de seus membros, agindo em contraste com o este compromisso, violaram tais direitos: um comportamento que a Igreja não deixa e não deixará de deplorar e condenar. A ternura e o ensinamento de Jesus, que considerou as crianças um modelo a ser imitado para entrar no Reino de Deus, sempre foi um apelo incessante a nutrir pelas crianças um profundo respeito e amor" – disse ainda o papa.


"É bom que os bispos promovam a troca de experiências significativas, ofereçam estímulos em favor de um sério compromisso pastoral neste campo e dêem particular atenção a fim de que a vocação dos casais e torne uma riqueza para toda a comunidade cristã e, sobretudo no contexto atual, um testemunho missionário e profético" – sublinhou o Santo Padre.


O papa falou ainda, sobre os eventos promovidos neste período pelo organismo vaticano, em vista do 7° Encontro Mundial das Famílias, que se realizará, em Milão, em 2012.


A plenária do Pontifício Conselho para a Família se encerra na próxima quarta-feira.
Leia na íntegra a mensagem do Papa: Católicanet.com
Fonte: Católicanet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário