quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Igreja e Governo debatem Projetos de Irrigação e da Barragem Oiticicas


Representantes da Igreja e do Governo se reuniram na tarde de segunda-feira
Foto: José Bezerra


A situação das famílias atingidas pela construção da barragem Oiticicas, no município de Jucurutu, na Região do Seridó, e pelo Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi a pauta da audiência da Igreja com a Governadora Rosalba Ciarlini e assessores, na tarde de ontem, 26 de agosto, na Governadoria. Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal; Pe. Flávio Augusto, que representou Dom Mariano Manzana, da Diocese de Mossoró; e Pe. Ivanoff Pereira, Administrador Diocesano da Diocese de Caicó, além do Diác. Francisco Teixeira, assessor Jurídico da Arquidiocese de Natal, expuseram à governadora e à equipe de assessores a preocupação com o desenvolvimento dos dois projetos.

“Não estamos contra a construção da Barragem. O que nos preocupa, por causa de outras experiências, é possíveis conflitos com os que serão atingidos pelas obras. Um processo que deveria ver a situação social e não olha para o povo, provoca desgastes que poderiam ser evitados se houvesse mais atenção por parte dos gestores”, disse Dom Jaime. Ele defendeu diálogo com as famílias atingidas pelos dois projetos e disposição para ouvir o que eles reivindicam. A governadora disse que tem a mesma preocupação. “Penso que poderemos levar as pessoas atingidas pela barragem para um lugar em que elas sejam beneficiadas com a obra”, disse Rosalba.

A Igreja entregou à governadora uma carta dos que representam a população atingida pela barragem, contendo as propostas e reivindicações. Entre as propostas, estão a discussão sobre o reassentamento, as dívidas dos agricultores da área, indenizações e diálogo. “Tanto em relação à barragem quanto em relação ao projeto da Chapada do Apodi, nossa preocupação é no sentido de que haja justiça para com as pessoas”, reforçou o Pe. Flávio Augusto, da Diocese de Mossoró.

A governadora assegurou que haverá diálogo e apresentou a equipe encarregada de gerir o Projeto da Barragem. A partir de dois de setembro, a empresa KL Engenharia, responsável pelo supervisionamento da obra, montará um escritório em Barra de Santana para iniciar o cadastro das famílias e das terras atingidas pela Barragem. No final, Dom Jaime apelou ao governo no sentido de aproveitar a organização popular que já existe para ouvir as diversas instâncias da população atingida.

No próximo dia 4 de setembro, os representantes da Igreja irão a Barra de Santana, comunidade de cerca de 700 famílias a ser coberta pelas águas da Barragem Oiticicas, e à Chapada do Apodi, onde será implantado o Projeto de Irrigação do DNOSC. O objetivo é manter contato com a população e assegurar que a Igreja está atenta para evitar injustiças na execução dos dois projetos.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário