segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Pároco de Nova Cruz divulga mensagem natalina

NATAL DO SENHOR EM NOSSAS VIDAS: PROVA DE AMOR MAIOR NÃO HÁ!



A verdade brotou da terra porque o Verbo se fez carne (Jo 1,14)


Quando se fala de NATAL, faz-se lembrar de todo um universo marcado por uma rica simbologia: a árvore de natal, o pinheirinho, as bolas, as estrelas, a vela, o presépio, o boi, o jumento, as ovelhas, os pastores, os magos, o piedoso e bom José e a Virgem Maria, o Menino deitado sobre as palhas. Essa é a constituição do cenário que faz ecoar o extraordinário acontecimento da história: a encarnação de Deus no coração de todos os homens e mulheres.
Hoje, portanto, estes símbolos perderam sua sinalização para a desenfreada e manipuladora comercialização. Não obstante o secularismo agressivo, patrocinado pela sociedade, a intuição do Projeto Divino em fazer-se humano na relação com todos nós, o Natal, é sempre maior do que qualquer outra proposta.
Certo dia, na plenitude do tempo, inspirado o prazo, Deus, através do mensageiro, bateu à porta da Virgem Maria e pediu para morar e viver definitivamente no coração dos homens e mulheres.
“O projeto de Deus é fazer-se homem. Um dia, numa Virgem se concretizou. Uma noite, numa gruta, nasceu Aquele no qual Deus se fez, finalmente, homem” (Boff).
Vamos celebrar a alvissareira notícia, refletir, abrir o coração e nos alegrar. “Alegremo-nos: não pode haver tristeza quando nasce a vida!” (São Leão magno).
Atrevo-me a acreditar e a sugerir também que, se cada um aproveitar a festividade do Natal do Senhor para silenciar o seu coração, aguçar o embalo da alma e buscar reconciliar-se com todo o universo e com os seus habitantes, principalmente, com os nossos próximos, o Natal será sempre mais Natal em nossas vidas. Portanto, tem razão o profeta ao proferir: “Os homens gastam-se tanto em palavras que não conseguem atender o silêncio de Deus” (Dom Helder).
Assim, sim, “creio também que um dia a humanidade reconhecerá em Deus a fonte de seu amor” (Martin Luther King).
Creio ainda, com toda firmeza, que talvez seja preciso formar mutirão em vista da fraternidade e, como família, celebrar a chegada do maior e melhor Irmão e Amigo! Finalmente, chegou o tão Esperado! Aqui, faz-me lembrar da saudação nordestina: “Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! – para sempre seja Deus louvado!”
“Permanecendo o Deus que sempre era, assumiu o homem que nem sempre era. É o mistério da noite abençoada do Natal!” (Boff).
Queridos irmãos e irmãs, falando de Natal, penso que é hora de desfazermos os equívocos; de orientarmos nossas vidas; de colocarmos todo o nosso ser a serviço do Amor, que nem sempre é amado, sem que esqueçamos os nossos próximos.
Ó Pai querido, o Natal de Jesus é a razão do deslumbramento para nós; portanto, como não contemplarmos o teu infinito amor por qualquer um de nós?
Querido Jesus, como eu gostaria de reconhecer, na “irmã pobreza” e na simplicidade que orquestraram teu nascimento, o sinal da glória salvadora oferecida pelo Eterno Pai. Se for possível e eu vier a merecer, dá-me o que me é necessário, a tua graça!
Que neste NATAL e no próximo ANO, Deus reacenda em nossas vidas “a jubilosa esperança da salvação”. Feliz Natal! Feliz 2013!

Fraternalmente,


Pe. Francisco de Assis Inácio
(Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição)
Nova Cruz - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário