sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pe. Sávio fala sobre o Bote Fé Natal


Desde o final do ano passado, a Arquidiocese de Natal se dedica à organização da gravação do DVD ‘Bote Fé Brasil’. O DVD, idealizado pela Comissão da Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dirigido pela Gravadora Sony Music, será gravado dia 10 de fevereiro, nas areias da Praia do Forte, em Natal. O assessor nacional da Comissão da Juventude, Padre Sávio Ribeiro, explica como será o Bote Fé e a gravação do DVD, na Arquidiocese de Natal.

O que é o Bote Fé?

Dentro do processo que estamos fazendo para dinamizar a passagem da cruz e ícone da Jornada Mundial da Juventude – JMJ em cada Diocese do Brasil, a CNBB, através da Comissão da Juventude, propõe três eixos norteadores que sevem para este momento histórico para a nossa Igreja: a celebração, a formação e a ação social. Estas ações devem ser pensadas através de um programa evangelizador chamado ‘Bote Fé’, a ser realizado na passagem da cruz e do ícone por todas as Dioceses brasileiras.

Como está a receptividade do evento, em Natal?

Em Natal, nosso Arcebispo nomeou uma equipe especifica para este evento. Eu fiquei como representante nomeado pela CNBB para este projeto, em nível nacional. Por isso, estou aqui colaborando com a Arquidiocese da qual faço parte como membro do clero. Em Natal, o projeto foi prontamente acolhido. Padres, religiosos, leigos adultos e, principalmente, pelos jovens para os quais o projeto foi pensado. Em menos de 24 horas, mais de cem jovens se inscreveram para voluntários deste projeto, no tocante à gravação do DVD. Este é apenas um dos sinais que nos surpreendeu e nos encheu de alegria.

Quais serão os pontos altos do evento, em Natal?

Em Natal, teremos algumas peculiaridades que merecem destaque. A CNBB escolheu Natal para sediar a gravação do DVD ‘Bote Fé Brasil’, com a presença de 25 grandes artistas nacionais que virão à nossa capital a convite da CNBB para este momento histórico e único dentro deste processo. Esta gravação contará com a organização da Sony Music, maior gravadora do mundo. Aqui estarão os Padres Fábio de Melo, Reginaldo Manzoti, Zezinho, Robson, Joãozinho e Antônio Maria; bandas consagradas nacionalmente como Rosa de Saron, Adoração e Vida, Dominus, Missionário Shalon, Vida Reluz e Anjos de Resgate; cantores como Adriana, Eugênio Jorge, Suely Façanha, Ziza Fernandes, Zé Vicente, Eliana Ribeiro, Cantores de Deus, Eros Biondini, Jake, Celina Borges, Deivison Silva, Luís Carvalho, Olivia Ferreira, dentre outros; artistas da nossa terra, como Sandro Menezes, Emanuel Estênio, Adriana (da Banda El Shaddai), Padre Nunes e Padre Humberto. Todos em uma mesma noite! Teremos também a produção musical de Guto Graça Melo, que dispensa qualquer comentário. Um projeto grandioso, ousado e que mostrará Natal para o Brasil e o mundo. Precisamos da presença maciça de todas as nossas paróquias e comunidades. Por uma questão de espaço e de gastos, só teremos a possibilidade de acolher trinta mil pessoas nessa gravação histórica, que acontecerá no dia 10 de fevereiro, na Praia do Forte, em Natal. Os ingressos serão vendidos, e trocados posteriormente, por camisas, a partir do dia 10 de janeiro, ao preço promocional de 25,00 para todas as primeiras dez mil pessoas que os procurarem. Todas as informações já estão no site www.botefenatal.com.br. Nos dias 11 e 12 de fevereiro tudo será gratuito, possibilitando a participação de todo o povo de Deus. Alguns dos artistas nacionais estarão presentes nestes momentos de peregrinação dos símbolos da JMJ. Teremos mobilizações em diversos pontos de Natal, como na Catedral, em Mãe Luíza, Candelária, na Zona Norte, em Uruaçu – São Gonçalo do Amarante e em Santa Cruz. Todos estão convidados! Vejam os detalhes no site.

O que fica para a juventude, após o Bote Fé?

A exemplo das outras cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia, por onde os símbolos da JMJ já passaram, podem permanecer três principais legados. A consolidação afetiva e efetiva do Setor Juventude Diocesano, como grande responsável por todas as ações de evangelização para os jovens. Movimentos, novas comunidades, pastorais, organismos e Ccngregações que trabalham com jovens, unidas em um projeto comum, como tem acontecido pelo Brasil afora. Se bem pensado e estruturado, é o início de um programa formativo através das vertentes sugeridas nacionalmente, a partir da passagem da cruz e do ícone de Nossa Senhora. O despertar para a ação caritativa dos jovens de uma maneira organizada. Precisamos combater com veemência algumas “chagas” que fazem sofrer os nossos jovens como a drogadição, a violência e o uso inadequado das redes sociais.

Fonte: Jornal A Ordem - Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário