domingo, 11 de março de 2018

Paróquia completa 163 anos dia 12


A Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios Nova Cruz e Lagoa d'Anta, completa 163 anos, nesta segunda-feira, 12 de março. Uma missa em ação de graças será realizada na Igreja Matriz de Nova Cruz, às 19h30, presidida pelo Pe. Aerton Sales, pároco, e concelebrada pelo Pe. Luciano Inácio, vigário paroquial. Na ocasião acontecerá homenagens e apresentação dos membros dos Conselhos Pastoral Paroquial - CPP e Econômicos e Administrativos Paroquial - CEAP.


A Paróquia de Nova Cruz é dedicada à Imaculada Conceição reúne 37 comunidades com templos construídos e vida pastoral intensa. Já foi administrada por 39 padres, dos quais Pe. Aerton Sales é o 39º. Já serviu de estágio pastoral para inúmeros neo-sacerdotes que por aqui deram seus primeiros passos e diversos diáconos esperando a ordenação sacerdotal. Na atualidade acolhe duas missões de  congregações religiosas: As Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, servindo na educação com o Colégio Nossa Senhora do Carmo, e as Irmãs Filhas do Amor Divino, com uma comunidade inserida na pastoral. Além do pároco, acolhe atualmente o Pe. Luciano Inácio, Vigário Paroquial, e o Diácono Alexandre no estágio diaconal.  

Em 12 de março o Arcebispo Metropolitano, Dom Marcolino Dantas, foi responsável pela fundação da Paróquia em 1855, autorizando o Mons. Pedro Moura celebrar seu centenário em 1955. Sendo que, pelos documentos da Cúria, a paróquia teria sido instalada somente em 1868.  A população total da paróquia é de mais de 44 mil habitantes, sendo que 34.685 se declaram católicos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário