quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Projeto "Ilumina Fé" terá novo formato em 2014

O Ilumina Fé teve início no ano passado, na Catedral Metropolitana de Natal
Foto: arquivo Ilumina Fé


Realizado pela primeira vez no ano passado, como caminho de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ/Rio 2013), que aconteceu no mês de julho, o projeto "Ilumina Fé", se consolidou como evento permanente do setor juventude da Arquidiocese de Natal. Este ano, a novidade será a expansão para as Paróquias que estão no território arquidiocesano. A edição em nível de Arquidiocese vai acontecer somente uma vez por ano. A deste ano será realizada no dia 15 de fevereiro, na Paróquia de São Paulo Apóstolo, município de Pedro Avelino. 

Segundo o padre Inácio Lopes, coordenador do setor juventude, da Arquidiocese, o diferencial deste novo formato do Ilumina Fé será o de que a comissão organizadora do evento, juntamente com os jovens da cidade sede, realizarão visitas missionárias às famílias da comunidade. "Eles vão levar a Palavra de Deus, fazendo valer o Documento de Aparecida, que nos impulsiona sempre à missão, e também como uma forma de acolher a proposta do nosso arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, de irmos ao encontro dos jovens, sobretudo, daqueles que ainda não estão engajados na vida e missão da Igreja", conta.

Ainda de acordo com o padre Inácio, a programação vai englobar as visitas, durante o dia, e missa da juventude, à noite, encerrando com a vigília dos jovens adoradores. As atividades constam de momentos de adoração, intercessão e catequese.

Proposta do Ilumina Fé

O padre Inácio Lopes conta que o Ilumina Fé é um projeto que surgiu como forma de preparar os jovens da Arquidiocese de Natal para a vivência da Jornada Mundial da Juventude, por meio de uma vigília, e permanece, considerando as diretrizes da evangelização da juventude do Brasil, a qual visa à unidade na diversidade. "Esse projeto busca levar a juventude a compreender a vida, em sintonia com a Palavra de Deus, com o magistério da Igreja, na vivência da oração, que deve nos levar a uma ação. Além disso, tem a proposta missionária, que deve iluminar, incrementar e fortalecer a fé da nossa juventude", frisa.

O coordenador do setor juventude também destaca que a missão do Ilumina Fé é de levar os jovens ao conhecimento profundo, verdadeiro, eficiente e eficaz da celebração eucarística, para que seja dado o seu devido valor. "Assim, o jovens devem participar da santa missa, ao menos aos domingos, com o coração disposto e atento à escuta da Palavra de Deus, vivendo este ato sagrado com fé, devoção, amor, humildade e piedade, sendo o jovem iluminado, um sinal para os outros jovens que estão sedentos de Deus", pontua Padre Inácio.

Os objetivos específicos do projeto são, principalmente, os de levar os jovens a uma ampla reflexão a respeito da fé, devendo ajudá-lo a desenvolver, à luz dos ensinamentos de Cristo, o projeto pessoal de vida. "Uma vez participando do Ilumina Fé, o jovem deverá procurar servir à Igreja, buscando um engajamento nas diversas pastorais, serviços e movimentos, a fim de levar uma vida de pertença à Igreja de Cristo, como sinal de conversão e participação", reforça o padre Inácio. 

Ele também ressalta que o jovem "iluminado", deve buscar trazer outros jovens para a vivência desta experiência. "Deve ele mesmo ser um anunciador da Palavra de Deus, tornando-se um discípulo missionário de Jesus Cristo, da forma como nos pede o Documento de Aparecida. Seja assim o jovem iluminado, um verdadeiro farol que ilumina a fé de muitos outros jovens que estão afastados da Igreja", incentiva. 

Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário