quinta-feira, 22 de julho de 2021

A Paróquia de Nova Cruz divulga orientações para reabertura da igreja conforme decreto de novas medidas protetivas


A Paróquia da Imaculada Conceição em Nova Cruz divulga orientações para reabertura da igreja conforme decreto de novas medidas protetivas em vigor a partir de 07 de julho de 2021 que determina a retomada GRADUAL E RESPONSÁVEL em três etapas para reabertura das Igrejas no Rio Grande do Norte, apresentamos as seguintes orientações:

Fase 1 – Ocupação máxima de 60% da capacidade do local a partir de 23 de julho.

Fase 2 – Até 80% da capacidade máxima a partir de 6 de agosto.

Fase 3 – Permitida a ocupação de 100% da capacidade do local a partir de 20 de agosto.

Para a participação nas missas, adorações, terços, celebrações e orações pessoais na matriz e capelas os fiéis deverão observar as seguintes recomendações:


Não utilizaremos mais os cartões de acesso. Os fiéis deverão vir livremente e as equipes de acolhimento vão organizando no espaço obedecendo os locais indicados para sentar. No caso de ultrapassar o percentual permitido, providenciar cadeiras fora do local;

Usar máscara o tempo todo (retirando somente para a comunhão);

Higienizar as mãos na entrada (será disponibilizado o álcool);

Entrar somente pela porta central. Na saída poderá utilizar também as portas laterais.

NÃO Faremos mais aferição da temperatura dos fiéis;

Na entrada utilizar o tapete sanitizante;

Não haverá acesso ao presbitério a não ser para os que participarão da liturgia. Manteremos, portanto, a proteção que já está sendo utilizada;

No atendimento do plantão do dízimo, anotação de intenções, secretaria paroquial, respeitar o atendimento de uma pessoa por vez. Como nas placas de orientação;

Para a comunhão voltaremos a utilizar as filas. Os ministros distribuirão a Comunhão usando máscara, com a devida distância, e sempre na mão do fiel. Antes da distribuição da Comunhão higienizarão as mãos com álcool. Os fiéis não precisam responder o “Amém” ao receber a Comunhão;

Para as ofertas, todos permanecerão em seus lugares e a equipe recolherá com sacola já utilizada;

Continua suspenso rezar o Pai nosso de mãos dadas e o abraço da paz;

Folhetos litúrgicos e/ou folhas de canto continuam suspensos;

Após a celebração, tudo deve ser higienizado;

A missa com oração de cura e libertação na última quinta-feira do mês, por enquanto, continuará restrita à participação somente de servos da Renovação Carismática, como intercessores;

1.      Sobre Batizados: Poderão ser realizados também nas capelas da zona rural a partir do mês de agosto, durante as missas da comunidade. Com utilização permanente de máscaras.

NA CIDADE TEREMOS BATIZADOS SOMENTE NA MATRIZ E NA IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO em horários já determinados:  MATRIZ: 2º e 4º sábados às 9h e 15h.  SÃO SEBASTIÃO: 1ª E 3ª segundas-feiras às 9h.

·         Necessário marcar com os catequistas do Batismo e participar de reunião de preparação para pais e padrinhos.

2.      Sobre Casamentos: Poderão ser realizados também nas capelas a partir do mês de agosto. Com utilização permanente de máscaras.  Necessário marcar com Valtiene na secretaria paroquia em horário de expediente (8h às 12h) e participar de reunião de preparação para os noivos.

3.      Sobre as confissões: Continuarão nas sextas-feiras às 9h na matriz. 1ª sexta-feira do mês em São Sebastião às 9h. Nas capelas antes ou depois das Missas. Combinar com o padre. 

4.      Sobre as missas intencionais (7º e 30º dias e aniversários de falecimento): Voltaremos a celebrar a partir do mês de setembro. Encomendações serão nas casas ou cemitérios. Ainda não teremos Missas de corpo presente.

5.      Sobre as pastorais: Todas devem retomar gradativamente suas atividades com atenção às orientações sanitárias, após primeiro de agosto. 

6.      Retomaremos em agosto as Missas das Capelas do Cedron e Nossa Senhora da Luz. Continuam suspensas as Missas no Cemitério, Casa do Terço, CCI, penitenciária e Hospital Mons. Pedro Moura.

 

OBS.: A qualquer sinal ou sintoma de COVID o fiel deve isolar-se imediatamente por medida de segurança para evitar o contágio dos irmãos. 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário