terça-feira, 23 de abril de 2019

Paróquia de Nova Cruz vivenciou Tríduo Pascal recordando últimos momentos da vida de Jesus




As principais celebrações do Tríduo Pascal da Paróquia da Imaculada Conceição aconteceram na Igreja Matriz de Nova Cruz. Com a Missa da Ceia do Senhor, os fiéis paroquianos recordaram a instituição da Eucaristia durante a Última Ceia. Um dos atos mais marcantes da noite foi rito do Lava-pés. 

Na Sexta-feira Santa (19), a Igreja se revestiu de tristeza pela Morte de Jesus. Entre os sinais exteriores mais contundentes deste sentimento, está a não realização de missas. Por isso mesmo, a principal cerimônia do dia, chamada de Celebração da Paixão, aconteceu às 15h. No rito, que se inicia em silêncio, os sacerdotes se prostram diante do altar adorando a entrega de Jesus à morte pela salvação da humanidade. Além das leituras e da comunhão eucarística, a Celebração inclui o rito da adoração da Cruz, momento em que os fiéis prestam reconhecimento à crucificação de Cristo.

O clima de luto e silêncio segue durante todo o sábado (20). Ainda na noite de sábado, a tristeza da morte dá lugar à alegria da Ressurreição. A partir das 20h, teve início a Vigília Pascal, mais importante cerimônia do calendário católico. A missa, que se inicia na escuridão, é iluminada pela luz das velas acesas no Círio Pascal, símbolo da Ressurreição de Jesus. As leituras da noite, em maior número do que o comum, contaram desde a criação do mundo até a vitória de Jesus sobre a morte. 


As celebrações da Páscoa se estenderam por todo o domingo (21). As Missas em Nova Cruz aconteceram nas Igreja de São Sebastião e Matriz. Todas as celebrações do Tríduo Pascal foi presidida pelo Pe. Aerton Sales, pároco.

 Quinta-feira Santa




Sexta-feira Santa







Sábado Santo - Vigília








Domingo de Páscoa








Nenhum comentário:

Postar um comentário