quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Assembleia Legislativa realiza audiência pública sobre o idoso

Pe. Edilson: “, queremos chamar a atenção para com a situação de dificuldade enfrentada pelas instituições que abrigam as pessoas idosas” (Fotos: Cacilda Medeiros)

Representantes da Arquidiocese de Natal, dos poderes legislativo e municipal e de abrigos de idosos participaram de uma audiência pública, na manhã desta segunda-feira, 24, na Assembleia Legislativa do Rio GRANDE do Norte. A audiência, proposta pelo deputado estadual Gustavo Fernandes, foi realizada em função da 1ª Caminhada da Solidariedade, organizada pela Arquidiocese de Natal, e que acontecerá no próximo domingo, dia 30.

“Precisamos pensar na situação das pessoas idosas. As políticas públicas existentes não são eficientes para atender as necessidades da população idosa, no Brasil, que só cresce. Precisamos valorizar essas pessoas que tanto já fizeram por todos nós”, disse o Deputado Gustavo, na abertura da audiência. “A audiência pública é algo muito importante, porque são os deputados e vereadores, pessoas que lidam diretamente com as leis, que podem fazer alguma coisa pelas políticas públicas para os idosos”, destacou o Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, Padre Edilson Nobre, ao usar a tribuna do plenário da Assembleia. “Com essa audiência, queremos que as pessoas vejam o idoso com dignidade e, também, queremos chamar a atenção para com a situação de dificuldade enfrentada pelas instituições que abrigam as pessoas idosas”, reforçou.

Diácono Teixeira, assessor jurídico da Arquidiocese


O assessor jurídico da Arquidiocese, Diácono Francisco Teixeira, falou, na audiência pública, sobre a situação das instituições. “A Arquidiocese de Natal, mais uma vez, se coloca à disposição para colaborar, no sentido de fazermos o regulamento do Marco regulatório dos direitos dos idosos, além de lutarmos por um espaço público digno, que seja de acordo com as necessidades do idoso”, disse o Diácono. No final, ele lembrou que a Arquidiocese também pode colaborar com a capacitação dos gestores dos abrigos e das pessoas que trabalham nas secretarias de estados e que atuam junto aos idosos. “Firmamos uma parceria com a Paulus Editora para financiar oficinas de capacitação. Provavelmente, em outubro próximo, vamos realizar a primeira de cinco oficinas dirigidas aos gestores das instituições que acolhem os idosos”, enfatizou o Diácono Teixeira.

Caminhada da Solidariedade

 O objetivo da Arquidiocese de Natal ao organizar a Caminhada é chamar a atenção das pessoas para a problemática dos idosos, especialmente os que residem nos abrigos. Para participar do evento, as pessoas são convidadas a adquirir um kit, composto por camiseta e boné, no valor de R$ 20,00, à venda nas paróquias e no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral).

A renda será repartida entre sete abrigos de idosos: Juvino Barreto, Casa do Idoso Jesus Misericordioso, Lar do Ancião Evangélico, Centro de Convivência de Mãe Luiza e Lar da Vovozinha, todos em Natal; além do Anísia Pessoa, em São José de Mipibu, e Abrigo São Vicente de Paulo, em Ceará-Mirim.

A programação, no próximo domingo, 30, iniciará às 7 h, com a celebração eucarística, no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Após, acontecerá caminhada, saindo do Santuário, na Av. Miguel Castro, seguindo pela Av. Coronel Estevão, Rua Amintas Barros, Av. Prudente de Morais e Av. Alexandrino de Alencar, encerrando no Instituto Juvino Barreto, por volta das 11 horas.

Fonte: Arquidiocese de Natal



Nenhum comentário:

Postar um comentário