domingo, 25 de agosto de 2013

A Alternativa de salvação: “passar pela porta estreita”

21º Domingo do Tempo Comum
ü Evangelho (Lc 13,22-30)
     
             Quanto ao projeto missionário do querido Irmão Jesus, ele se dirige a qualquer um e às comunidades, da mesma forma como enviara os seus discípulos missionários. E mais, objetivo, conteúdo e método repassados pelo seu ensinamento são sempre justificados na compreensão do significado do caminho verso a Jerusalém. Passo a passo, o sentido da vida vai encontrando sua razão de ser nos seguidores e seguidoras de Jesus.

a. Qual a proposta da salvação: Despertar curiosidade, apenas, ou provocar compromisso?
             Sob uma pergunta curiosa: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”, Jesus aproveita para tratar da temática a respeito da possibilidade da redenção, ao invés de se deter a uma pergunta formulada de maneira um tanto quanto embaraçada. Por isso mesmo, muda de assunto: a sua preocupação não é com o fim do mundo, muito menos com o número dos que vãos e salvar, mas esclarecer o que se deve fazer para entrar no Reino de Deus.
             Qual é a condição proposta por Jesus? “Procurai entrar pela porta estreita, porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão” (v. 24). Que sentido tem a expressão: “entrar pela porta estreita”? Conforme o Mestre, o sentido é este aqui; o cristão para ser verdadeiramente discípulo missionário seu, precisa ser pequeno, humilde, simples, misericordioso para com qualquer um, isto é, servidor de todos e de todas. Portanto, esta é a condição para alguém entrar no Reino dos céus.

b. Através de uma parábola, a explicação do Mestre
             Para tornar a explicação mais clara, Jesus conta a parábola da porta fechada (vv. 25-28). Trata-se de um banquete, diante do qual muitos se aglomeram, tentando entrar. Porém, o acesso está fechado. Alguns dizem assim: “Senhor, abre a porta para nós”. Mas a resposta surpreende, porque é negativa: “Não sei de onde vocês são; afastem-se de mim, vocês todos que praticam injustiças” (v. 27). Poderemos tentar de tudo, por maiores que sejam nossas intenções e práticas pastorais, espirituais, termos a melhor das intenções da vida, porém se não houver a presença pertinente da prática da justiça, tudo não passará da sensação de perda de tempo: “Não sei de onde vocês são; afastem-se de mim!”.
             Mas então, em se tratando de porta fechada, qual seria a chave ideal para abri-la? A possibilidade está por entre a compreensão a respeito do caminho de Jerusalém. Aliás, como foi difícil para os discípulos compreenderem o que Jesus queria dizer sobre a sua ida até Jerusalém. Ou seja, a alternativa para compreender tudo, aceitando a proposta do Mestre, não é outra, mas sim viver o princípio da solidariedade em relação aos próximos pobres, sofredores, marginalizados, “massas sobrantes” da vida, com os mesmos sentimentos do próprio Filho de Deus.
             É partindo desta reflexão que se pode compreender a exortação do Papa Pio XI, quando ele trata do compromisso político e social dos cristãos no mundo, a sua prática elevada da caridade, sem se esquecerem da presença da cruz, porque ela faz amadurecer as condições de paz e justiça que serão totais e perfeitos somente no Reino de Deus. Ninguém pode furtar-se a este compromisso, sob pena de ser considerado fora do banquete da vida nova, do banquete do Reino.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
             Dito isto, tenhamos o cuidado necessário com o nosso orgulho, a nossa arrogância, o nosso modo de pensar, para não acontecer que a porta se feche para nós. Que tal, abrirmos a porta do nosso coração para acolher o Evangelho – Boa Nova de Salvação? E mais: Não esqueçamos da importância que tem a prática da simplicidade, abertura de vida, solidariedade para com os nossos semelhantes, condições estas, para entrarmos pela “porta estreita”. Que assim seja!                                                                                                                    
                                                                                                                                                                                                                                    


PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
NOVA CRUZ – RN

Pe. Francisco de Assis Inácio
- Pároco -

Nenhum comentário:

Postar um comentário