quarta-feira, 1 de março de 2017

Igreja Católica abre Campanha da Fraternidade 2017




Com o início da Quaresma, nesta Quarta Feira de Cinzas, 01 de março, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez o lançamento da Campanha da Fraternidade. O tema desta ano é:” Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’”, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação”.

No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na quarta-feira de cinzas, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola, durante os 40 dias que antecedem a Páscoa.


“Como bem sabemos, a importância da Campanha da Fraternidade tem crescido a cada ano, repercutindo não apenas no interior das comunidades católicas, mas também nos diversos ambientes da sociedade, especialmente pela sua natureza e pela iminência dos assuntos abordados”. Foi com estas palavras que o arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha, abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade 2017. 

A cerimônia ocorreu na sede da entidade, nesta quarta-feira, 1º de março, em Brasília (DF). Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida”, este ano, a Campanha busca alertar para o cuidado e o cultivo dos biomas brasileiros: Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal e Amazônia. Além disso, enfatiza o respeito à vida e a cultura dos povos que neles habitam. O lema escolhido para iluminar as reflexões é “Cultivar e guardar a criação (Gn 2, 15)”.

Para dom Sergio, a temática é de extrema urgência. “Cada Campanha da Fraternidade quer nos ajudar a vivenciar a fraternidade em um campo específico da vida ou da realidade social brasileira que tem necessitado de maior atenção e empenho, e este ano o tema escolhido é de grande notoriedade”, enfatizou. Ainda de acordo com ele, é preciso que as pessoas conheçam os biomas a fundo para poderem “contemplar a beleza e a diversidade que estão estampados no próprio cartaz da Campanha da Fraternidade”.


Na Arquidiocese de Natal a abertura oficial acontecerá no próximo domingo dia 05 de março, nos vicariatos urbano, sul e norte. Na tarde da quarta-feira, 1° de março, no subsolo da Catedral Metropolitana, aconteceu a apresentação da Campanha da Fraternidade 2017, para a imprensa.

Fonte: CNBB/Arquidiocese de Natal


Nenhum comentário:

Postar um comentário