segunda-feira, 5 de maio de 2014

Em Missa, bispos agradecem canonização de José de Anchieta

Neste domingo, 4, os bispos do Brasil, reunidos na 52ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP) participaram da Missa em ação de graças pela canonização de José de Anchieta. O santo foi canonizado por decreto assinado pelo Papa Francisco no dia 3 de abril, no Vaticano.
A celebração foi presidida pelo presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno de Assis. Na procissão de entrada, a relíquia de Anchieta, composta por um fragmento do seu osso, foi conduzida por entre os fiéis e foi colocada ao lado do Altar, onde permaneceu durante toda a Missa.
Na homilia, Dom Damasceno destacou que o exemplo e testemunho de Anchieta são inspiração para os evangelizadores de hoje, desafiados a falar à mente e ao coração das pessoas, de modo a levá-las ao encontro pessoal com Jesus Cristo.
“Sua criatividade no anúncio do Evangelho aos indígenas, recorrendo ao teatro e à poesia, interpela-nos quanto aos métodos que usamos nos tempos atuais na nossa missão evangelizadora. Revela-nos a urgência de uma missão inculturada, num país marcado pela pluralidade cultural e étnica”, enfatizou.
O cardeal lembrou que Anchieta, com apenas 19 anos, deixou sua terra e a Universidade de Coimbra, onde estudou, para trazer o anúncio do Evangelho às nossas terras e destacou que este ainda é o maior desafio para a Igreja neste momento da história e que o Papa Francisco tem convidado com insistência a Igreja a viver em “saída missionária”, um termo utilizado por ele mesmo.
“Não podemos ficar apenas no interior de nossas comunidades, mas é necessário ir ao encontro das pessoas mais distantes, mais afastadas, mais esquecidas, mais marginalizadas, para levar também a todas elas a boa nova do Evangelho, de Jesus Cristo, morto e ressuscitado por nós”, recordou Dom Damasceno, citando o apelo do Papa.
O cardeal agradeceu ao Papa Francisco pela canonização de Anchieta. E pediu ao novo santo que interceda pelo Brasil, “para que a Igreja, nesta terra de Santa Cruz continue cumprindo, corajosa e fiel, sua missão evangelizadora”.
A Missa foi a única atividade dos bispos neste domingo. Eles estão reunidos em retiro durante todo o final de semana e retomam suas atividades nesta segunda-feira.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário