sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dom Jaime é cidadão Nisiaflorestense



O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, é o mais novo Cidadão de Nísia Floresta, a partir de hoje, 29 de agosto de 2013. O título de Cidadão Nisiaflorestense foi entregue às 10h30 horas, em sessão Solene, na Câmara Municipal de Nísia Floresta. A comenda foi entregue pelo Presidente do Legislativo, vereador Jorge Januário. Ele e o vereador Eugênio Gondim foram os autores da proposta da comenda.

Discursando na ocasião, Dom Jaime agradeceu aos vereadores, lembrou os 180 anos de criação da paróquia de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta, e afirmou: “A história da cidade de Nísia Floresta e da Paróquia se confundem, pela importância histórica que têm para a Arquidiocese de Natal”. Ele lembrou a importância da mulher Nísia Floresta, que projetou a cidade e o Estado para o mundo. Citou, também, Yayá Paiva, e outras mulheres, pela vivência da fé cristã.

Dom Jaime também relembrou que Nísia Floresta foi o berço da Campanha da Fraternidade, que projetou a Igreja e a cidade para o Brasil e o Mundo, a partir das ações do Movimento de Natal. “Nísia Floresta também foi a primeira paróquia do mundo confiada a uma Comunidade de Religiosas, mesmo antes do Concílio Vaticano II”. Lembrou, ainda, as referências históricas da Igreja do Nordeste que, a partir de um encontro dos Bispos, sob a coordenação de Dom Hélder Câmara, levou o governo federal a baixar 26 decretos com políticas em favor do Nordeste. No final do discurso, disse que se sentia feliz pelo título, que lhe foi concedido pela relevância do contexto sócio-eclesial que o cargo confere.

Na sessão, também usaram da palavra os autores da proposta do título, Vereadores Eugênio Gondim, em primeiro lugar, e o presidente da Câmara, Jorge Januário, enaltecendo a figura do agraciado. No final, o vereador Eugênio Gondim fez um pedido a Dom Jaime: anexar aos cuidados da paróquia de Nísia Floresta as capelas São Francisco, Apóstolo São Paulo e Nossa Senhora da Assunção, hoje sob os cuidados pastorais da paróquia de Parnamirim. Dom Jaime recebeu o requerimento e disse que verá a proposta com os assessores e, só depois, tomará uma decisão.







Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário