domingo, 21 de julho de 2013

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM

           Jesus, o único e fundamental!
             Evang. -   Lc 10,38-42

                               Lucas nos faz refletir a partir da ocorrência de Jesus ao visitar as irmãs Marta e Maria, chamando a devida atenção para o único e fundamental.
                               Contudo, antes de chegarmos a essa conclusão, somos obrigados a assistir grande quantidade de água a passar por baixo da ponte. Ou seja, este texto provoca, ao menos no semblante de algumas pessoas, algumas reações de insatisfação: como é possível reclamar com uma pessoa que estava a trabalhar, enquanto o elogio-reconhecimento é dirigido a uma desocupada? Até parece que alguém está sendo injustiçado!
                               Como se não bastasse, e para complicar ainda mais a ocorrência, surgem outras interpretações oferecidas ao texto. São muitas as contestações entre a vida ativa e a vida contemplativa. Por exemplo, alguns acham que quem é mais coerente com a sua vocação-consagração ao Reino, são os contemplativos, enquanto outros asseguram que não, são sim, os que estão na ação pastoral social.
                               E agora? Vejamos bem, usar o texto para contrapor as condições contemplação e ação, é mesmo que entrar na contramão da história. É preciso ler pela lente que ajuda a enxergar melhor a história de Marta e Maria, porque assim ela tornar-se-á reveladora. “Hospedar e cuidar é bom; mais fundamental, porém, é receber o dom que é o hóspede, com tudo o que ele tem de importante”. E o mais importante, no caso, é a palavra de Jesus. Enfim, Ele veio para servir, e serve por meio de sua palavra transformadora. E Maria acertou de cheio, aliás, segundo o próprio Mestre, “Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (v. 42).
                               Enquanto Marta é repreendida pelo Senhor com as seguintes palavras: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto uma só coisa, porém, é necessária”. Esgotadíssima em correr pra lá e pra cá. Parece até que o importante é só “fazer coisas”. Ela (Marta), mas também alguns outros, até fazemos para o nosso próximo, contudo, sem recebê-lo, faltando o que é mais importante: respeito, paciência, compreensão, generosidade e caridade. Infelizmente a anfitriã de Jesus entende como fundamental os seus afazeres e pouca importância à pessoa do Filho de Deus e ao que ele tem para oferecer.
                               “O ativismo, mesmo a serviço dos outros, corre o perigo de ser um serviço a si mesmo: autoafirmação à custa de quem é o ´objeto´ de nossa caridade. A superação do ativismo consiste em ver o mistério de Deus nas pessoas, assim como Maria o enxergou em Jesus, o portador das palavras de vida eterna (cf. Jo 6,68)”.
                               A lição que o Mestre dos mestres quer nos oferecer é a seguinte: As duas condições se interagem. Ele demonstra uma verdade-prioridade: é preciso escutar, receber uma palavra que se instala em cada um de nós como um hóspede se instala em nossa casa.
                               Uma ideia importante, segundo Dom Helder: “O ideal é ter as mãos de Marta e o coração de Maria”. Ou seja, unidos sempre pela fé, na constante construção de uma nova história, de mãos entrelaçadas  e erguidas em confiante prece... . Amém!



PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
NOVA CRUZ – RN

Pe. Francisco de Assis Inácio

 - Pároco -  

Nenhum comentário:

Postar um comentário