segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cobertura jornalística da JMJ Rio 2013




A chegada do Papa nesta segunda-feira, 22 de julho, já faz desse domingo um dia diferente em vários aeroportos do País. Terminais de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, estão tomados por grupos que tiram o ar de normalidade pelo barulho de cânticos que entoam e pela algazarra das conversas e dos contatos que fazem com os outros peregrinos que partem, passam ou chegam para a Jornada. Apesar de reclamar da “imprevisibilidade”, autoridades do governo da cidade do Rio de Janeiro estimam que o Rio vai receber o equivalente ao público de 3 festas de réveillon, que costuma reunir um milhão de pessoas em Copacabana, no correr da próxima semana.

Domingo, 21 de julho, Media Center da JMJ 2013, Forte de Copacabana, Rio de Janeiro. As portas foram abertas às 8 horas da manhã. A estrutura, para nossos parcos recursos de Igreja, pode ser chamada de colossal. Tudo montado pela “newsourceglobo”. Teve início, o trabalho jornalístico de quem se credenciou para vir ao Rio. A Assessoria de Imprensa da CNBB está presente.

 Segundo as informações oficiais, como o Brasil está sediando grandes eventos nesses anos, apenas encerrada a Copa das Confederações, tem início a Jornada Mundial da Juventude e já se caminha para Copa do Mundo e as Olímpiadas, a Rede Globo criou a Newsource Globo para auxiliar a imprensa nacional e internacional na produção de notícias e cobertura, além de revelar a beleza, a rica cultura e diversidade da população brasileira. A empresa montou, além desse de Copacabana, um outro centro de mídia semelhante no Campus Fidei, em Guaratiba, onde o Papa vai se encontrar com os jovens, no domingo, 28 de julho. Todos os jornalistas que possuem credencial para realizar a cobertura da JMJ Rio 2013 têm acesso a esses centros de mídia.

A Câmara Municipal aprovou esquema de feriado na cidade para facilitar a vida da população. A Prefeitura explicou que “os feriados dos dias 23 (a partir das 16h); 25 e 26 (o dia inteiro); e 29 (até 12h) valem para todas as categorias profissionais e atividades econômicas tais como, fábricas, serviços, empresas, bancos, universidades, etc. Para atender à grande demanda de peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude, ficam excluídos do feriado apenas comércio de rua, bares, restaurantes, centros comerciais e shoppings centers, galerias, estabelecimentos culturais e pontos turísticos. Serviços públicos essenciais serão mantidos”.

Fonte: CNBB



Nenhum comentário:

Postar um comentário