quarta-feira, 24 de julho de 2013

Missa abre oficialmente as atividades da JMJ Rio2013



“Estamos iniciando a JMJ Rio 2013. Sejam todos bem-vindos!”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, na homilia da celebração eucarística celebrada na noite desta terça-feira, 23 de julho, e que marca, oficialmente, a abertura da 28a. Jornada Mundial da Juventude.

Dom Orani agradeceu a dom Antonio María Rouco Varelao, cardeal arcebispo de Madri, que apontou para esse encontro no Rio e saudou o Papa emérito Bento XVI que acompanha a Jornada. Reconheceu que essa Jornada era mesmo para ser presidida pelo primeiro papa latino-americano da história da Igreja. Dom Orani considerou que o Rio de Janeiro é o “Santuário Mundial da Juventude” nesta semana. Lembrou também que o cardeal Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, que foi o primeiro a receber os símbolos da JMJ. E afirmou: “Somos chamados a ser protagonistas de um mundo novo! o mundo precisa de jovens como vocês”.

A programação oficial da Jornada Mundial da Juventude - JMJ Rio2013, com missa de abertura presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL), dom Orani Tempesta. A missa será concelebrada por bispos e padres peregrinos que participam do evento. Nesta celebração, o arcebispo acolhe todos os jovens que chegaram à Arquidiocese do Rio de Janeiro para participar da JMJ. Este primeiro Ato Central da Jornada no Palco de Copacabana é o único sem a presença do Papa Francisco. Durante o dia o Santo Padre teve cumpriu uma agenda privada. Nesta noite ele que segue de avião para a Aparecida (SP) para presidir missa, amanhã, às 10h30, no Santuário Nacional para mais de 500 mil fiéis.

Palco central

Na praia de Copacabana a juventude curte uma programação intensa de shows que teve início às 15h com apresentações artísticas. Mais de 100 cantores que formam o “Coral Carioca JMJ” foram convidados pela equipe dos Atos Centrais para representarem as paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro e seus ministros de música. Cantores da música católica e bandas se apresentam no Palco Central. Às 18h, os símbolos da JMJ Rio2013, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora chegam ao palco de Copacabana para a missa. 

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário