quinta-feira, 14 de março de 2019

Dom Matias conta História dos 164 da Paróquia de Nova Cruz



Dom Matias Patrício de Macedo, arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal, presidiu missa em ação de graças pelo 164 da Paróquia da Imaculada Conceição, concelebrada pelo Pe. Luciano Inácio.

A missa aconteceu na Igreja Matriz, na terça-feira, 12 de março. Na ocasião dom Matias fez um breve histórico da criação da paróquia. Ele foi pároco 22 anos em Nova Cruz. No final da missa o casal Maria de Lourdes e Rosalvo Soares, fizeram homenagem em nome das pastorais parabenizando a paróquia.

Segundo contou dom Matias na missa em 1848 a Igreja Matriz de Nova Cruz estava pronta, dedicada a Nossa Senhora da Conceição e pertencia a Santa Cruz. O vigário da cidade de Goianinha/RN foi autorizado para presidir a benção. Dom Matias falou que graças a missões do Frei Serafim de Caetana, o vigário de Nova Cruz era ainda o  mesmo vigário de Santa Cruz.

Em 1848 Nova Cruz já pertencia a cidade de Serra de São de Bento, mais ainda a Santa Cruz como paróquia. O vigário desejavam muito a mudança da sede da paróquia para Serra de São Bento. Foi feito um requerimento a assembleia provincial, naquele tempo era ligado ao governo e era preciso fazer o pedido para desmembrar. Ele recorreu ao deputado Joao Mendes, que tinha raízes em São Bento, foi também a Recife e visitou ao bispo e entregou uma carta sugerindo ao bispo a  transferência da paróquia para ser sede, saindo de Santa Cruz para Nova Cruz. O bispo aceitou a sugestão, mas no 27 de junho de 1849 a assembleia aprovou a lei autorizando a transferência. 

A criação da paróquia aconteceu em 12 de março de 1855 e tem atualmente Pe. Aerton Sales como pároco, que também já viveu em Nova Cruz quando era seminarista.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário