sexta-feira, 26 de julho de 2013

Papa Francisco acolhe peregrinos para celebrar o Sacramento da Reconciliação


Cinco jovens que tiveram seus nomes sorteados foram recebidos pelo Papa Francisco na manhã desta sexta-feira, 26 de julho, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, para celebrar o Sacramento da Reconciliação. Foram atendidos em confissão três brasileiros, um venezuelano e um italiano.

Os jovens são três homens e duas mulheres. O sorteio que escolheu os nomes dos jovens, feito no sistema de inscrição, foi realizado após oração dos diretores do Setor Preparação Pastoral e Inscrição do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).

A Feira Vocacional reúne cerca de 130 expositores entre congregações, comunidades e pastorais. O local também conta com 50 confessionários, tenda de adoração onde estarão expostas relíquias de patronos e intercessores da JMJ Rio2013, além de um espaço dedicado à prática de esportes radicais e outro para música eletrônica. “Para viver intensamente a Jornada é essencial o sacramento da confissão; e, através da purificação dos pecados, a pessoa fica mais aberta para receber a graça de Deus”, afirma o padre Leonardo Lopes, coordenador da Feira Vocacional.

A todos que vivenciarem a JMJ Rio2013 será concedida a indulgência plenária, de acordo com decreto assinado pelo Santo Padre em 2 de Julho. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do purgatório a remissão das penas temporais e sequelas dos pecados. De acordo com o decreto, a indulgência pode ser recebida até mesmo para os que vivenciarem a Jornada espiritualmente, que não puderam estar presentes e vão acompanhar através dos meios de comunicação social. Em qualquer caso, é preciso que as pessoas se confessem, comunguem e rezem pelas intenções do Sumo Pontífice.

Preparação pastoral

As catequeses, que acontecem desde a última quarta-feira, 24, até esta sexta-feira, 26, receberam cerca de 265 bispos e 9.600 voluntários. As principais sedes linguísticas de catequeses são em português (123 locais), em espanhol (50), em inglês (24), em francês e em italiano (15 em cada idioma).

Segundo um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral, padre Leandro Lenin, as catequeses são momentos intensos de oração. “As catequeses representam um desejo de aprofundar o lema da Jornada Mundial da Juventude que é ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’”, aponta.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário